Primeiras Impressões: Wuthering Waves enfim chega ao PS5,mais um RPG Onkine gacha de mundo aberto.Será que ele tem algo especial que vale a pena?
Depois de jogar desde que saiu o jogo decidi fazer um post de primeiras impressõe,WuWa quando chegou aos PCs causou barulho porque desde o fiasco de Tower of Fantasy de ser o concorrente de Genshin sendo um RPG Online F2P de mundo aberto não tínhamos algo do tipo então a Kuro Hames já conhecida do universo gacha com Punishing Gray Raven decidiu encarar o desafio e criar seu mundo aberto o que trouxe coisas boas e outras não tão boas assim,então vamos falar do básico,eu ainda não cheguei no endgame do jogo e não vi tudo que ele pode oferecer
No mundo de Solaris 3 que é um estilo meio futurista com fantasia seus habitantes são assolados por um fenomeno conhecido como Lamento que fez surgir monstros conhecidos Tacet Discords ou TDs e eles contam com pessoas capazes de usar a habilidades desses monstros conhecidos como Resonators e você no papel do Rover que pode ser tanto homem ou mulher,você escolhe precisa fazer amigos,fazer a diferença,salvar o mundo e colecionar waifus.
Antes de comentar sobre os pontos bons de Wiuthering Waves temos que falar de uma grande elefante na sala que é a estrutura e elementos do WuWa e o que ele pode nos trazer de interessante e uma cosia que me incomodou muito nesse jogo desde o lançamento foram algumas cosia. A primeira delas é a ambientação pois WuWa é extremamente genérico nesse sentido,ele usa uma fantasia futurista que centenas de jogos nesse etilo usam e não faz isso de forma criativa sendo praticamente igual todos os outros,põe fotos desse jogo mesclados a outros similares e as pessoas sequer vão ser capazes de identificar quala é qual.Muita coisa nesse jogo me lembra de certo o Tower of Fantasy que tem uma ambientação bastante parecida e isso é meio chato. Felizmente a atualização 2.0 trouxe bem mais personalidade por jogo pois a ambientação da segunda região Renascita é inspirada na Itália Renascentista(sim um tanto radical essa diferença) mas a ambientação é mais viva e mais bonita que os cenários desolados sem personalidade de Huanglong,a primeira cidade do jogo que tem um aspecto mais futurista. A segunda coisa que incomoda bastante nesse jogo é a falta de originalidade porque a impressão que dá é que os produtores apenas queriam surfar no sucesso de Gesnhin Impact criando um jogo similar ao invés de fazer da sua forma,algo muito similar aos Soulslike que são bem raros aqueles que realmente tentam algo diferente porque tudo é exatamente igual Dark Sous,da ambientação mórbida a gameplay e isso é muito irritante na indústria de games. E Wuthering Waves acaba sendo muito assim porque basicamente esse jogo é um clone de Genshin Impact em quase todos os aspectos. Nós temos o famoso avatar do jogador que você escolhe entre homem e mulher(e a versão feminina é incrivelmente linda,seguramente uma das protagonistas mais bonitas dos gachas atuais) que não fala muito,você escolhe suas resposta embora ele tenha sua personalidade e aqui similar ao desbravador do Star Rail ele possui várias falas dubladas o que ajuda ele um pouco. Você vai pelo mundo que é inspirado no nosso,nós temos a famosa cidade chinesa a Huanglong,depois teremos a cidade mais ao estilo da Itália,e fazemos diversas amizades com muitas pessoas desse lugar que são os personagens que pegamos nos banners que nutrem admiração pela força e caráter do Rover e amizade. nós temos os mesmos elementos de banners que aqui o que muda é o contador que vai até 80 pra adquirir os 5 estrelas e temos uma diferença no banner de armas que agora é 60 tiros garantindo sua arma sem 50/50 porém ele gasta uma outro tipo de desejo que são comprados com as Artrides que é a moeda básica pra comprar os desejos e isso não é tão bom quanto faz parecer porque temos que escolher entre pegar a arma comprando outro tipo de desejo e pegar personagens pois os banners são acumuláveis também. E o banner padrão tem uma