Reflexões sobre o arco de Natlan em Genshin Impact: uma história de patriotismo,união de uma nação que está em guerra por 500 anos,valorizando as pessoas do passado,os seus sacrifícios que pavimentaram o caminho pras futuras gerações viverem em paz

 




Depois de Fontaine a expectativa por Natlan era muito alta e mais uma vez a staff de Genshin Impact surpreende com mais uma história incrível e reflexiva. Antes em Fontaine tudo era uma grande peça de teatro. A Arconte estava apenas representando esse papel,enquanto a real Arconte Focalors preparava seu plano pra enganar os Princípios Celestiais e salvar seu povo de uma tragédia prenunciada.A história de Furina,o sacrifício de Focalors foram momentos mais emocionantes de Gesnhin Impact e obviamente as comparações seriam inevitáveis porém ao conhecer toda a história de Natlan posso dizer que ela causou um sentimento diferente em mim,ela não foi necessariamente emocionante por alguma cena dramática mas sim emocionante por um espirito cativante que a nação cria em você,uma união entre toda a população contra um inimigo em comum que visa proteger as pessoas que amam e pavimentar o caminho pro futuro.




Logo de cara o que mais chama a atenção em Natlan é a originalidade e a criatividade,que fazem essa nação sozinha parecer até outro jogo e até mesmo a staff do jogo mudou totalmente as artes do jogo com novas fontes principalmente nos anúncios dos banners pra um novo padrão que permeou por toda nação. A idéia de Natlan é que ela é uma nação da guerra e é dividida em 6 tribos: Os Filhos dos Ecos,Descendente de Copas,Povo das Termas,Mestres do Vento Noturno, Coletivo da Fartura e Pluma das Flores. Essas tribos tem como base as tribos africanas porém elas não obedecem literalmente essas regras. O clã da Pluma das Flores por exemplo é baseado no Velho Oeste americano e outros clãs tem inspirações na cultura sulamericana. O conceito de Natlan é mesclar esse estilo tribal com a modernidade tornando essa nação a mais diferente de todas.Aquelas pinturas típicas de tribos são substituídas pelo grafite e de certa maneira essas duas coisa tem uma certa similaridade e combinou perfeitamente.Existe a presença de dança de rua,hip hop.Existem discos de vinil,pranchas de surfe,mesa de DJ e várias coisas modernas mescladas a um tom de fantasia típico do Genshin,então não fique assustado porque não é como se de repente o Genshin fosse ter celular com internet,prédios gigantes,aviões ou coisas do tipo mas o máximo que veremos é uma moto super transada da arconte Pyro,mas tudo ainda é como fantasia,lembrando bastante o estilo de mundo do jogo Tales of Xillia e o Xillia 2 que também tinha coisas modernas mescladas a fantasia. Até mesmo as roupas dos personagens de Natlan refletem essa idéia de modernidade onde vemos por exemplo o Kinich usando roupas tipicas de dançarinos de rua assim como a Kachina. A Arconte Pyro Mavuika usa uma roupa de motoqueiro,tem uma moto e usa óculos escuros. Não é comum em Teyvat termos coisas modernas porque Genshin não é uma fantasia medieval pura como se fosse um Frieren,ele não possui esse tipo de amarras,os criadores tem total liberdade pra por coisas modernas da nossa cultura inseridas nesse ambiente tanto que já tínhamos exemplos disso como por exemplo a  Xinyan que tem uma guitarra e toca rock in roll e ela vem de uma nação que lembra a China antiga.Também temos coisas como Light Novels(pra quem não conhece Light Novels é outra mídia tendo leitura mais simples e ilustrações estilo mangá e de onde vem séries como SAO,RE Zero entre outros),temos card games,e temos até peças de vestuário modernas de personagens como as sandalias da Faruzan,várias garotas usando shorts e coisas do tipo.Temos a tecnologia de Khaenrian que faz robôs de tecnologia avançada mas tudo movido a magia,e inclusive um dos chefes que enfrentamos é o Scaramouche em uma forma de robô gigante. Então não é incomum termos esse tipo de coisa porém em Natlan as cosias modernas estão mais presentes e isso se dá também a uma substância que só existe nessa nação conhecida como Flogisto,e esse Flogisto dá ao usuário poderes especiais,uma conexão com o reino dos espíritos e também serve como uma espécie de combustível mágico então coisas modernas começam a surgir com base nisso também junto ao talento de Xilonen em criar coisas modernas como seus patins,sua mesa de DJ e a Flamestryder da Mavuika. Isso deixa Natlan com um aspecto diferente de tudo que é feito porque existem tantos gachas que fazem o básico e não tentam nada diferente,que acaba ou sendo uma fantasia simples e pura ou uma fantasia futurista que são repetidas a exaustão que é difícil até você reconhecer qual é um determinado jogo só de ver uma imagem dele de tantos mundos genéricos que existem. Um jogo que mostra muito bem uma mescla do estilo fantasia com coisas modernas é o Tales of Xillia e sua continuação Xillia 2



