JUGDMENT TIME: Kamen Rider Geats e a manipulação da felicidade pelo puro entretenimento.Um Reality Show que promete a realização de um desejo ao custo da felicidade dos outros




Embora a franquia Super Sentai e todas as suas mudanças radicais estejam chamando muita atenção a franquia Kamen Rider não fica atrás pois em 2022 tivemos uma das séries mais diferenciadas e interessantes da franquia,o Kamen Rider Geats que mostra mais uma vez que a Staff da Toei e da Ishimori Pro continua afiada em saber qual o sucesso do momento pra buscar referencia e criar algo interessante e Kamen Rider Geats vem com uma temática bem genial,que é um Battle Royale claramente inspirado no sucesso de Fortnite e outros jogos nesse estilo e vai desde sua estética e na forma que a série apresenta sua ambientação pois desta vez os Kamen Riders surgem de uma disputa de um Battle Royale chamado Desire Grand Prix onde pessoas são selecionadas a participar de um jogo onde eles precisam se tornar Kamen Riders e salvar pessoas do ataque dos Jyamat,os monstros da vez. E eles terão que disputar entre sí e conquistar pontos em um rank em uma série de jogos de sobrevivência e o vencedor terá direito a um desejo concedido podendo reescrever o mundo da forma que ele desejar e aí ele pode por exemplo criar um mundo onde ele é uma celebridade. Tudo funciona como um jogo de Battle Royale de videogames e os Riders se transformam através dos Core IDs,que inclusive restauram as memórias do mundos anteriores quando o atual é alterado ao tocar neles .E com power ups que são as Ride Buckler eles usam outras combinações de formas.Pra mim os visuais da maioria das transformações são sensacionais e minha favorita é o Laser onde visual  é similar a um mecha.Vários personagens entram e saem da série ficando apenas alguns deles fixos que são os protagonistas já que o Rider que não vence o DGP  tem as memórias apagadas quando o mundo é reescrito porém aqueles que perdem  morrem pra valer . Escrito pelo Yuya Takahashi o mesmo escritor de Kamen Rider Ex-AID que pra quem assistiu sabe que ele trouxe uma história bastante emocionante e cheia de surpresas e com Geats não é diferente se tornando facilmente um dos melhores Riders que existem. Qual é a verdadeira felicidade?A felicidade das pessoas que é manipulada pro puro entretenimento,esse é o tema central que movimenta série nos fazendo refletir sobre isso.



A história começa quando Keiwa Sakurai que estava em um belo dia caçando emprego,dá de cara com uma disputa do Desire Grand Prix se envolvendo diretamente nele,e acaba sendo escolhido pelo programa pra se tornar o Kamen Rider Tycoon e realizar seu desejo. Keiwa é uma pessoa altruísta e seu desejo é trazer felicidade a todas as pessoas e é com essa motivação que ele entra na história. Porém ele na verdade não é o protagonista desta história. Ou talvez seja.,vocês irão entender em breve. Porque o Kamen Rider do título,o Geats é o Super Star bonitão Ace Ukiyo que é extremamente habilidoso e sempre está no topo da tabela do DGP. Ace é um cara que assim como o animal que o representa,a raposa é sempre astuto e não sabemos exatamente se ele é uma pessoa confiável ou não. Ele consegue facilmente enganar as pessoas ao mesmo tempo que ele mostra todo seu altruísmo em ajudar quem precisa. Junto deles dois temos a garota da série,Neon Kurama,A Kamen Rider Na-Go que é uma menina rica e Net Idol que vive numa ambiente que a sufoca,pois desde que foi sequestrada quando criança sua mãe se torna extremamente superprotetora não dando a sua filha o amor e carinho que ela necessitava e seu pai não parece ligar muito pra ela. Assim ela busca saber o que é o verdadeiro amor através do desejo concedido pelo DGP,representado aquele desejo ingênuo de ter um príncipe num cavalo branco pra salvá-la da solidão,algo que é o desejo do imaginário feminino.até mesmo a busca pelo afeto dos seus inscritos se tornando uma Net Idol é fruto disso. Por último tem o Michinaga,o Kamen Rider Buffa. Ele não é tão interessante quanto os outros,sua motivação é um desejo de vingança por ter sido traído em um DGP anterior e ele deseja um mundo sem Kamen Riders. Um toque bem lehgal da série é que os trajes de Kamen Riders são unisex,pois qualquer pessoa pode ser um Rider no DGP,e inclusive muitos personagens do elenco sempre são trocados a cada DGP reiniciado.A maioria ou acaba morrendo ou acaba tendo apenas suas memórias reescritas se tornando personagens importantes mais a frente como o caso do Kamen Rider PunkJack.




