JUDGMENT TIME: Donbrothers VS Zenkaiger também é um filme VS diferente
Normalmente eu não faria um artigo de filme VS do Super Sentai porém esse filme de Donbrothers VS Zenkaiger foi tão interessante que vale a pena dar uma olhada mais a fundo nele. Curiosamente ele foi escrito em conjunto pelos roteiristas de ambas as séries,tanto a Junko Komura pra Zenkaiger quanto o Toshiki Inoue com Donbrothers e isso foi excelente pois mantém a coerência de roteiros,e não fazer aquelas coisas que a Toei fazia de meter um roteirista que não conhece a série numa saia justa e escrever algum filme,dando origem a coisas meio complicadas como o filme de AMAZONS ou o OOO x W e isso é uma benção.
O filme tem características comuns das duas séries e isso é bastante legal. Ele funciona de uma maneira diferente dos filmes VS convencionais,ele começa dividindo os seguimentos em uma parte do Zenkaiger e outra dos Donbrothers,com as duas equipes se encontrando por um mero acaso. A parte do Zenkaiger é típica da série,os Zenkaiger estavam visitando Stacey e quando voltam descobrem que seu mundo estava sendo dominado pelo Kachiwamochi igual aconteceu na série regular,porém esse é um novo. E o tiro dele saiu pela culatra porque os Goldsuiker foram infectados pela obsessão por Kachiwamochi e Zocks virou um tirano obrigando as pessoas a fazerem a iguaria pra ele. E os Zenkaiger daquele jeito decidem acabar com isso da melhor forma,vendendo Kachiwachimochi no submundo,e aquela confusão típica da série. A insanidade bizarra típica das comédias japonesas,a fonte principal da série.
A parte dos Donbrothers é bem interessante porque ela continua muito bem de onde ela parou. Nela Taro volta a recuperar suas memórias encontra um Donbrothers bem diferente. Ambos estavam sendo liderados por Jiro que tenta impor seu jeito de lutar aos Donbrothers com várias formações. E todos estavam tendo novas vidas.Haruka continuava sendo uma mangaka de sucesso,acompanhada de Sonoza,porém ela acaba negligenciando o trabalho pra ficar apenas nas festas.Tsuiyoshi virou um gerente e daqueles que trata mal seus funcionários.Tsubasa e Sononi viraram donos de uma loja de doces deixando de ser foragidos. No entanto a culinária que era seu forte perdeu requinte. Saruhara agora leciona pras pessoas sobre filosofia,porém não compõem mais seus haikus.Tudo isso foi graças a Jiro que visando uma liderança e um grupo forte decidiu dar aos Donbrothers tudo aquilo que eles mais queriam já que ele herdou a fortuna de uma personagem da série. Porém a gente percebe que Jiro teve uma recaída sentindo falta da Rumi e tendo novamente a sua obsessão em se tornar o líder a todo custo com os Donbrothers.
O único que permaneceu inalterado foi Sonoi que herdou aquela barraca de Oden e consegue fazer seu Oden ser muito bom. Isso serve pra nos mostrar que quando todos tiveram aquilo que eles supostamente queriam deixaram de ser eles mesmos,e perderam até mesmo a sua vontade de lutar. Enquanto Sonoi que ficou descontente saindo do grupo se mantendo fiel a suas convicções permaneceu o mesmo.E quando Minoru Ono,aquele sujeito lá que se transforma várias vezes em um Hitotsuki,acredita que sua mãe irá morrer se torna um ainda mais forte, Taro o enfrenta sozinho e acaba morto...de novo. E então agora Sonoi resolve dar a ele a vida que um dia Taro deu a ele na série pra revive-lo mais uma vez. Os Donbrothers percebem a besteira que fizeram e decidem voltar a lutar porém até as formações do Jiro tiraram o melhor deles. Os Donbrothers afinal não funcionam como aqueles Super Sentai antigos onde o líder faz várias formações e comandos na batalha,eles são mais fortes quando lutam da sua própria maneira,com a liberdade que a própria série Donbrothers em sí teve em relação a todas as outras da franquia. E assim quando Taro ressurge e deixa os Donbrothers serem como são,é que eles novamente se tornam fortes pra lutar.Porém a perseguição aos Zenkaiger pelos irmãos Goldsuiker acaba levando todos ao mundo de Donbrothers que ocorre a maior desconstrução dos filmes VS. Todos os filmes tentam encontrar uma boa razão pra essas duas equipes se encontrarem. Mas até agora nesse filme VS não tivemos isso,eles simplesmente se encontram por acaso,os vilões decidem se unir pro acaso também,e aí sim as duas equipes decidem lutar juntas. E pra quem se perguntava se o Kaito de Donbrothers é o mesmo Kaito de Zenkaiger o filme não apresenta nenhum surpresa,tudo faz parte da piada e da idéia de Donbrothers nunca se levar a sério,os dois são duas pessoas distintas e o filme continua mantendo aquele ar meio bizarro de mistério em torno do Kaito de Donbrothers.porém não significa que não podemos conjecturar algumas coisas. Se o Kaito de Donbrothers é o criador do grupo,possui um sistema de pontos,possui uma transformação em Zenkaizer,possui engrenagens bem similares as que os Zenkaiger usam nos próprios Donbrothers podemos imaginar que ele tem uma história bem similar a da sua contraparte de Zenkaiger.
Após os vilões serem derrotados(e os Goldsuiker voltando ao normal pra lutar, é claro) e o Minoru perceber que sua mãe não estava prestes a morrer. e todos os Donbrothers voltam a sua normalidade com direito a Sononi e Tsubasa voltando a serem foragidos juntos. Curiosamente eles estão bem apaixonados,pra quem tinha ainda alguma dúvida. Porque os Donbrothers são só felizes sendo eles mesmos,com suas vidas antigas,mesmo imperfeitas e sendo não convencionais. E como surpresa temos uma homenagem de Inoue a o momento mais icônico do Super Sentai quando Sonoza vai a barraca de Oden e encontra Sonoi morto,da mesma forma que Gai de Jetman no fina da série. Se isso vai se manter até o próximo filme VS não sabemos mas foi uma bela auto referencia.
Os filmes VS de Super sentai sempre são filmes meio genéricos mas esse aqui foi uma grata surpresa mantendo a coerencia das duas obras e fugindo do convencional com a mesma insanidade da série Zenkaiger e a profundidade da série Donbrothers.
Comentários
Postar um comentário