Outra coisa extremamente fora da curva é a exploração de Natlan que é uma região extremamente rica e montanhosa pois agora nós temos Saurianos que são criaturas que podemos incorporar no estilo Zelda Majoras Mask e podemos usar as habilidades distintas dessas criaturas como o Tepletissauro  que pode se mover debaixo da terra e escala grandes paredes de pedra facilmente. Temos o Qucussauro que você pode voar com ele. Porém não é algo abusivo,existe uma barra de Flogisto que quando se esgota você não pode usar a habilidade do Sauriano até você recarregar em pontos específicos do mapa ou ítens que o recarregam como cogumelos perdidos no mapa,insetos,e até chamas espalhadas no mapa. Além disso os personagem de Natlan podem usar as habilidades do Sauriano ligado a sua tribo com habilidades similares como a Xilonen que também pode escalar as grandes muralhas de Natlan usando seus patins de Flogisto.A exploração é simplesmente a melhor que o Genshin já proporcionou e tudo deixa ainda mais variado porque explorar o mundo ainda é muito gostoso tanto pelos puzzles intuitivos e relaxantes quanto ao fator de que você  pode estar andando no mapa e de repente chega num local onde os Fatui estão traficando os Saurianos e você entra numa mini quest sem muito diálogo que já entendemos o que acontece e salvamos os pobres animais. Cada Sauriano tem seus próprios puzzles,formas de iterações e quests especiais em que irão ser necessários.O mais interessante é a habilidade do Mestres do Vento Noturno que descobrem marcas secretas de grafite que permite acessar passagens secretas ou até criar objetos de Flogisto similar aos reais como criar um balão pra escalar montanahs mais facilmente. Mas a coisa inovadora não se resume a exploração pois no combate temos cosias novas. Cada personagem de Natlan agora possui um objeto de transporte embuído em Flogisto que ele usa não só na exploração porque como disse os membros de cada tribo usam habilidades similares aos Saurinanos de cada tribo mas eles usam em combate e são essenciais pra ativar suas habilidades. O Espirito da noite é um estado que garante habilidades extras conforme o personagem ganha ou consome esses pontos. Mualani usa uma prancha de surfe,Kachina uma espécie de escavadeira,Xilonen usa patins,Mavuika usa sua moto(essa moto é uma referencia a Himeko de Honkai Impact que usa a mesma moto e óculos escuros e eles incorporaram essa referencia em sua gameplay) e isso torna a gameplay dos personagens de Natlan diferente de tudo que a gente já viu.Muitos jogos como o próprio Star Rail anda tendo dificuldade em criar personagens únicos e acabam se limitando a apenas criar versões melhoradas de personagens já existentes com alguma coisa extra e isso acaba tirando o ar de novidade,mas agora tanto os personagens normais quanto a arconte possuem um estilo único de gameplay e isso ajuda a manter o jogo sempre renovado porque já são 4 anos então ao longo dos anos os produtores tem que tirar alguma carta da manga como foi com o Dendro que foi um elemento que só foi adicionado a partir da 3.0 e com isso criou uma nova e imensa gama de Reações Elementais. Também existe um esforço da staff do Genshin em valorizar reações não muito usadas então eles buffaram várias reações como Supercondutor e Eletricamente carregado e personagens especialistas em buffar reações como a Citlali que conseguiu dar poder finalmente as reações de Cryo com Pyro além de fortalecer o Congelamento.Não é fácil conseguir isso porque sempre vai ter Reações Elementais mais fortes que outras ou coisas mais eficientes mas eles estão tentando desde Fontaine. Aliado a isso temos uma trilha sonora das mais incríveis vistas no jogo,mesmo a saída do compositor principal do jogo não deixou a trilha cair,ela está incrível com várias músicas cantadas por grupos de músicos africanos,muitas são cantadas e evocam o espirito guerreiro e de luta de Natlan




