A imaturidade do Fandom de Tokusatsu. Mostrando como as pessoas que gostam de Tokusatsu não conhecem Tokusatsu e como a nostalgia excessiva afeta nosso julgamento
Eu já fiz diversos artigos explicando coisas de Tokusatsu porque estamos em 2022 e ainda temos brigas entre gerações de fãs que nunca tem fim.E apesar de reconhecer que muita gente fez um bom trabalho em romper a barreira do preconceito com séries novas fazendo as pessoas se interessarem pelas séries,a forma como o Tokusatsu é abordado não é suficiente,porque ainda é muito superficial,e é necessário mais pessoas que tenham um conhecimento muito mais amplo de Tokusatsu seja em pesquisar e entender quanto assistir e conhecer mais a fundo essas produções que tanto amamos.Desde que eu passei a adotar a filosofia de tentar entender e compreender a essência daquilo que eu tanto gosto,o meu julgamento melhorou bastante,fazendo cometer menos erros,e acertando mais,as vezes nem preciso ler entrevistas de produtores porque se você compreende o que a série é,você consegue chegar mais facilmente na idéia dos criadores. a falta dessa compreensão das coisas faz com que as famosas brigas e discussões sempre aconteçam porque ninguém tenta entender,na verdade eles querem que as coisas só sejam feitas do jeito que eles acham ser bom. E aí nada muda.
Um dos grandes problemas do pessoal que vem da geração da Manchete e que ficou longe do Tokusatsu e se depara coma grande diferença entre as séries costuma soltar coisas sem nem realmente conhecer sobre o que tá falando.Eles acreditam que as séries que vimos na rede manchete são o padrão das produções antigas e os produtores malvados resolveram mudar porque eles obviamente são malvados e querem destruir o sonho das crianças,ainda mais se tratando de Japão,ainda que fosse o ocidente onde vemos mudanças grotescas em certas coisas tudo bem mas aqui temos um país que respeita tradições e dá toda uma continuidade nas suas produções. Então por mais que tenha Kamen Riders de todo tipo de temática,desde videogames,fantasmas,carros seja o que for eles ainda respeitam a idéia do conceito do herói que é se tornar o mal pra combater esse mesmo mal.Do seu poder ser um fardo.Então existe um peso muito maior em ser um herói que os outros e isso continua sendo respeitado até hoje. O que acontece assim como em qualquer produção cultural e em qualquer época,seja música,HQs,Mangás,anime,os conceitos,referencias,os gostos das pessoas vão mudando conforme as gerações e isso as pessoas não conseguem aceitar de jeito algum,como se as séries tivessem que se adaptar a ele e não o oposto.E essa mudança é necessária numa franquia de décadas de duração,porque senão ela morre. E temos que parar de romantizar excessivamente essas produções,devemos valorizar as histórias e as pessoas que viriam mas empresas não fazem caridade,elas querem dinheiro e se for necessário irão mudar pra se adaptar aos tempos.
Então me deparo com coisas como num vídeo sobre um dublê de Shaider sempre tem comentários do tipo "por isso que não gosto das coisas atuais,tudo antigamente era feito na raça e não esse monte de CG" como se hoje em dia os produtores não tivessem trabalho nenhum só porque boa parte da produção usa efeitos em CG. Eu aposto que muitos produtores daquela época iram adorar ter a tecnologia que tinham hoje que facilitaria suas vidas já que gravar não é uma parada fácil,antigamente gastava tempo e dinheiro pra fazer as coisas,e tanto é que Tokusatsu é o tipo de produção que mais recicla cenas de ação que existe.E muita gente fala com desprezo do uso de CG dizendo que fica falso sendo que produções de Tokusatsu são sempre de baixo orçamento e o que mais tem é efeito e truques pra tentar enganar o espectador. Ou vai dizer que você sendo criança não percebia que a armadura do Jaspion era emborrachada nas cenas de ação e cromadas nas cenas paradas?que você não percebeu que no golpe do Blue Flash era uma foto sobreposta na imagem?Que os caças das patrulhas dos Ultras eram todos maquetes?e isso é por causa da nostalgia,ela nubla totalmente a sua visão.E é meio bizarro eles acharem que era legal as coisas serem feitas na raça sendo que o maior ídolo deles,o ator Hikaru Kurosaki que interpretou o Jaspion era contra as altas cenas de risco que os dublês passavam.Inclusive um deles que vestia o traje da Change Mermaid(sim era comum homens vestirem o traje das personagens femininas nas cenas de ação) ficou paraplégico após uma cena pesada em Exceedraft. Existem muitas nvas regras impostas pelos governos das cidades japonesas que restringiram o uso de efeitos práticos e muitos deles causavam danos aos atores conforme relatado pela Sayoko Hagiwara que na época trabalhava como modelo e se machucar era prejudicial nesse seu outro trabalho. O pessoal não enxerga do ponto de vista dos negócios e trâmites do mundo real.E isso não significa que não existam cenas bem coreografadas de ação,elas também ainda existem e são muito boas,basta ver qualquer filme dirigido por Koichi Sakamoto como o próprio Space Squad. As explosões reais também existem mesmo com uso de CG.