particularidade própria pois aqui ele é dividido entre os personagens e as armas(dessa vez gastando o mesmo desejo podendo selecionar qual arma queremos) e a loja de armas é a mesma coisa com resets mensais e podemos comprar com outro tipo de moedas que ganhamos no gacha os desejos,e aquele desejo do banner de armas e podemos comprar 7 de cada. Temos algumas moedas especiais que ganhamos em condições especificas pra comprar recursos nela também e temos uma outra novidade,aqui podemos pegar cópias de personagens tanto os 4 estrelas como em outros jogos como personagens de banner padrão no banner especial,sem precisar ter que ir no gacha e encarar uma nova sessão de 50/50,e a única condição é você ter adquirido o personagem já que aqui só vendem as cópias dele e não o personagem por sí só e isso aqui tinha que ser padrão em todo gacha embora ainda seja meio difícil escolher entre comprar a cópia do personagem que já temos do que usar essa moeda pra comprar mais desejos e adquiri um outro personagem que cai naquela discussão sobre investimento vertical ou horizontal(entre ter novos personagens ou melhorar os que já tem)
O sistema de farms é exatamente o mesmo com alguns elementos do Star Rail,temos o boss semanal que podemos repetir como no HSR até 3 vezes fazendo mesmo boss,tem o farm de material de XP de personagem,de XP de armas,de grana,tem o material de elevação de talentos,de armas,de ascensão,tudo que você já jogou algum gacha da HoYoverse já tá cansado de saber. Tem o sistema de diárias no estilo HSR,tem o passe de batalha,tem as conquistas próprias do jogo,o multiplayer pro farm,tem aquela coisa de clicar no material e ele brotar no mapa como Genshin faz.
Tem também as missões lendárias idênticas a do Genshin até na estrutura,até mesmo os elementos de dungeon porém aqui eu tenho que dar algum ponto pra Kuro porque eles copiaram mas não fizeram igual então existem dungeons que assumem uma gameplay em 2D lateral de plataforma,não é algo complexo mas é bacana e divertido ao seu modo. A exploração da história é mais divertida que o mundo aberto pelo menos em Huanglong onde temos puzzles muito parecidos com do Genshin(que tem até uma coisa similar aquele "siga o Seele pra ganhar algo" mas aqui são borboletas) e até coisas parecidas com aquelas Pedras Culis do Gesnhin(Hydroculus,Dendróculus) e nas partes de história que tem coisas mais legais como quando encaramos o Tendroniano e temos que usar um aparato que faz a gente puxar os restos de prédios pra criar plataformas ou puxando as que estamos pra chegar mais perto e isso é bem divertido. Uma peculiaridade do WuWa é a capacidade do personagem fazer parkour,a sua stamina não é necessariamente usada apenas pra escalar ou nadar mas pra dazer parkour pelo cneário,quando ela esvazia seu personagem fica sem controle e pode cair. É um modo que pode ser legal no papel mas nem tanto porque se você tem um tesouro bem raro pra se pegar num lugar alto e difícl você se sente recompensado por superar o desafio,porém quando você insere um sistema que facilita isso sua recompensa se torna banal porque você consegue chegar lá em 2 segundos e por isso que o parkour não é tão bom quanto parece. Por isso que nos jogos tem esse sistema de stamina,pra você ser recompensado superando limitações,por isso que jogos da série Soulslike são tão bem quistos porque lá existe stamina pra qualquer coisa que fizer,desde esquivas até atacar.Agora os eventos não posso falar muito,o único que eu tentei fazer pra evitar spoilers foi um que já existia e achei bem qualquer coisa de ficar ajudando personagens em sonhos estranhos em dimensão dos sonhos ou algo assim,eu nem terminei,só experimentei pra ver como era. Visualmente o jogo agrada mas não é nada incrível graças a ambientação de Huanglong e tem horas que o jogo dá umas quedas de FPS mesmo no PS5 coisa que não acontece no Genshin porque eles colocam bastante detalhes como vento e coisas do tipo,e as músicas são bem qualquer coisa,não tem uma trilha que se destaque.