Mas o que vai tornar essa série Kamen Rider tão interessante é sua temática que envolve a felicidade. Quando nós temos o primeiro plot twist com Michinaga sendo eliminado e de alguma forma ele sobrevive mas vai parar na fazenda dos Jyamat,nós percebemos que todo esse joguinho de salvar o mundo em busca de um desejo ideal é pura manipulação da DGP, pois os Jyamt são criados na floresta através das pessoas eliminadas dela que alimentam uma árvore onde nascem os novos Jyamat e na verdade o DGP é um grande Reality Show financiada por patrocinadores e transmitida pra uma audiência cativa,e toda a staff na verdade vem do futuro. Um dos novos personagens dessa fase de Geats chamado de Zin é o que ilustra bem o porque do DGP existir. Admirador do Ace desde os tempos em que ele era um estudante Zin busca sentir emoção.Isso porque as pessoas no futuro onde ele vive tem o seu eu ideal desejado desde o nascimento,ou seja,família,amor,emprego,tudo é pré-determinado. E até mesmo a expectativa de vida é calculada e definida pra não haver luto. É um mundo desprovido de qualquer emoção ou imprevisibilidade. Então o DGP é criado pra satisfazer o emocional dessas pessoas que vivem uma vida programada. No entanto isso impede que qualquer empatia seja criada,o que leva ao famoso "vale tudo pelo entretenimento". Eu não sei se é proposital ou não mas enxergo Geats como uma grande crítica aos Reality Shows onde grandes corporações reúnem várias pessoas que se expõem pra milhares de pessoas pra gerar competividade,já que altas cifras de dinheiro são oferecidas ao único vencedor do programa,e isso gera conflitos,mentiras,pessoas expões seu íntimo e acabam destruindo a sua própria imagem diante de milhares de pessoas,o que alimenta a audiência que gosta dever o circo pegar fogo. E as pessoas ariscam ter sua imagem destruída porque o prêmio em dinheiro pode mudar sua vida já que é uma cifra alta mas ao mesmo tempo ele vai ter que jogar,enganar,trair pra ganhar a competição. E é isso que Geats mostra o tempo todo pois aqui temos um programa onde Riders disputam com outros Riders muitas vezes deixando o próprio altruísmo que um herói deve ter pra realizar o seu desejo pessoal,de criar um mundo ideal. Como no arco da Estrela do Desejo onde uma participante se torna uma traidora pra tentar ajudar os problemas financeiros da sua família.a própria Neon é obrigada a trair seus princípios,e até seus aigos,tudo isso pra realizar seu desejo,fruto do desespero de se obter o verdadeiro amor.




E quem representa melhor ainda esse tipo de coisa são os vilões da série. Beroba é uma das principais vilãs,ela é a patrocinadora dos Jyamat e seu único propósito na série é se divertir com o sofrimento alheio e pra isso ela vai fazer qualquer coisa,usar as pessoas ao seu redor como Michinaga que sabendo a verdade sobre o DGP decide entrar numa jornada pra tentar acabar com o programa que segundo ele é o causado de todos os problemas o que o leva a colaborar com Beroba pra tal fim. Quando descobrimos a verdade sobre Ace as coisas ainda ficam mais intensas pois Ace na verdade é um ser com a habilidade especial de reencarnar. Ele sempre reencarna com o mesmo nome e a moeda que sua mãe lhe deu sempre volta pra ele mesmo passando os séculos. Seu objetivo é encontrar sua mãe que era a guia antecessora da Tsumuri,a atual guia e desapareceu. Ele então passou os próximos 2000 anos tentando participar de vários DGPs acumulando experiência pra conseguir se tornar imbatível no jogo. Por isso ele sempre que ganhava no começo da série fazia pedidos bobos como se tornar um Superstar(pra com isso ser famoso e chamar atenção de sua mãe) ou tornar a staff da DGP sua família(pra tentar descobrir alguma pista sobre ela), mas a verdade é ainda muito pior pois ela é a Deusa da Criação,um ser sem vontade própria que vive apenas pra realizar desejos e faz isso roubando a felicidade dos outros. Ou seja pra realizar a felicidade de alguém,a felicidade dos outros é roubada,e esse se torna o principal dilema da série.