A mesma coisa ocorre com aquela velha questão de que as séries estão mais infantis que as antigas e as pessoas não entendem porque eles acham que todo Tokusatsu antigo era igual da década de 80.E como eles não viram nenhuma série antes,da década de 70 ou de outros estilos eles acham que sabem tudo de Tokusatsu e afirma isso sem nem pensar porque as séries mudaram.Como eu já expliquei diversas vezes Tokusatsu é feito pra um público alvo específico e o tom da série muitas vezes é determinada pelo público alvo,por quem trabalha nas séries e se era ou não permitido nas TVs.Hoje em dia é fato que existe uma censura muito forte nas TVs nos programas infantis porém na época onde tudo era liberado a gente via certos excessos que não é questão de censura,mas de bom senso. Como os produtores viam do cinema eles não tinham muito tato na hora de fazer um programa infantil e muitas vezes eles passavam do ponto como em Winspector onde tem um episódio que mostra claramente uma bolsa cheia de drogas.Ou crianças portando armas e apontando pra adultos e entre outras coisas bizarras.E como o público alvo são as crianças e obviamente coisas mais infantis são mais identificáveis com elas.A prova maior disso que os programas mais infantis sempre é o que fazem mais sucesso.Aqui o Black é idolatrado e o RX menosprezado porém no Japão o RX deu mais audiência e fez mais sucesso que o Black e muito disso por causa do estilo mais infantil da série,isso é fato.Historicamente programas que eram muito sérios sempre forma um fracasso de audiência,ou não deu tanta audiência. Patrine/Potrine que é uma série menosprezada por muitos no Brasil por seu estilo cômico deu muito mais audiência e fez mais sucesso que o Jaspion,tanto que é aclamada até hoje. Changeman e Flashman fizeram um sucesso enorme no Brasil graças ao drama porém a série mais popular no Japão é menosprezada no Brasil por ser mais cômica e infantil que é o Zyuranger.Aqui o ranço com ela é tão grande que tem aqueles que dizem que o Power Rangers é melhor,mesmo mitos menosprezando Power Rangers por quase os mesmos motivos dessa série. Curiosamente Changeman e Flashman eram séries mais dramáticas que as outras porque na época os produtores queriam expandir o público porque na verdade o Super Sentai por essência é mais similar a GoggleV que elas no tom e é assim com Gorenger que fez muito sucesso com suas charadas e monstros totalmente cômicos.Já JAKQ quis ir pro lado mais sério e até violento e acabou sendo um fracasso de audiência.E o que eles tentaram fazer pra salvar?diminuíram drasticamente o tom dela pra se parecer mais com Gorenger e deram um aspecto mais cômico pra ver se salvava,mas era meio tarde. O Metalder foi pro mesmo caminho. E curiosamente uma das séries mais longevas e de sucesso foi Robocon que tinha um estilo tirado do famoso Doraemon,que era um robô amigo de crianças e com pegada bem infantil e teve mais de 100 episódios.Inclusive muitas série infantis sao da década de 70 e 80 o que acaba com o argumento que o Tokusatsu é mais infantil hoje porque o mancheteiro xiiita não conhece outros gêneros e série de Tokusatsu como a Fushigi Comedy dos anos 80 e 90 e séries avulsas que poderiam fazer parte dela como 5 nem 3 Kumi Mahou Gumi protagonizado pela grande Machiko Soga(a Bandora/Rita Repulsa),o próprio Robocon,todas criadas pelo Shotaro Ishinomori. Inclusive o brasileiro simplesmente ignora séries como Machineman e Byclosser,séries com pegada muito infantil em plena década de 80.O