Mas é a história que  mais se destaca de todo o resto. Natlan como já sabíamos previamente era conhecida como a nação da guerra,mas não do jeito que a gente imaginava mas mesmo assim continuando a tensão de uma guerra. Logo que chegamos lá nos Filhos do Eco,nossa primeira parada, encontramos Kachina uma garota tentando encontrar uma equipe pra algo que chama de Peregrinação do Retorno da Chama Sagrada onde diversos times competem entre sí no Estadio da Chama Sagrada e são escolhidos pra participar da Guerra da Guarda Noturna,o confronto direto contra s forças do Abismo.O líder precisa ser um portador de Nome Antigo que é um título dado a guerreiros valiosos pra cumprir essa missão. Kachina por ser muito nova e aparentar ser muito fraca não conseguiu uma equipe mesmo sendo portadora de um Nome Antigo. O Nome Antigo é decidido por uma entidade divina chamada Wayob que dá ao portador uma Pedra de Obsidiana que é passado de geração em geração entre as 6 tribos . Nesse torneio é necessário invocar a chamada Chama do Conflito que tem como propósito alimentar a Chama Sagrada que repele o Abismo pois a 500 anos atrás uma batalha contra o Abismo deixou Natlan em um estado bem complicado e a Chama Sagrada é o que impede que o Abismo invada de vez já que as Linhas Ley que serviriam como proteção não funcionam,elas estão desconectadas das Linhas Ley de Teyvat e são um pouco diferentes das mesmas. As pessoas escolhidas no torneio pra participar da Guerra Noturna recebem uma benção da Arconte Pyro,o Ode da Ressurreição que se ele se sair vencedor,podendo ser apenas um membro da equipe se os demais caírem ,dá o direito aos falecidos reviverem e apenas os portadores do Nome Antigo podem ser revividos e os outros podem acabar ficando perdidos dentro do Reino da Noite onde os Wayobs residem. caso a luta seja perdida o Nome Antigo também é perdido então é uma luta tensa. Então Viajante decide treinar Kachina pra ela se tornar mais confiante que é aceito pela garota por já conhecer os feitos da Viajante por Teyvat. Quando chegam no teleporte principal Viajante percebe que não consegue ressoar e nãos e sabe a causa,talvez seja por conta das Linhas Leys de Natlan estarem fracas ou algo do tipo.Mesmo sem poder usar Pyro Viajante consegue usar o poder do Flogisto e incorporar os Saurianos,as criaturas parceiras de cada tribo e usar suas habilidades.



Além disso Kachina revela que os Arcontes Pyro não são deuses desde o início como os outros mas sim uma humanos que herdam o título de Arconte se tornando deuses por um tempo determinado,ela envelhece normalmente como qualquer humano e o título é passado pra um sucessor. No estádio da Chama Sagrada nós conhecermos alguns dos personagens de Natlan,a super positiva e carismática Muallani do Povo das Termas,o estoico Kinich e seu estranho parceiro,o auto entitulado Dragão Soberano Ajaw além de alguns que não interagimos diretamente como Chasca da Pluma das Flores,Iansan do Coletivo da fartura. Mualani é amiga de Kachina e acaba ajudando muito ela a conseguir fazer a peregrinação desfazendo até o seu time e formando uma dupla com ela.Viajante não pode participar por não ser de Natlan. Mualani convida Viajante pra visitar o Povo das Termas enquanto o torneio não começa e ali enquanto conhecemos todo o vilarejo e seus costumes  vem a parte que já dá o tom do que vai ser daqui pra frente,uma fenda surge e temos invasão do Abismo e o povo de Natlan tem sempre que lidar com isso o tempo todo.Uma guerreira chamada Atilia é infectada com o miasma do Abismo e Viajante usa seus poderes pra purificar assim como no ato 1 com o Stormterror. O problema é que Atilia já tem uma ferida antiga do miasma é ela não tem muito tempo de vida.Mesmo com esse tempo ela tenta guiar as crianças e pavimentar o futuro as novas gerações,e esse é o grande valor de união e patriotismo que Natlan possui,as pessoas não pensam em sí,mas em todos,eles pensam não apenas nas gerações atuais mas também nas próximas gerações,e isso sem esquecer os feitos daqueles que no passado abriram caminho pra eles poderem viver no presente ao mesmo tempo que preservam sua história,cultura,tradições e os feitos do passado. É simplesmente incrível e comovente.




Depois disso o torneio começa e Kachina com a confiança alta consegue bons resultados no torneio e acaba sendo escolhida pra fazer a Ronda Noturna com outros. Porém algo dá errado durante a peregrinação e ela fica perdida no Reino da Noite cabendo a Viajante junto dos seus amigos se mobilizarem pra uma missão perigosa e poder resgatá-la.Durante esse resgate a Mualani desperta totalmente o poder do seu Nome Antigo.