Dito isso WuWa ainda possui algumas particularidades que é onde a série brilha. Primeiro no seu combate que apesar de não ter nada inovador ainda é um bom combate,aqui você escolhe trios como no ZZZ geralmente focado em ter um Damage Dealer,um Sub Damage Dealer e um suporte como um Healer ou um escudeiro. Você tem aquela coisa de sempre,um ataque básico,uma técnica especial que aqui é a Ressonance Skill,uma Ultimate que é a Ressonance Liberation que é padrão e ele possui algo novo chamado Forte Circuit. WuWa é todo inspirado em notas músicais,ondas justificando o nome e o Forte Circuit é bem isso,ele vai carregando e quando cheia seu personagem pode usar uma Skill especial geralmente segurando o botão de ataque básico ou de Skill. Além disso existe uma outra técnica chamada Intro Skill que é uma habilidade de troca seu personagem que podem até garantir buffs pro personagem que entra em campo ou outros tipos de suporte,o personagem entra em campo e dispara um ataque e também Outro Skill que é uma habilidade que o personagem ativo deixa o campo buffando o personagem que entra entra em campo usando um ataque que é chamado de Intro Skill . No geral ele é uma combate mais performático e acrobático que outros exemplos lembrando aqueles filmes de Kung-Fu de época como o Tigre e o Dragão,combos aéreos são bem importantes assim como a esquiva que temos um botão dedicado e o parry que é quando apertamos o botão assim que um circulo dourado for totalmente preenchido em certos ataques específicos dos inimigos de elite ou chefes. Existe os Elementos aqui coma s mesmas funções de sempre também que são Aero,Gelo,Elétrico,Fusão(que é de Fogo),Destruição, e Havoc
Outro destaque é o sistema de equipamentos porque não usamos Artefatos,Relíquias nem nada disso mas sim equipamos monstros especiais chamados Ecos que derrotamos no mapa ou enfrentamos em domínios especiais como qualquer equipamento de gacha. Depois de absorver um Eco derrotado podemos equipar no nosso personagem porém existe um custo de slots que ele precisa ocupar,alguns podem ocupar de 1 a 4 slots e isso independente da raridade do Echo,e sim da força dele e do que ele pode fazer. Da mesma forma como temos em outros jogos podemos equipar dois monstros do mesmo Elemento formando um "conjunto" que ativa o primeiro efeito passivo ou podemos equipar 5 do mesmo Elemento(aqui substitui o conjunto dos outros jogos) pra ter um segundo efeito,é o básico de Genshin,HSr e afins porém temos que ter cuidado pois existem Echos de um Elemento que na verdade potencializam outro e isso é um problema bem sério porque causa certa confusão. Além disso os ecos podem ser usados no mundo aberto ativando sua habilidade como quebrar uma pedra grande com um Echo grande,e podemos usar uma Skill própria do Echo em combate que pode até ser usado pra interromper animações e ganhar vantagens. como de costume você tem persoangens que usam armas específicas que funcionam igual o Genshin Impact que são dividas por nível que aqui nesse jogo é preciso prestar atenção nas cores pra saber o nível delas,o cinza é 1,verde é 2,o azul é 3,roxo é 4 e dourado 5 estrelas. tem uma árvore de habilidades que depende do esquema de gameplay e multiplicadores do seu personagem pra você economizar tempo e recursos escassos que o jogo tem,temas passivas tambem,status,tudo igual a gente vê,temos as cópias dos eprsoangens que ativam seu Ressonate Chains as famosas Constelações,Eidolons ou Mindscapes dando mais habilidades fortalecendo(ou não) seu personagem. Quem já jogou qualquer gacha tira isso de letra porque é tudo igual. Enquanto isso até o momento onde eu escrevo o WuWa não possui um guia detalhado de como buildar seus personagens como seus principais concorrentes o que pode ser meio chato te obrigando a caçar pela internet,o problema é que é muito mais fácil encontrar algo atualizado pra personagens mais badalados no chamado meta do game do que outros meio jogados de escanteio como o Rover Spectrum.