próprio Kamen Rider Super-1 que veio antes do Black tinha muitos muito mais infantis como o monstro sabonete que ficava se esfregando pra transformar as pessoas em espuma com a que ele produzia.Então o Tokusatsu só segue tendencias. E pra quem fala que os ultras eram diferentes só tem os que passaram no Brasil como referencia porque tanto séries como Tarô e Ultraman Leo tinham episódios com histórias mais ingênuas e infantis.Então a pessoa se pergunta:por que os Kamen Riders são tão diferentes do Black?porque hoje meu filho,as crianças tem tudo quanto tecnologia a seu alcance,ninguém mais se interessa por um pião de madeira quando se tem um Blayblade repleto de u design arrojado cheio de efeitos de luz e som então quanto mais chamativo for o visual melhor.E agora a Toei descobriu a fórmula do sucesso perfeita coma franquia porque a grande dificuldade é agradar um público mais velho e infantil ao mesmo tempo,algo que séries antigas não conseguiam com muito sucesso as aqui eles seguiram bem e isso ocorreu com a polêmica de Hibiki que era considerada muito violenta e assustadora pra crianças fazendo associações de pais se mobilizarem então a Toei tentou buscar uma forma de amenizar isso trazendo mais elementos que agradassem as crianças sem afastar o público de mais idade que conseguiram conquistar.E Kamen Rider Den-O deu a dica perfeita pois sua fórmula mais cômica foi certeira,a série tirando o primeiro Kamen Rider é a mais popular de todos os tempos no Japão graças a comédia e o drama mesclados e adivinhem,essa série também é menosprezada no Brasil entre fãs dos Heisei Riders por conta do tom. Mas lá ela serviu de molde pra mudança definitiva das séries a partir de 2009 com o Kamen Rider com a presença maior de comédia,mais colorido,e com armas e acessórios com mais cara de brinquedo pra chamar atenção das crianças enquanto as tramas continuavam profundas e densas pros mais velhos.Assim um Rider que pareceria ridículo aos olhos das pessoas como Kamen Rider Gaim cuja temática são armaduras samurai com temas de frutas esconde uma trama densa,dramática e repleta de reviravoltas assim agradando os dois públicos e isso funciona tão bem mas tão bem que Kamen Rider é hoje a franquia de Tokusatsu mais vendida do Japão conseguindo até rivalizar com Dragon Ball e Gundam dois monstros dos animes.E isso é mais importante que sua nostalgia ó mancheteiro intolerante,porque as séries não são feitas pra você e sim pras crianças.Ou você se adapta ou não assiste.Simples assim.E se um galo roqueiro pode em Changeman porque Riders com armaduras de frutas(algo bem justificado na série se você achou gratuito demais) não pode?
E com isso finalizo aqui,espero trazer alguma luz aos olhos das pessoas pra cada vez ver menos coisas como alguém em um vídeo dizer que não enxergou evolução no Tokusatsu porque eles são voltados pra quem sempre foram destinadas e agora encontraram o equilíbrio ideal pra agradá-las e essa rage desnecessária que existe.E também opiniões de pessoas que são mais infantis em seu modo de pensar que as séries que eles mesmo criticam. Eu sou da época da Manchete e eu consigo me adaptar as séries atuais e até séries que não eram da minha época como dos anos 70 que tem uma tecnologia e uma trama mais simples comparado o que é feito hoje.E eu sei aproveitar o melhor de cada época porque o que não falta é série e cada década dá um sabor diferenciado pra cada um aque você só tem que saber degustar corretamente.
Comentários
Postar um comentário