E não apenas o confronto do Abismo é que precisamos nos preocupar,também temos os Fatui  e dessa vez o próprio líder deles,o Capitano decide ir pessoalmente e ele de cara desafia a Arconte Pyro Mavuika numa luta dragonballzistica porque ele não está contente com as atitudes dela diante da guerra e espera que Natlan viva sob uma nova perspectiva mas o Capitano não consegue dar conta do poder absurdo de uma Arconte mesmo que ele consiga encarar ela de frente. Curiosamente Capitano recebe ajuda de um habitante de Natlan que  usa uma névoa pra fazer Capitano recuar já que ele mesmo ferido ainda queria encarar Mavuika,mais tarde descobriremos que é o Ororon do Vento Noturno que ajuda o Capitano. Viajante acaba se apresentando a Mavuika que acaba não só contando que Natlan ia perecer dentro de 1 ano conforme previsto 500 anos atrás aceitando ela em sua luta contra o Abismo e a Viajante com seu poder de purificar o Abismo seria o coringa de Mavuika pra encerrar a guerra de 500 anos. Mas pra isso ela precisaria de um Nome Antigo e eles vão ter que usar algum método especial mas pra isso eles precisam ir até Xilonen,a ferreira de Natlan que forja os Nomes Antigos. Na verdade o plano da Mavuika criado a décadas envolvia um método onde ela entraria na Chama Sagrada de forma antecipada ficando lá por 500 anos fortalecendo os Wayobs que iam escolher os portadores dos mesmos Nomes Antigos dos 6 heróis que expulsaram o Abismo pro subterrâneo em sua primeira luta porém o plano não deu certo pois mesmo conseguindo o Nome Antigo não souberam do plano da Arconte por influência do Abismo ao Reino da Noite e eles precisam despertar conseguindo uma forte conexão com seu Nome Antigo. Os Heróis da atualidade conseguem despertar isso e agora 4 deles conseguiram e restam mais dois,do clã da Pluma das Flores e o Mestres do Vento Noturno




