Analisando a nova estética visual de character design e gráficos do KOF XV e como isso impactou positivamente nos personagens e no visual geral do jogo
The King of Fighters XV chegou e já chamou atenção com uma gameplay bem divertida que tá atraindo até mais gente do que eu pensava. Mas o que mais chamou atenção pra mim é a parte visual que deu uma vida nova aos personagens. A primeira coisa que vou analisar é o visual dos personagens individualmente e também vou falar do aspecto visual também. O character design é o Tomohiro Nakata e tenho que bater palmas pra esse homem porque a SNK tem um dom pra fazer personagens carismáticos e com visual sensacional e a tarefa de atualizar e mudar personagens e deixá-los ainda mais interessantes não é fácil embora algumas coisas façam alguns chiarem mas pra mim isso é pura frescura porque o homem acertou em absolutamente 99% dos visuais dos personagens.Street Fighter V foi um jogo que acertou 100% nesse aspecto e KOF XV seguiu os passos deste jogo.
O primeiro deles é o Kyo Kusanagi que na XIV foi alvo de muitas criticas por parecer um cantor de KPOP e Nakata vendo isso deu ao Kyo um visual que o deixa bem parecido com seu design original ao mesmo tempo que moderniza o personagem,ele ficou bem parecido com sua versão 2003 o que é bem legal.A mesma lógica vai pra Iori seu arquirival que tem aquele visual estilo visual key japonês mas desta vez sem o visual escolar mas note que o uso das cores e do estilo das roupas faz ele lembrar o visual clássico dele com o sobretudo preto com a lua estampada nas costas e a calça vermelha.O Iori tá muito estiloso e pra mim é o melhor visual dele de todos os tempos e compensa a sacanagem que fizeram com ele em KOF XII e XIII e no XIV. Esse é o Iori de verdade,cuja imponência e estilo te fazem querer jogar com ele apenas por causa disso aliada a sua personalidade. Já a Chizuru teve apenas uma atualização na sua roupa que era bem anos 90 e agora foi modernizada. Chizuru continua muito elegante e sua roupa combina com seus movimentos performáticos.
Terry Bogard voltou ao normal.Eu sinceramente não curto muito a idéia de terem feito o personagem adotar o visual de Garou e terem voltado atrás mas isso também era culpa do KOF XII que tinha a intenção de trazer nostalgia aos personagens de FF e AOF das KOfs 94 e 95. Só que na XIV tentaram fazer o Terry com um visual atualizado lembrando seu estilo clássico que não deu certo e ele ficou parecendo um caminhoneiro. Agora o Terry segue uma lógica similar a seu visual do KOF 98 até 2002 que é deixar sua aparência menos anos 90 possível e aqui não é diferente. A mudança de massa muscular deixa Terry realmente imponente,com aquele ar de um lutador lendário e agora você vê muito ais o Terry fazendo suas poses tradicionais segurando o boné.O visual Garou é o destaque pois refizeram todas as animações onde el segura o boné,é algo incomum em roupas alternativas que mudam radicalmente a aparência do personagem,pois o comum é usar as mesmas animações mesmo se o personagem não possuir o objeto(no caso o boné do Terry). Andy Bogard ficou bem interessante,ele ganhou nova vida depois do que fizeram com coitado na XIV. Ele ta bem mais forte e imponente e agora não dá pra criticar o gosto da Mai por homens(rs) e sua roupa é minha favorita de todas as KOFs e sabiamente a mantiveram nesse jogo. Já o Joe jogaram fora aquele magrelo da XIV e trocaram pra um Joe que lembra mais a sua versão de Real Bout,ele ficou mais forte e de fato lembrando muito mais o Joe que conhecemos
Ryo Sakazaki está simplesmente incrível aqui.Aumentaram sua massa muscular e seu rosto pro Ryo ficar mais similar a seu conceito inicial que é ser inspirado no Kenshiro do Hokuto no Ken que era um homem musculoso e com cara de poucos amigos que assustava com sua imponência.Bem vindo de volta Ryo.Eu só queria sua pose da KOF 96 de volta e o golpe CD dele deveria ser como na 2002 que é mais estilo Hokuto no Ken. Robert Garcia,o italiano com sobrenome de mexicano volta e finalmente ele se libertou de algumas coisas meio chatas com ele recentemente como parecer um clone do Antonio Banderas no NGBC. E ele finalmente se libertou de seu cosplay de Steven Seagal e agora parece de fato um cara italiano tanto na roupa como no visual geral com sua barbicha. E a King tá fantástica.O conceito da King é bem interessante mas eu sempre achei