Por causa desse fator em Geats fica a questão:você teria coragem de roubar a felicidade alheia e passar por cima dos sonhos dos outros somente pra realizar seu mundo ideal?O DGP não se importa com isso e faz tudo pelo entretenimento. Os participantes movidos pelo seu desejo egoísta acabam sacrificando a felicidade de alguém. E pessoas altruístas acabam afundando no egoísmo como é o caso do Keiwa. Ele é um personagem que começa sendo alguém extremamente altruísta mas seu patrocinador,o Kekera,viu nele a chance de realizar seu desejo perverso de criar o herói definitivo que irônicamente é a inspiração do primeiro Kamen Rider,o herói que esconde suas lágrimas por de trás da máscara se tornando o herói que Kekera acredita como o ideal através da sua própria  dor. E ele faz de tudo pra Keiwa se corromper,até mesmo usando a irmã dele,e a colocando em perigo pra que ele desperte. E quem faz isso é outro participante o Daichi,um dos participantes que tentava enganar e trapacear o jogo sem qualquer escrúpulo que quando Ace consegue o poder da criação antes de sua mãe morrer de vez e cria seu mundo ideal,acaba descobrindo uma forma de infectar pessoas as tornando Jyamats sem qualquer chance de voltar ao normal. Aí ele junto a Beroba e ao Kekera acabam armando uma armadilha pra Michinaga e Keiwa onde eles infectam a irmã de Keiwa e Michinaga acaba sem saber a eliminando,já que pra Michinaga,ele eliminava as pessoas  sem hesitação já que elas não podem voltar mais ao normal,é a única escolha pra ele do que por outros em perigo. Porém ele não sabia que era a irmã de Keiwa até ser tarde demais. E isso faz o Keiwa mudar e ficar obcecado em criar um mundo ideal e trazer a irmã de volta,e vai fazer isso traindo todos os seus amigos,e seu altruísmo some e ele praticamente vira uma outra pessoa. Essa parte é muito legal e só não é melhor graças a atuação pobre do ator,que força uma versão dark do Keiwa que beira a canastrice. E pra piorar ainda fazem ele usar um visual descolado de badboy pra dizer que ele agora é malvadão.tirando isso essa parte da série é bem dramática e tensa.