Nesse intervalo de tempo até Xilonen estar disponível nós temos as missões das tribos,pois agora as comissões estão divididas entre as tribos e todas elas agora tem histórias onde desvendamos os segredos do lugar e também temos atrelado a isso as missões lendárias dos personagens 5 estrelas dessa versão.A da Mualani é muito legal,ela mostra como a inveja pode corroer as pessoas,quando vemos um guia que só se importa com a glória de descobrir algum lugar secreto que acaba até mesmo desdenhando o mestre da Mualani que nunca buscou fama ou reconhecimento,enquanto ajudamos um casal que deseja descobrir uma tal ilha secreta. E no fim da história o lugar de fato existia e realmente parecia ter um tesouro absurdo porém a escolha difícil entre escapar do lugar ou morrer descobrindo um grande segredo faz Mualani escolher o mesmo caminho que o primeiro desbravador dessa ilha decidiu quando escolheu salvar seus amigos ao invés de ir atrás de glória mesmos e fosse considerado uma piada em sua tribo.Ele deixou uma mensagem que encontramos depois e inclusive o mestre da Mualani já havia descoberto essa mensagem o que fez ele agir do jeito que age valorizando muito mais a proteção dos seus clientes do que na glória e fama. Na missão do Kinich temos uma espécie de historiador estranho que busca segredos antigos de Natlan e esse personagem vai ser muito importante nas sidequests que exploram a lore de Natlan,que são muito boas por sinal,e até o momento não sabemos quem ele é ou o que quer. Mas de volta a quest principal a Xilonen nunca criou um Nome antigo de um estrangeiro e pra conseguir saber como fazer isso eles decidem procurar uma xamã famosa nos Mestres do Vento que na verdade é uma neet(uma pessoa que vive isolada dentro de casa) e ela é a Citlali e se você reparou bem a Citlali lembra alguém de algum jogo. Cabelo rosa,sinal losangular na testa azul,e capaz de fazer previsões do futuro meio nebulosas  ela na verdade vive bem mais que uma pessoa normal,embora ela pareça muito nova ela já tem mais de 200 anos e por isso ela se chama de Vovó Huitzil. Quem se encaixa nessa descrição?sim isso mesmo, a Fu Xuan de Honkai Star Rail,mais uma contraparte,lembrando que contrapartes do HoYoverse muitas vezes não possuem a mesma voz ou nome de outro jogo,tendo mais os traços da aparência similares.E essa é uma das melhores personagens de Natlan,a Citlali é muito carismática pois apesar de ser uma vovó ela tem um comportamento adolescente,vive isolada lendo Light Novels e por evitar o contato com as pessoas ela fica toda preocupada com o que vão pensar dela e tal,é muito engraçado principalmente quando ela tenta uma conexão menta com Viajante provocando um efeito colateral onde Viajante pode ouvir seus pensamentos.Ela e a Viajante encontram um ítem que é um pedido de socorro e acabam encontrando o Ororon que fez uma solicitação secretamente pra que Viajante encontre o Capitano no reino da noite e lá o Capitano revela não estar contente com o plano de Mavuika de salvar Nalan e quer um outro caminho,ele na verdade quer salvar Natlan por ter uma relação próxima com aquele lugar. E descobrimos que o Ororon é o neto da Citlali,não de sangue pelo visto e ele é um personagem bem diferente do que a aparência dele reflete,apesar de ter uma aparência madura ele se comporta de forma meio ingênua como uma criança e ele toma uns porros bem dados da Citlali. Essa dupla Citlali e Ororon é uma das mais divertidas e engraçadas do jogo,esse dois juntos garantem boas risadas,é muito divertida a interação deles. Na verdade Ororon decide abrir o jogo ao Viajante e dizer porque está ajudando o Capitano.Ele queria proteger Citlali pois eles ameaçaram ir atrás dela caso ele não colaborasse. Mais tarde ele novamente marca um encontro com Capitano onde ele diz que não é uma boa idéia esperar os guerreiros despertarem,isso pode se tarde demais e deseja usar outra alternativa com o poder da Gnosis. Mas é interrompido por Citlali que vai até Ororon dar uma grande bronca e ele não quer revelar porque está ajudando os Fatui e acaba fugindo. Citlali nos chama pra comer e conta ao Viajante que Ororon é alguém especial que tem sua alma fragmentada desde criança e isso era visto como um mal presságio porem as pessoa da tribo viram nele a oportunidade de usar ele como receptáculo das almas pra fortalecer as Linhas Ley só que o processo iria matá-lo.Naquela época tentaram isso mas falharam e Citlali se sentiu culpada por não impedir.E depois que cresceu Ororon sentiu culpa pois se a cerimônia tivesse sido um sucesso eles poderiam dar um fim a tudo isso. E pode ser que ele queira fazer o que não deu certo no passado agora. Com a constante invasão do Abismo Citlali é obrigada a voltar pra tribo. Nesse ínterim conhecemos melhor Chasca e sua irmã adotiva Chuychu. Chasca foi encontrada criança por Qucussauros sendo criada por eles,mas sua mãe decidiu que ela deveria viver com humanos então Chasca foi adotada.A irmã de Chasca tenta controlar o temperamento meio descontrolado da irmã porque ela também é afetada pelo poder do Abismo se descontrolando quando tomada pelas emoções,a interação das duas é bem legal com Chuychu demonstrando ter uma tremenda preocupação e amor para com sua irmã. Além disso Viajante revela a Mavuika as intenções do Capitano. O problema desse plano dele é que ele envolveria sugar todas as almas do Reino da Noite para tecer uma epécie de rede que envolveria as Linhas Ley e além de destruir toda a história de Natlan ela não era 100% garantida.




Além disso tudo os Fatui tem um dispositivo que imita o pode da Gnosis,parece o plano B do Capitano.Este inclusive usa o poder muito similar a dos Mestres do Vento Noturno pra curar a enfermidade de um subordinado. Vemos como Ororon propôs algo vendo o enfraquecimento da Linhas Ley ao Capitano em flashbacks. Obviamente a Viajante vai em busca dos Fatui e parar o dispositivo que os levam diretamente ao portal pro Reino da Noite. Nesse tempo o Ororn que teve seu corpo possuído por uma das almas que conheceu Capitano de eras passadas começa a refletir sobre sí mesmo e sua vida que parece estar chegando mais perto do fim já que sua alma está fragmentada,e nessa hora Ororon recebe a visita de seu espirito antigo do qual herdou o Nome Antigo e desperta como o um dos 6 heróis e ao mesmo tempo ela despertou a Dama da Noite que governa aquele lugar, explicando que o fato do dispositivo não ter curado as Linhas Ley é que foi a própria dama da Noite que as criou,ela substituiu as antigas Linhas Ley por uma nova e com ajuda do Xbalanque criou uma regra pra Natlan que envolve toda aquela questão do Ode da Ressurreição .Sendo assim somente ela ode restaurar as Linhas Ley ao custo de sua própria existência,no passado ela tinha outro nome,a chamavam de anjo e que basicamente também  são os Seeles que nós guiamos nos puzzles e Mavuika se recusa a dar a ordem pois o povo de Natlan iria sofrer danos severos psicológicos além d e perder sua história e isso acaba fazendo com que Mavuika consiga convencer Capitano de que o plano dela tinha fundamento,uma conversa filosófica sobre você não sacrificar o passado pois ninguém garante que não irá se repetir,por isso que no fundo precisamos da história e dos historiadores e evitar que as futuras geraçõees repitam os erros do passado,note como as coisas se encaixam na temática principal de Natlan. E isso acaba fazendo com que inesperadamente Capitano quisesse formar uma aliança pra derrotar o Abismo  além da Tsaritsa,a Arconte Cryo dar liberdade total aos Fatui pra buscar o sentido da sua existência acima da busca pela Gnosis.E Capitano revela que na verdade ele é um Khaenriano e que foi amaldiçoado pela entidade da morte com a vida eterna chamada Ronova que é um anjo assim como a Dama da Noite que serviu Celestia no passado sendo que seu corpo definha com o tempo mesmos sendo imortal tendo que esconder sobre aquela máscara. Mas ele encontrou um segundo lar em Natlan quando sentia perdido e isso fez com que ele considerasse aquela nação com sua própria onde ele faria tudo pra salvá-la e também quem contou o segredo das Gnosis.Uma coisa curiosa é que Ronova a entidade da morte teve uma discordância com Celestia e tanto ela quanto a Dama da Noite tem como prioridade auxiliar a humanidade.Ao mesmo tempo enquanto Citlali e Xilonen conversam com a Dama da Noite sobre o Nome Antigo da Viajante e descobrimos que Citlali fez uma previsão que o destino de Mavuika nesse plano é a morte.E a Dama da Noite cria um dispositivo que é capaz de registrar os feitos do Viajante como uma forma de conceder o Nome Antigo a ele.