que faltava algo nela e ela era masculinizada demais.Obviamente no AOF fazia mais sentido porque foi uma surpresa descobrirmos que era uma mulher mas agora com el apaixonada pelo Ryo e fazendo parte do Womans Fighters team muitas vezes isso não faz mais sentido em KOF. Faltava algo e isso é o charme. A idéia por trás do arquétipo da King é ser andrógena que não é uma mulher parecer um homem como todo mundo acredita mas sim de unir características femininas e masculinas. Eu sempre achei que ela tinha dificuldade nisso porque o conceito é a personagem ter aquele charme galante masculino enquanto mantém a delicadeza,elegância e delicadeza feminina que deixa até as garotas coradas.Esse tipo de personagem é muito comum em anime. Em XV Nakata foi sensato e manteve a mudança da King e ela não precisou de grandes mudanças porque ela foi um dos poucos acertos de design do XIV tanto o cabelo com aquela mecha de lado quanto o acentuamento das curvas dos eu corpo pra dar a ela as características mais femininas que ela precisava enquanto mantém o charme masculino e aquela rosa que ela joga na pose de vitória resume bem isso. Eu fiquei mais fã da King graças a essa simples mudança pois deixou ela incrivelmente atraente pra mim.
Em seguida temos a Leona que eu sempre achei uma personagem sensacional tanto em conceito,características e história,personalidade mas que eu nunca gostei daquele visual dela onde ela pega uma calça militar e enrola até as pernas.Eu achava muito simplório pro tipo de personagem que ela era.E aqui eles atualizaram o visual militar dela e da sua equipe toda pra todos ficarem combinando e ainda sim mostrar suas individualidades. E o novo visual da Leona trouxe sensualidade o que muita gente pode dizer que não mas sempre existiu de certa forma afinal qual min de exército com as coxas de fora você vê por ai? a roupa dela é uma calça militar bem style e uma camiseta amarela que anda mais é que o que toda mulher de exército usa por baixo do uniforme e é exatamente daquele jeito mesmo. A Leona com isso ficou estilosa como o Heidern é ao mesmo tempo que tem uma imponência em contraste com um lado mais acalorado que a personagem exibe graças a mudança que seus companheiros trouxeram. lembrando que a Leona é uma personagem estóica e que age como soldado no sentido literal então ela está o tempo todo informando a missão.Não é a toa que o SNK Heroínes traduziu perfeitamente como seria o comportamento dela com roupas vergonhosas onde ela é a única que nãos ente vergonha porque ela se comporta como soldado só centrada na missão. Ralf tá melhor que nunca com seu estilo Rambo e aqui você sentiria medo de encarar o homem com uma camiseta branca,sua bandana característica.Eu sempre achei o Ralf um personagem bem bruto mas o seu visual não passava tanto essa brutalidade,talvez prque KOF tentava ser mais realista do que um Fatal Fury em 2D e agora com sua massa muscular enorme (mas não exagerada como na XII e XIII) ele agora passa muito melhor essa brutalidade que antes O Clark segue o mesmo conceito dos dois mas ele usa uma camiseta esportiva.Isso porque Clark luta Wrestling. Aparentemente ele foi um algum momento da sua vida conforme o próprio diálogo com Antonov mostra. E o mesmo dito sobre a aparência física do Ralf vale com o Clark
Athena Asamiya se redime do visual horrendo da XIV,rapaz,o que fizeram com ela naquele jogo?Agora ela tá com mais estilo Idol ao mesmo temo que mantém a roupa chinesa de praticante de artes marciais já que o conceito da Athena é ser uma Idol e lutadora,ela tá super fofa aqui.Nos últimos anos eles tentaram trazer a vibe da Athena do jogo Psycho Soldiers com roupa de colegial e visual mais fofinho dando impressão de ser muito nova,quase uma loli e agora eles recuperam o conceito original dela pra KOF A Mai mantém a sensualidade aliada a beleza tradicional japonesa e Mai é Mai,eu acho que e eles sempre acertaram com ela nos jogos. A Yuri era uma personagem que não me chamava tanta atenção,ela é a tipica personagem molecona com personalidade forte que é bem carismática.Aqui em KOF XV a Yuri tem um jeitinho mais kawaii em suas expressões o que deu mais charme a personagem e colocaram sua trança de volta sem ser tão comprida quanto era antes. E também tiraram aquele aspecto caricato da KOF XIII que permaneceu no XIV também que fazia até ela parecer mais nova que o normal.