A parte da revelação sobre a Neon é  minha favorita. Durante a série ela busca o amor verdadeiro que é representado pela fantasia da menina de ter um príncipe num cavalo branco que vai salvá-la de uma vida de sofrimento. Durante a série ela conhece seu patrocinador o Kyuun que é bem grosso na frente dela(quando essa não sabia sua identidade) mas totalmente gentil ao escrever cartas sempre a apoiando. Ele é um sujeito que assim como Zin descobriu o que é sentir empatia por alguém. Neon como dito antes tem uma família que a sufoca e seu pai não lhe dá atenção o que faz com que ela sinta a necessidade de sentir o que é o amor,e ela então projeta nesse príncipe encantado a forma de resolver seus sentimentos. O seu pai na verdade está ligado ao DGP e não tínhamos idéia até Beroba descobrir e usar isso contra ela bem no dia do seu aniversário onde ela ia comemorar com seus inscritos mas os inscritos descobriram antes mesmo dela a verdade. Ela na verdade é uma pessoa que não deveria existir,ela é fruto do desejo de um DGP pelo seu pai. No dia do sequestro a verdadeira filha dele,Akari Kurama tinha morrido,e então o DGP acabou dando a chance dele substituir sua filha por outra,e assim ele vence o DGP e assim Neon nasceu. Se sentindo perdida,como se não merecesse existir Neon vive um caminho pra aceitar a sí mesma no mundo,pois pra ela era só uma substituta,alguém que não deveria existir e nem merecia a felicidade. E ai que Kyuun entra pois ele vai ter o primeiro papel importante no desenvolvimento dela. Uma cena bem forte é quando Neon vai até sua mãe lhe perguntar se era verdade que ela não era sua filha de verdade. Então Neon entrega seu Core ID pra ela que faz ela se lembrar de tudo. Então ela descobre suas memórias e assustada pergunta quem é Neon. Enquanto seu pai quando recebe a proposta do DGP pra "ressuscitar" a Akari ele diz que é impossível amar uma filha projetada. Ele também recebe a proposta de ter as memórias apagadas porém ele não quer esquecer da filha,na verdade ele acaba tendo a idéia de recomeçar o império Kurama tendo uma sucessora ideal que é a Neon e por isso ele a trata de maneira rígida sem o carinho que um pai deveria ter. E aí que veio toda a pressão dele. Então Kyuun faz sua decisão. Incapaz de se expressar pessoalmente ele escreve uma carta que lê em voz alta pra Neon que no seu futuro todos projetam seus "eus" ideiais e celebram a vida que imaginam,porém é um equivoco generalizar que todos são felizes assim,pois ele tem noção do que é se sentir infeliz vendo alguém no mesmo estado. Só que ao invés de continuar a ler a carta,ele imagina os momentos que conversou com ela e decide falar tudo por sí mesmo do seu coração,e ele diz que não são as razões de terem nascido que decidem se alguém é feliz ou não e que somos nós mesmos que decidimos. E que ela não deve desisitr,e com certeza um dia encontrará o amor verdadeiro. Mesmo assim a aceitação dela só viria mais tarde.



Antes do último arco Ace descobre a verdade de sua mãe e entra numa jornada pra acabar com a DGP e ele consegue através de um desejo milagroso o poder da criação se tornando o Geats IX conseguindo assim impedir o juízo final que os patrocinadores queriam,eliminando a realidade pra finalizar a DGP e assim Zin e Kyuun foram obrigados a voltar pro futuro. E assim Geats realiza seu mundo tomando pra sí mesmo o DGP porém como dito anteriormente, Keiwa havia se rebelado pelo plano de Daichi que levou a morte de sua irmã conseguindo roubar a outra Deusa da Criação,aquela que permitiu que Ace retornasse de um jogo que ele perdeu antes e o poder da criação,Tsumuri e quem dá a Keiwa a nova forma de Tycoon,a Bujin. Ele realiza seu desejo de criar o mundo ideal onde todos seriam felizes mas ele acaba piorando a situação pois o que ele fez foi permitir que todos os participantes do torneio que foram transformados em Jyamat voltassem,até bandidos de alta periculosidade que começam a tocar o terror e novamente a sua irmã é vitima de um deles fazendo e ele mergulhar mais ainda na escuridão e tentar fazer o desejo direito dessa vez até se aliando a Beroba,Kekera e o novo Boss da ex-staff da DGP(que por sinal apesar de ser bem legal é um sujeito que chegou tão na última hora que não é tão interessante). E nisso vem a parte mais emocionante de Geats pra mim que é a resolução do caso da Neon. O seu pai que está livre graças ao desejo de Keiwa. O pai dela foi liberto também e salvo pela Neon ainda sem poder se tornar Rider. Ela decidiu que pretende ajudar alguém na mesma proporção que fez infeliz,por ela ter sido criada do desejo da Deusa,inspirada na decisão de Ace em criar um DGP capaz de fazer todos felizes. Depois ela encontra ele de novo com flores pra filha Akari no tumulo desta,ela diz que parecia ter deixado isso pra trás seu coração de pai mas claramente isso não aconteceu,pois ele não apagou a memória de 11 anos atrás como a própria Neon lembra. Na verdade ele não queria esquecer o amor que perdeu. E então ela é raptada pelo mesmo sequestrador de Akari que foi solto graças ao desejo do Keiwa e ele reproduz o mesmo sequestro enviando a carta pro pai dela. E sua mãe reflete sobre o tempo em que passaram com as duas filhas,e que o amor nunca foi alterado. Ela relembra os momentos que ele teve com Neon também,e o seu pai relembra momentos como quando ela entregou um desenho pra ele. Ele então reflete pensando sobre Neon e o amor que ela perdeu e o desejo dela de ter um amor verdadeiro,e que mesmo assim,ela procurou por conta própria um coração que ama alguém. A mãe dela completa dizendo que este era pra ter sido o dever deles e que ainda deve dar tempo.E ntão ele decide por conta própria procurar poder e se torna Kamen Rider implorando a Ace pra ajudar a filha. Ele acaba não conseguindo força suficiente pra salvá-la mas diz tudo que ele pensava do fundo do coração,que foi ela que deu a ele a chance de recuperar um coração capaz de amar alguém e ele diz que ama ela. E ele tem uma visão da Akari como se estivesse se despedindo,uma símbolo que ele finalmente estava deixando o passado e podendo começar novamente,então Neon se liberta e usando o poder dele se torna Neon Fantasy,sua forma definitiva pelo desejo forte dela de proteger sua familia aliada ao poder da criação de Geats.e no hospital ela recebe um abraço caloroso da mãe e ela diz que seu coração quase partiu quando soube que ela foi sequestrada e Neon insiste em dizer que é um ser artificial porém sua mãe diz que independente de quem ela é os dias que passaram juntas foi sim verdadeiros.Junto a seu pai que acreditava que o império Kurama tinha acabado,sua esposa diz que sempre existe uma forma de recomeçar e então ela segura sua mão junto a Neon.E finalmente Neon conseguiu seu desejo de ter o amor verdadeiro,não de um príncipe em um cavalo branco que a salvaria,mas de sua família ainda que ela seja um ser artificial.