Em termos de históreia eu diria que WuWa é decente nesse ponto até aonde eu chegeui que foi o primeiro Climax do jogo contra o Tendroniano,não é nada incrível mas é legalzinho de acompanhar,embora o começo seja igual aqueles animes de ação e magia que te enche de termos e coisas do mundo que te deixam perdido até você saber. E a Yangyang e Chixia ficam rapidamente melhores amigas do Rover rapidamente até de um modo meio forçado.O Rover não tem memórias e procura saber quem ele é investigando pistas enquanto ajuda os cidadão das nações que ele atravessa,obviamente ele possui um poder misterioso interior,ele consegue mudar os Elementos assim como Viajante,Desbravador. Os personagens que encontramos variam do design extremamente genérico a personagens lindos e deslumbrantes.Uma personagem muito legal é a Camellya que é de uma organização que quer salvar o mundo porém ela nãos e importa com isso,ela só quer sentir prazer nas lutas e ela tem um desejo meio yanderisticos pelo Rover. A Rover feminina como disse é muito bonita embora a personalidade nãos eja tão carismática quanto viajante e Desbravador mas o design e estilo dela é muito legal assim como certos personagens como a Sharekeeper que é muito bonita e diferente do que a gente encontra nos gachas. Dos persoangens que pude fazer suas missões complementares como é chamada aqui a da Yinlin tinha uma questão de pessoas usando androides pra replicar parentes falecidos e isso tinha um potencial emocional bem forte e acaba sendo meio sem graça a forma como é conduzida.Já Lingyang ironicamente foi a missão mais legal porque ele retrata bem o lado meio humano e meio animal porque tem uma espécie de criatura aterrorizando as pessoas e logo descobrimos que é um grupo de bandidos enganando as pessoas. Como uma garota teve seu irmão tentando parar a criatura e não voltando ela muitas vezes mostra ansiedade e Lingyang age de forma bem serena contrariando sua aparencia selvagem e a história mostra como uma criatura quase extinta se tornou humano e precisou aprender como agir como eles e o que é ter sentimentos e um coração. A história também não é fantástica mas também não é ruím,os diálogos são bem escritos mas a performance da história acaba sendo apenas um pouco melhor que o Star Rail, na batalha contra o Tendoriano era uma guerra imensa mas o jogo não te passa essa sensação e o confronto contra esse inimigo não é tão épico quanto poderia.
Já a trama principal também não tem anda especial,existe uma organização antagonica a la Fatui chamada Fractsidus que deseja recrutar Rover pra sua equipe atrás de seu poder misterioso,e vemos dois deles,uma menina e o Scar. Tem aqueles inimigos no mapa que também são iguais os Fatui que encontramos e dá pra perceber quanta coisa de Genshin ele tem.
Mais o WuWa vale a pena. acabei me simpatizando bastante com o jogo embora incomode tanto quanto incomoda os Soulslike que pegam todos os elementos do Dark Souls aqui também incomoda os elementos que pegam do Genshin alguns são meio que na cara dura e parece que aquela história que só a criadora do conceito consegue inovar dentro do gênero se faz presente porque só a From Software consegue trazer jogos diferentes do mesmo gênero assim como a HoYoverse também consegue trazer inovações com o Star Rail e o ZZZ. Porém isso não vai durar pois o Ananta está chegando e este vai ser muito inovador colocando o jogador num ambiente urbano muito similar ao nosso mundo atual.Nesse caso a coisa fica meio feia pro WuWa no quesito originalidade,curiosamente o jogo Arknights por exemplo que recentemente teve o beta, tem o mesmo tipo de cenário que o WuWa tem em Huanglong,e sabemos que o grande problema dos gachas é o tempo que dedicamos a cada um deles e uma hora não dá pra simplesmente jogar tudo. Com o WuWa estou jogando de forma bem casual mesmo, upando apenas os personagens que mais gostei de jogar,sem focar na Torre da Adversidade o endgame do jogo,e nem me preocupando tanto em juntar as Artrides pra pegar desejos ou atirar em banners. Creio que o Ananta o de ser o jogo que vai me prender mais nele.mas o WuWa é um jogo bem competente mas tá longe de ser o melhor do gênero mesmo em Renascita que é bem superior a anterior pelo pouco que vi da exploração,mas não é nada que faça ele se tornar um jogo incrível. Ele é um jogo legal,um jogo bacana que pode até valer a dedicação dependendo do seu tempo livre e esforço.Não existe idioma em português por enquanto mas dá pra se virar no espanhol.
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