Blue Mary também se manteve como na XIV onde eles mudaram singelamente alguns detalhes visuais como o cinto e os tênis dela,a Mary mantem seu jeitão charmoso de sempre. A Vanessa teve uma mudança polêmica mas eu acho que deu mais personalidade a personagem. Muita gente reclama da calça dela mas aquela calça é uma calça que detetive usa mesmo na vida real então tá condizente.Suas sandálias dão um aspecto meio relaxadão a personagem já que Vanessa é aquele tipo de personagem que gosta de sair pra tomar uma cerveja após o expediente e tem uma personalidade bem alegre. A Luong foi um dos poucos acertos em relação a personagens novos do XIV,e aqui eles potencializaram a sensualidade dela onde vemos suas unhas pintadas,batom, e um estilo que mostra sensualidade e agilidade na medida certa que lembrou como a SNK fazia bons personagens e ela é misteriosa e esperta,ela lembra bastante a Shermie em certos aspectos.
Ash Crimson tem o mesmo conceito da King mas do lado oposto. Tudo que eu disse é válido pra ele só que ao inverso e esse novo visual deixou ele bem estiloso apesar de manterem o cabelo de Penelope Charmosa ou dona de casa da década de 60,talvez seja pra homenagar alguma atriz do passado vai ver. Ele reforça bem a personalidade mais "escorregadia" e debochada do Ash. O Kukri é o personagem de Jojo em KOF(além do Benimaru é claro),quer um personagem que teme estilo mas é bizarro em personalidade?é o Kukri. Aqui mudaram pouca coisa nele. Já a Elisabeth era outra personagem com um conceito bem legal mas faltava algo e era um visual muito melhor que reforçasse o estilo da personagem.Eu nunca curti o visual original dela na XI,na XII mudaram mas não melhorou pra mim e agora nessa versão focou perfeita,tanto que eu passei a gostar da personagem algo reforçado pleos trejeitos e fala dela que passa aquela sensação de nobreza. E aquelas luvas deram um charme assim como o espartilho unida a sua roupa de aristocrata que teve um upgrade geral em relação ao XIII.Apenas uma mudança sútil já me fez gostar de uma personagem,a gente nunca pode subestimar uma mudança de visual.
A Ángel era maravilhosa desde o inicio. O cara era um cabeça da Evoga que a criou baseado nos eu gosto pessoal e ele tá de parabéns.Mas eu achava o sprite dela muto esquisito. Com a mudança do 3D ela ganhou muito em personalidade. Ángel é aquela personagem com personalidade meio felina que tem muito em anime. Já a Kula é um dos poucos erros do Nakata pois ele manteve o visual da XIV e eu acho o design muito feio e preferia original principalmente aquele(corpete?)branco. Infelizmente não veio a roupa clássica dela.E o Krohnen é um caso a parte porque eles simplesmente trouxeram de volta o K'9999 com nome e visual reformulados. Porém eles tiraram toda a influencia excessiva do Tetsuo e deram a ele um visual que remete a seu visual clássico sem parecer o antigo.E ele ficou muito estiloso com o cabelo e o óculos,mantendo sua capa,e sua roupa mais estilo de motoqueiro, O Krohnen foi de longe o maior acerto desse jogo em visual que tem o estilo cyberpunk que a saga NESTS tenta passar.
Já o K' é o mesmo caso da Kula onde ficou bem inferior ao original,e o problema pra mim são essas linhas brancas que dão um aspecto feio a roupa de couro dele porém a idéia do K' lutar de óculos e com aquela pose toda folgada vinda diretamente da XIII ficou sensacional especialmente no Super onde ele atinge o oponente e pega outro óculos e coloca no rosto antes de encher de porrada. O máxima tem uma armadura bem bonita,e com uma luz reluzente que não tinha antes mas o personagem deixou de ser estiloso com isso de parecer muito ciborgue. E tem a piada do chipanzé que pegou. A Whip se mantém como na XIV que não mudou muito em relação as clássicas,no trailer ela parecia ter um rosto feio mas consertaram e ela tá mais bonita.