A resolução dos arcos finais é bem interessante como Ace tirando o poder da Tsumuri e tendo o poder da criação,o Michinaga num plano sucida pra trazer a irmã de Keiwa de volta,derrotando beroba de uma vez por todas e Keiwa se redimindo,voltando a sí mesmo,refletindo sobre as coisas que fez inclusive com o Daichi,que como ele transformava pessoas em memórias que ele absorvia comendo os frutos da árvore(e daí que a irmã do Keiwa revive),acabou vendo todas as memórias da vida feliz que ela tinha com um irmã,e ficou refletindo que se tornar algo grandioso não era o segredo da felicidade que ele acreditava e quer apostar nessa idéia de encontrar a felicidade através da forma mais simples,mesmo tendo feitos coisas ruíns,da mesma forma que Keiwa que percebe que ele mesmo cometeu tantos erros quanto Daichi mas que pode recomeçar acreditando no ace em um mundo onde todos possam recomeçar e ser felizes.Keiwa ntão com essa nova convicção derrota Kekera. Ace acaba perdendo o poder da criação se libertando do destino de virar um ser que realiza desejos sem vontade com ajuda dos outros e o DGP se prepara pra última luta onde eles criam uma outra Tsumuri com o mesmo poder da criação e obrigam pessoas a se tornar Riders e eliminar uns aos outros caso contrário seriam deletados.O plano de ace de virar o jogo estava dando certo até ser traído por Tsumuri e levar um tiro,igual vemos na opening da série. Ela estava possuída pela sua clone. E quando Sueru o grande CEO da DGP(que apesar de ter aparecido na série algumas vezes não tem presença pra ser o vilão definitivo de Geats) tinha Ace e seus amigos na mão este ressurge do nada dizendo que se tornou um Deus e derrota Sueru recriando o mundo pela última vez ao custo de todos se esquecerem  dele.Até mesmo Zin e Kyuun vivem nesse novo mundo no presente junto com os outros. Como deu pra perceber o final é bem mal explicado e forçado,o Ace já tinha perdido o poder da criação e do nada ele vira um Deus logo depois de ser morto,uma forma bem conveniente de terminar tudo sem pensar muito em algo mais elaborado.Infelizmente um final bem ruím mas a série como um todo foi muito boa e sua mensagem também foi bem poderosa.

Todos os seres humanos buscam a felicidade.Mas quando a busca pela felicidade se torna apenas um jogo onde você passa por cima dos outros e acaba sacrificando a felicidade alheia não é a verdadeira felicidade. Tal qual a staff do DGP manipulava o desejo e vontade das pessoas apenas pelo entretenimento.Essa é a mensagem de Geats que foi maravilhosamente passada ao longo de seus 49 episódios e que tornam esta uma série especial







Comentários