E eis que chegamos no arco mais triste e tenso de todo o Genshin Impact onde um sol negro imenso surge em Natlan onde nós temos que combater o Abismo por inúmeros locais de Natlan e no processo vemos inúmeras pessoas morrendo e uma delas em especial é uma pessoa muito importante que ganhou a nossa simpatia que é a irmã de Chasca Chuychu que acabou falecendo no momento mais dramático do arco. E Chasca ia perdendo controle mas os sentimentos dela por sua irmã e faz com que ela desperte seu nome antigo. Isso faz com que agora Mavuika tenha todas as armas necessárias pra expulsar aquele sol negro de lá. e com a união dos 6 heróis Mavuika dá um soco tão potente que não só destruiu o sol negro mas ele também revelou um dos maiores segredos de Teyvat,o céu que nós vemos é falso e por um breve momento vemos um céu original repleto de fragmentos da lua algo que já foi relatado como um fenomeno que ocorreu em Sumeru.Mavuika após isso tudo comenta sobre o céu falso com Viajante.



Antes do ato final temos algumas missões lendárias muito boas. E uma delas é da Xilonen onde vemos a sua mestra e sua filha doente que fica trancada num quarto. Após ela sair a garota começa a ter lapsos de memória e todos que ficam perto da menina também começam a ter e isso faz Xilonen ficar desconfiada e imediatamente ficar perto a menina usando um livro que ela gosta eles acabam descobrindo que a mestra da Xilonen anda fazendo um ritual proibido. Aquela menina não é a verdadeira filha dela,é uma garota que ela pegou pra literalmente substituir sua filha,usando as Linhas Ley pra sobrescrever as memórias da falecida filha naquela garota e recriar a sua filha,algo que é inaceitável,esse arco mostra muito sobre perdas e o fato não conseguirmos aceitar essas perdas buscando medidas desesperadas pra reaver o que perdemos mas pessoas acabam indo além dos limites éticos pra isso.




