O curioso caso de Kabutack e Robotack: analisando as polêmicas das duas séries Metal Heroes e entendendo sua razão de ser

 



Kabutack e Robotack são séries mio controversas,ao menos no Brasil. Talvez porque aqui as pessoas colocam a franquia num pedestal e quando uma série destoa tanto daquilo que eles estão acostumados elas já são consideradas o patinho feio da franquia e até algumas histórias começam a ser inventadas a seu respeito então aqui a gente vai tentar entender qual a idéia da Toei por trás dessas séries.








Segundo informações que existem por aí o Super Sentai tinha mudado de horário em 1997 pras manhãs se Domingo as 7:30 logo antes dos Metal Heroes que vinham logo depois e esse horário dele era desde metade do Jiban mais ou menos.Eles não queriam que duas séries com o mesmo estilo estivessem nas mesmas faixas de horário então pensaram em alterar o estilo das séries que mais tarde seriam conhecidos como os Metal Heroes. No ano de 1996 e 1997 Pokemon estava fazendo um sucesso enorme entre as crianças que traziam monstrinhos companheiros das crianças.O Tamagochi que era uma espécie de portátil onde você cuidava de um monstrinho digital também fez muito sucesso,inclusive aqui no Brasil. A Toei já tinha séries onde robôs fofinhos eram amigos de crianças. Eram séries de sucesso na década de 70 e 80 começando com o popular Ganbare!! Robocon criado por Shotaro Ishinomori(como 99% dos Tokusatsu da época) que foi lançado em 1974 e durou até 1977 com um total de 118 episódios o que mostra a imensa popularidade da série na época e sim amigo mancheteiro,séries com pegada mais infantil já existiam nos anos 70(pra aqueles que insistem que Tokusatsu se tornou mais infantil na atualidade,isso definitivamente não é verdade). ele foi seguido de Guruguru Medaman em 1976,Robot 110-Ban em 77. Após isso esse tipo de temática entrou em hiato até que a Toei criou o chamado Fushigi Comedy Series,uma grade de series de Tokusatsu aos domingos mais voltadas as crianças e duas séries de robozinhos surgiram ali o Robot 8-chan(leia Ha-chan) de 1981 e Batten Robomaru de 1982. Depois eles mudaram o conceito pra criaturas amigas de crianças. Então os executivos da Toei vendo isso imaginaram que reviver esse tipo de história poderia ser o momento perfeito aliado ao estilo das produções daquela grade de horários(aproveitando talvez que o jogo de Pokemon trazia combates entre monstrinhos),então podemos dizer que Kabutack é um herói Metal Hero com elementos de séries de robôs amigos de crianças e ele possui a característica única que é ativar um modo de batalha onde ele fica com um visual mais sério e arrojado como se fosse no mesmo estilo das séries que passavam na época. Porém apesar de Kabutack possuir alguns combates com direitos a explosões,armas e efeitos tradicionais ele tem uma pegada e vibe mais similar ao das produções de robôs com muitas vezes eles decidindo duelos com seus inimigos em competições esportivas e coisas do gênero,sem armas letais visando eliminar monstros.





Você deve estar se perguntando porque eles iriam tão longe e a resposta foi dada pelos motivos acima porém existe uma outra razão mais profunda: na verdade a franquia Metal Heroes não existia até 2005 quando a Toei decidiu oficializar formalmente como tal então naquela época essas séries eram apenas produções avulsas como eram Kikaider e Inazuman,não tendo uma similaridade visual como ocorre com Super Sentai,Ultraman e Kamen Rider,eles apenas seguiam os conceitos que fizeram sucesso,como as armaduras tecnológicas de Gavan mas a gente percebe o porque da Toei classificar todas essas séries,até aquelas mais distantes de Gavan ou Juspion,porque em comum tem o fato de todos terem armaduras de "metal" mesmo que não seja super tecnológicas como os casos de Jiraiya e Blue SWAT então dá pra entender porque eles agruparam tudo isso como uma franquia e o caso de Kabutack e Robotack é a mesma coisa,eles possuem diverso elementos dessas séries que seguiram mesmo com vários elementos totalmente atípicos neles. Caso o Metal Heroes fosse de fato uma franquia era muito provável que séries como Jiraiya nem sequer existissem  e todas seriam nos mesmos moldes dos Uchuu Keiji pra que elas adotassem um  padrão visual e de conceito similar tal qual ocorre com as franquias Kamen Rider,Ultraman e Super Sentai. E sobre a dupla não ser incluída em produções envolvendo os Metal Heroes,a resposta é bem simples,como Kabutack e Robotack não são personagens com armas letais como seus antecessores por justamente serem séries mais infantis e cômicas eles não seriam muito adequados pra estarem junto com os demais. Talvez por isso que Poitrine foi adicionada no filme Movie Mega Wars Ultimatum de 2012 como o sonho daquele vendedor de roquinhas da série Wizard que queria virar uma garota mágica e ele se transforma na Poitrine dentro daquele sonho. A Poitrine é uma personagem de comédia,inadequada pra um crossover de ação real e séria. Eles até poderiam reformular a personagem mas isso tiraria sua essência. Por isso que a dupla ficou de fora tanto do Super Hero Taisen Z quanto do Space Squad.