Ramon se manteve igual era na XIV,eu curto muito essa nova roupa dele com essas estampas de tigre. KOD é praticamente o mesmo também.O conceito deste personagem embora muitos critiquem é algo próprio da luta livre onde existem lutadores chamados Heels que são vilões então Tizoc foi um personagem que tomou uma surra(do Nelson) e com vergonha decidiu ir pro caminho da vilania se tornando um Heel e mudando sua identidade. já com Antonov tentaram melhorar o seu visual genérico embora ele pareça mais o pai da Tina Armstrong do Dead or Alive(o Bass Armstrong) com aquele chapéu de cowboy. Nada que me faça ter algum apreço pelo personagem embora curta a brutalidade dos movimentos dele desde a XIV.
Gato,B Jeennet e Rock se mantiveram iguais no jogo Garou o que é ótimo,Rock bem estiloso e Gato tem várias estampas na roupa bem legai e agora Jenet tem um novo decote nos eu vestido que é prendido por mini âncoras,bem legal esse detalhe.
O Shun'Ei é o tipico adolescente moderno que tem um estilo visual que lembra a moda adolescente de Shibuya(mesmo o personagem sendo chinês),o bairro estiloso e jovem de Tóquio e que podemos ver em jogos como The World Ends With You. Eu curto bastante o visual deste personagem que combina com a realidade do jovem atual. Os fones de ouvido também é parte do lore,Shun'Ei ouve vozes em sua cabeça que o fazem perder o controle de seus poderes e os fones minimizam isso.O Benimaru tem uma blusa chinesa o design dele tem a mesma idéia do Kyo e Iori,ser algo diferente mas que remete ao original.O visal do Beni da XIV era horrível,ele parecia uma cantor de rock dos anos 90. O curioso é que sua pose de luta me lembra mais o Polnareff do Jojo,sua inspiração e agora seu estilo é bem menos andrógeno,lembrando mais o rapaz bonito e galanteador,o seu real estereótipo O Meitenkun é um personagem com um design chinês bem legal e jovial que combina com sua personalidade estilo de luta.
O Heidern segue o modelo do XIV onde eles atualizaram seu uniforme que parece ser bem estilo Snake do MGS,eu gosto bastante do visual dele aqui e agora ele tá bem parrudo dando mais imponência. As duas novas personagens são um show a parte em design com a Isla novamente remetendo a moda urbana de Shibuya(mesmo a personagem sendo chilena,a referencia japonesa é Shibuya) com um estilo de grafite,aquele jeitão bem moleca mesmo,e suas roupas cheios de efeitos de grafite bem como sua máscara que ela usa no Climax e Dolores com um visual estiloso e africano que parece tão único que é difícil explicar.Ela ficou muito melhor que a Master Raven do Tekken 7.
O visual 3D aprimorado junto com capricho na dublagem deu vida nova e personalidade a KOF
E sem dúvida alguma algo que ficou sensacional fora o design das roupas e mudanças gerais foi a parte gráfica bem estilizada no estilo SFV que deu vida nova aos personagens de KOF. Agora podemos ver os personagens em uma nova perspectiva e isso fez eu até gostar de personagens que nem ligava muito. O modo história é o melhor lugar pra isso pois temos uma cena de introdução do seu primeiro oponente por partida onde o narrador o descreve(curiosamente não é legendado) que mostra muito bem a personalidade deles. K' mostra o quanto ele não está muito afim de lutar,Yuri faz várias poses pra câmera,Shermie entra como se fosse uma modelo. E as apresentações especiais também estão presentes aqui quando personagens que tem alguma relação se cruzam. Quando Chizuru encontra Benimaru ela fala que soube que ele andou cantando toda as garotas do torneio anterior o que mostra pros novos jogadores como é o Benimaru,o cara galã,modelo que é amante das mulheres. Quando você vê Yuri conversando com seu irmão e Robert você percebe que ela é bem fofa além do jeitão de moleca e da personalidade forte enquanto Luong tem aquele ar de confiança,sensualidade e seu duplo sentido pra tudo. E isso é mais reforçado pelas frases de vitória mostrando também sua personalidade após uma pode que tem tudo a ver com esses personagens. A SNK tem um dom pra criar personagens carismáticos e charmosos,e tudo que ela precisava era usar o poder da tecnologia atual pra mostrar ainda mais como esses personagens se expressam,agem,coisa que antes era mais durante apenas o gameplay e sí. Essa parte só pra não deixar de fora continua excelente,os personagens tem frases diferentes dependendo