Na missão de interlúdio vamos ao clã da Pluma das Flores onde anda acontecendo uma doença provocada pela corrosão do Abismo onde as pessoas começam a ter paranóias e ilusões. Graças ao poder da Viajante e também ao remédio de Capitano as pessoas conseguem se recuperar.É curto mais é bem interessante. E mais uma missão lendária sensacional da Chasca que anda meio perdida depois que Chuychu se foi,ela acaba se deparando com sua irmã Qucussauro que estava atrás de sua cria que foi raptada por um grupo de ladrões pra algum fim. Temos algo bem interessante aqui que os Qucussaurus costumam escolher pessoas pra voar em cima delas e assim eles se tornam guerreiros dessa guarda aérea de Natlan porém algumas pessoas não são escolhidas e sofrem por conta disso se considerando fracassadas.No entanto uma pessoa veio com a proposta de oferecer uma nova alternativa a isso,que é uma mochila a jato movida a Flogisto que resolveria os problemas causados a quem não consegue um parceiro Qucussauro,e um sinal de que as coisa precisariam progredir,e isso acaba sendo aceito pela líder da tribo.Depois que nos engajamos em ajudar a irmã Qucussauro de Chasca e conhecemos a sua mãe e toda a história da Chasca em como ela foi adotada por Qucussauros e depois por humanos e como isso fez ela e sua irmã Sauriana se afastarem. Essa história fala muito sobre família e mostra algo bem interessante dese refletir:ao investigar sobre o rapto dos Qucussauros descobrimos que alguém anda roubando o Flogisto deles pra alguma experiência o que leva a um cientista que criou o projeto das mochilas a jato e que era um daqueles que não foram escolhidos pelos Qucussauro e frustrado ele tentou criar algo que pudesse compensar isso porém ao custo da vida dos Qucussauros que ele começou a desprezar. E ele tinha morrido então alguém estava dando continuidade ao projeto e na verdade quem estava por trás era a líder da vila que estava obcecada pelo progresso em dar a seu filho um sentido de sua vida. É um arco que mostra também como forçar o progresso é perigoso. Além dessa missão temos a oportunidade de conhecer os Mestres do vento Noturno que são uma tribo xamã que costuma tecer a história em tecidos. E também a região perdida Ockanatlan que foi lar do primeiro Arconte Pyro e também a cidade onde os dragões dominavam a terra e essa quest vai mostrar toda a origem da humanidade de Teyvat e um personagem importante que surgiu no fim da quest e tem ligação com nosso saurianozinho que nos acompanhou em toda essa jornada. Essa quest é uma das mais impressionantes do jogo porque tem uma parte que literalmente voamos até ilhas flutuantes nos céus em busca dos maiores segredos de Natlan.



E com isso só resta o ato final que é bem simples,agora a Viajante tem eu Nome Antigo perto de ser completado e nós com Mavuika visitamos locais pra ver se anda tudo certo com as tribos como se fosse uma preparação pra despedida dela e também vemos que várias almas do Reino da Noite se perdem e até desaparecem como o casal de Tepletissaurus que sacrifica a própria existência como almas pra proteger sua cria.Depois disso chegou a vez de Mavuika e Viajante sozinhos irem contra o Abismo e vamos ao encontro do Lorde da Erosão que usa o poder dos Arcontes Pyro e fala usando as vozes deles pra tentar fazer Mavuika fraquejar porém nossa arconte é braba. Uma coisa muito legal é que enquanto atravessamos  o local recebemos a ajuda de várias pessoas que encontramos tanto na quest principal quanto nas sidequests,isso é muito legal,é uma recompensa única pra quem completou,então temos a real filha da mestra da Xilonen,temos a garota que nos acompanhou em Ocklanatlan e o mais importante a Chuychu também. E a luta épica contra o dragão o Viajante desperta seu poder Pyro mas ainda assim não foram páreo pra ele,e nesse momento a Chama Sagrada do estádio se apaga. Eis que em uníssono todo o povo de Natlan começa a orar e clamar pela Esperança, o Nome Antigo da Viajante despertando seu real poder e assim junto com Mavuika o dragão é derrotado e finalmente a luta que dura 500 anos chegou ao fim. E o fechamento foi com chave de ouro porque o Viajante se torna uma lenda em Natlan tendo uma festa feita só pra ele. Além disso ele ganhou uma grafite especial só dele.mas a história não terminou porque a Mavuika ainda vai se sacrificar e queremos impedir isso.