E com isso a gente pode desmentir um boato totalmente infundado que surgiu por aí que a franquia Kamen Rider teria voltado porque Kabutack e Robotack tentaram inovar demais e foram fracassos o que está longe de ser verdade. Acontece que na época Shotaro Ishinomori havia falecido e a Toei decidiu que seria legal fazer uma homenagem ao autor colocando algumas séries das mais famosas dele no horário que os Metal Heroes ocupavam e aproveitando a idéia do Kabutack e Robotack eles provavelmente pensaram em seguir criando um sucessor de Robocon(e não remake como muitos afirma já que os dois robôs  fizeram um filme crossover)com a série Moero!! Robocon em 1999. No ano seguinte eles tiveram a idéia de seguir com a homenagem trazendo de volta o Kamen Rider com Kuuga que o próprio autor estava elaborando antes de falecer. Querendo trazer a realidade a série,eles decidiram produzir Kuuga. Porém o sucesso de Kuuga foi tão gigantesco na época que a Toei decidiu repetir a dose com Agito e com a resposta positiva eles sentiram que era a hora de trazer a franquia Kamen Rider de volta com uma nova roupagem e trazendo elementos das séries Metal Heroes que estavam naquela grade de horário. Ou seja,foi uma coincidência Kamen Rider ressurgir porque Kuuga era pra ser só uma série como forma de homenagem mais que deu muito mais retorno a Toei do que e ela estava esperando então eles decidiram reviver Kamen Rider oficialmente. Talvez se isso não tivesse ocorrido talvez eles fizessem um remake de um Kikaider,Inazuman ou talvez trouxessem Hibiki de forma diferente já que ele também era um herói protótipo cujos conceitos foram elaborados por Ishinomori antes de falecer.



E pra finalizar muitas pessoa sentem um desejo de um revival da franquia Metal Hero porém eu digo de antemão que seria impossível isso acontecer,porque Metal Hero era um conceito típico de sua época e que agora não cabe mais naquele formato que a gente conhecia. Se ele fosse revivido a franquia sofreria uma reformulação pra ficar igual os heróis atuais tal qual Kamen Rider,Super Sentai e Ultraman,porque a época e tendencias é o que ditam o que funciona pra cada época. A única forma dos Metal Heroes apareceram igual conhecíamos foi focar em produções adultas como foram os filmes Next Generations e Space Squad. E vendo que Space Squad até agora não teve uma continuação desde 2018 mostra que nem o público parece estar interessado nessas produções(ainda existe uma resistência do público japonês em consumir algo que não é considerado adequado a sua idade,daí o motivo de mangás possuírem diferentes demografias ). Ou talvez com produções adultas como GARO mas aí roda aquela inocência seri perdida e se tornaria algo muito diferente também,GARO funciona porque ele de fato trouxe o Tokusatsu pra algo mais pé no chão de acordo com seu público.




E com  isso eu espero ter desmentindo alguns mitos e ter com esse artigo feito as pessoas compreenderem porque Kabutack e Robotack serem tão diferentes e porque eles são considerados Metal Heroes(lembrando que eles fizeram crossover com B-Fighter e B-Fighter Kabuto em um filme) pois a minha filosofia e a do blog é a total compreensão daquilo que gostamos em sua essência.Existem raws de Kabutack e Robotack por aí,o único método de vermos estas duas séries enquanto ninguém legenda

Comentários

  1. Muitos apontam a coincidência da Toei criar Kabutack ao mesmo tempo que a insanidade Beetleborgs era exibida nos EUA e até tem a suposição estúpida de que a Saban influenciou a mudança nos metal heroes.Na verdade foi apenas uma idéia retardada onde algém quis criar um tipo de "Gosebumps" mais infantil,e então o "gênio" pensou que disfarçar como uma adaptação de B-Fighter seria a melhor maneira de alavancar seu projeto(dizem até que os dublês japoneses detestavam trabalhar em B-Borgs).

    ResponderExcluir

Postar um comentário