da situação que você usa os golpes como num combo em Juggle,durante um Chain Combo ou quando derruba o adversário.Quando o personagem toma um combo imenso ele fala uma frase bem raivosa em alguns casos ou de deboche em outros como a Shermie que te chama de malvado.Eu tive uma certa resistência com a mudança das vozes da maioria dos personagens mas os dubladores novos conseguem passar com perfeição a essência dos personagens e alguns casos que você nem percebe que a voz é diferente como no caso do Iori por exemplo.O mesmo dito nas cutscenes. Talvez as atuações mais fracas sejam de Ryo que mesmo tendo uma voz parecida não passa muito a mesma vibe do antigo dublador. Muitos dubladores se mantiveram no elenco também. O meu destaque vai pra nova voz do Krohnen que tá sensacional.E olha que ele está substituindo um dublador lendário,o Nozomu Sasaki,a voz de Yusuke Urameshi. Um detalhe muito interessante são dubladores de personagens americanos.A voz do Terry tá sensacional principalmente durante os golpes EX,e usando os chain combos,ele mostra que tá bem brabo na nossa gíria. E a voz nova da Mary te passa melhor a vibe de que ela é mesmo uma americana. O Joe é outro caso particular pois sua voz lembra muito mais a voz da FF2,Special e KOF94 do que as atuais(dublado pelo mesmo dublador do Hiei,Noboyuki Hiyama)Tudo isso faz KOF novamente ter personalidade,algo perdido desde KOF XII. É claro que o contra é a reciclagem das animações da XIV que não eram boas e você percebe em alguns golpes que tem uma animação esquisita ou até momentos que nem tem transição ou quando um personagem quica de forma bizarra. Porém é o preço a se pagar prar oferecer um bom elenco de personagens logo de cara algo que faria ela ter que cometer o mesmo erro da KOF XII. E pra finalizar essa parte ainda tem as animações dos bosses que são as mais incríveis que a franquia já teve e me impressionou bastante ver as cutscenes de Otoma=Raga a chefe final do jogo.
Por mais que as pessoas reclamem que KOF XV deveria ser como Guilty Gear esse visual atual é o que mais combina com KOF que não era realista e nem anime,e sim um misto das duas coisas mesmo nas versões 2D. O que não combinava nada era aquele design caricato da XII e da XIII e dos gráficos pobres e sem vida ou cor da XIV. O estilo de SFV que não é nem realista e e nem anime casou perfeitamente,quando eu olho pro Terry e vejo seu rosto e expressões eu logo percebo "esse é o Terry". E o melhor é que o visual não vai ficar datado mesmo que a tecnologia evolua daqui a uns 20 anos porque o estilo permanece bonito,sem estar preso a um conceito de realismo. Um exemplo perfeito disso é o Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster,um jogo de PS2 que com apenas algumas polidas se mantém lindíssimo e não tem cara de datado,ele traduz bem a arte de Kazuma Kaneko com perfeição e quando vemos jogos como FFXII que extrai todo poder do realismo do PS2 ele parece hoje em dia visivelmente datado principalmente com títulos atuais como FFXV e VII remake. Por isso quando vi o trailer de SF6 eu fiquei preocupado porque a gora o jogo decide abandonar todo o conceito estilizado pra algo hyper realista que combinado com a caricatura causa uma sensação terrível de estranheza e que se for como está no trailer vai ficar datado conforme os anos,por isso que eu defendo a estilização que é algo bem mais criativo que ficar apenas no foto realismo,embora ele possa existir também. Outra coisa que é bem criticada são os efeitos porém já me acostumei com eles e até acho interessante eles criarem uma coisa nova e fugir do lugar comum,então pra mim é válido o efeito "Fanta laranja" dos golpes embora eu ache bizarro a lama cromada da Dolores.Por mim a SNK pode reciclar esses modelos eternamente que não irei reclamar. Só peço que pelo menso criem animações novas e melhores se for assim.E espero que ela não pegue a tendencia de sF6 e queira fazer igual dessa vez,melhor se manter onde está que tá ótimo
E com isso é muito bom ver KOF recuperando a personalidade perdida o que mostra que um tapa visual pra deixar o jogo mais atrativo não é algo banal e se mostra muito necessário.Depois disso não tenho vontade de voltar pro XIV nem pra matar saudade.Eu sinto que esse é o KOF que eu conheço e é bom ver de verdade um velho amigo aprimorado.
Comentários
Postar um comentário