Em Ockanataln junto a Citlali percebemos que pra Mavuika quebrar as regras estabelecidas pelo contrato entre Xbalanque e Ronova ela precisa oferecer sua vida e assim conseguindo uma proteção as Linahs Ley por pelo menos uns 200 a 300 anos e Mavuika faz isso sem hesitação pois ela pensasse primeiro nas próximas gerações e não nela,mesmo que Citlali e Viajante queriam que Mavuika pense mais em sí mesma. Só que a Dama da Noite revela que teremos um convidado muito especial,e ele é o Capitano que ficou fora de vista durante um tempo e ele conversou com a Dama da Noite no final do capítulo passado. E aí que vemos a nova resolução do Capitano,com um acordo feio com a Dama da Noite ele oferecia sua imortalidade pra dama da Noite fundido sua alma a ela e ao mesmo tempo quebraria a regra de Ronova obtendo a vingança já que foi ela que deu a maldição. Essa era uma situação que Ronova não poderia recusar,ou ela mudava a regra ou ele faria isso a força então foi xeque-mate.Capitano revela que seu coração foi modificado pra abrigar almas e assim ele abrigou diversas almas que seriam perdidas de seus compatriotas Khaerianos e com essa resolução ele finalmente poderiam libertá-las pro Reino da Noite e com isso ele senta no trono de Ockanatalan num desfecho épico restaurando a imortalidade da Dama da Noite evitando que Mavuika morra porque Natlan precisa de uma líder capaz de fazer a Nação caminhar pro futuro.Sensacional. E depois de algum tempo a paz retorna a Natlan.Mavuika relata tudo que aconteceu depois do fim. agora que Natlan é uma terra de paz as pessoas de Natlan podem ir explorar o mundo de Teyvat já que as Linhas Ley foram restauradas.Esse é um detalhe sensacional do jogo,depois de finalizar essa missão de Natlan podemos agora ver vários dos personagens de lá em diferentes nações algo que não tínhamos antes.Agora a Peregrinação foi reformulada pra se tornar uma simples competição de força pra mostrar orgulho e crescimento da população. E agora foi criado um memorial em nome dos quase 2 mil mortos durante o último conflito com destaque pro Capitano entre eles. O Viajante presta respeito.Mas o fim desse arco fecha com chave de ouro quando ao passar pelo estádio Viajante e Paimon se deparam com um contador de histórias que recebe a visita de várias crianças que querem ouvir uma história.ele conta a história de Viajante e como ele e Mavuika conseguiram deter as forças do Abismo e isso acaba servindo de inspiração pras crianças que anseiam em ser como ele,quando crescerem.É a cereja no topo do bolo




Com o fim da quest de Natlan temos a missão lendária da Mavuika que serve como epílogo do arco em sí,nele a Citlali tem uma previsão de que Xbalanque vai voltar e isso gera uma comoção enorme. Junto com Mavuika encontramos vários personagens do jogo e agora Mavuika sem aquele peso nas costas consegue sorrir e brincar mais com os outros. Com o próximo torneio chegando a expectativa que Xbalanque apareça é alta e Kinich se sagra campeão. E quando todos se perguntam onde Xbalanque está eis que Mavuika finalmente o encontra, ele tinha incorporado na pele de um menino bem fraco e por isso não conseguiu passar nem dos 20 primeiros. Numa conversa com Mavuika ele conta que está ali apenas por um dia como parte do trato feito com Ronova onde ele regressaria se o plno desse certo pra ele ver o que aconteceu na Natlan no futuro e avaliar sua atual Arconte. Xbalanque chama Mavuika pra um lugar onde as restrições fisicas não estariam impostas pra ter uma luta pra valer com ela.Com isso ele fica satisfeito confiando a el o futuro da nação e como despedida Mavuika faz uma tour com sua moto Flamestryder com ele onde o mesmo fica surpreso pois coisas como a Flamestryder não existia até eles voltarem pra Povo as termas e Xbalanque ir pro Reino da Noite. E assim Mavuka e todos celebram o fim do torneio com festa.



A única crítica aqui é que por algum motivo o Coletivo da Fartura ficou de fora da história principal bem como o Sauriano de lá ajudando o Viajante.Talvez tenha algum motivo?pode ter mas é bem estranho.Curiosamente precisamos completar todas as quests das tribos pra ganharmos um ítem que permite ao Viajante Pyro ter acesso as suas Constelações e isso significa que só teremos a sexta assim que tivermos acesso ao Coletivo da Fartura que parece ser coisa da 5.5 em diante. E com isso ficamos com as reflexões sobre Natlan uma nação que mistura o moderno com o antigo que faz parte de toda a temática desse arco onde todas as gerações tem sua importância,aqueles que contruíram as bases no passado,as pessoas vivendo no presente construíndo o caminho pro futuro,é um dos temas mais sensacionais trabalhados em Genshin Impact. A exploração do jogo tá melhor do que nunca,uma mudança radical nesse ponto tanto com os Saurianos quanto os personagens de Natlan que também dispõem da mesma habilidade,a Mavuika é uma persoangem incrível que sacrificou o tempo com sua família, viu companheiros falecendo no meio do caminho,tinha uma batalha interna pra não fraquejar como vimos na sua animação,não pensa duas vezes em dar sua vida pelo bem do povo,é bonita,é carismática. e tudo isso é impossível não se cativar com a luta dos natlanianos contra o Abismo algo que durou séculos,culturalmente uma da nações mais ricas do jogo,e a trilha sonora tá incrível com várias músicas cantadas,muitas delas invocam o hino de guerra, foi bem prazeroso ver a união do povo de Natlan,a demonstração máxima do que é ser patriota.Com novas mecânicas,personagens incríveis e paisagens belíssimas com estupenda direção de arte Natlan é uma das melhores nações de Teyvat.


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