Comentando sobre todas as séries de Ultraman e o que elas tem de melhor a oferecer sob o ponto de vista de quem viu todas elas
E depois do Super Sentai e do Kamen Rider é claro que não poderia faltar o Ultraman,aquele que pavimentou o Super Herói de Tokusatsu. Ultraman de forma similar ao Superman representa o símbolo da esperança,de um alienígena que vem de longe prestar auxilio e aprender a amar nosso planeta e nos ensinar a sermos pessoas melhores. Com uma idéia nova Eiji Tsuburaya uniu os gêneros Kaijuu e Super Herói e criou um novo conceito onde ao invés de termos a humanidade se virando pra lidar com Kaijuu temos um herói gigante pra nos ajudar.A franquia tal qual o Super sentai e Kamen Rider é bem consistente com muitas séries boas e outras tendo seus problemas ou não tendo nada demais mas é difícil ver coisas realmente ruíns feitas com Ultraman. Então vamos a elas lembrando que aqui falarei somente das séries e dos filmes avulsos importantes,então Ultraman Jonias ficará de fora por ser um anime.O personagem aparece em produções recentes no entanto então se quiser pode assistir pois ele é um anime de 1979 bastante similar ao que era produzido na época A série Ultra Q fica de fora também por ser a mais desconectada do Multiverso Ultraman.
Ultraman(1966)
O primeiro herói vindo de M78 usa como hospedeiro o jovem Hayata que se acidentou ao chocar com o Ultraman envolto numa esfera de luz que carregava um alien capturado.A partir de então toda vez que é preciso Hayata usa a capsula beta pra se transformar em Ultraman. A série Ultraman surge na época da TV a cores e começa uma nova era pro Tokusatsu na TV,e ele começa a definir o Super Herói japonês orque antes tínhamos heróis muito similares aos das HQs americanas,ou as adaptações de mangás famoso como Magma Taishi e o Ultraman tem um formato que o difere das outras franquias de Tokusatsu,até as que vieram depois. Os heróis da vez são humanos comuns que tem que combater Kaijuus com uma Patrulha a JSSF ou Patrulha Cientifica que co m uso de tecnologia com armas,caças e até submarinos protege o planeta. Esse aspecto mais militar dá uma abordagem diferente do estilo onde o herói é apenas um civil ou um androide. E Ultraman foi concebido na época do paraíso da ficção cientifica que foi a década de 60 que é bastante charmosa porque como não tinha tecnologia de ponta pra fazer as coisas que vemos nos dias de hoje eles tinham que se virar com criatividade e invencionismo pra reproduzir coisas como espaço,dimensões alternativas e afins. Apesar de Ultraman ser bem mais simples que as entradas que vieram depois ele tinha tudo que um fã de ficção científica poderia querer e a série possuía variedade de temas. Então uma hora os heróis tem de lidar com monstros do espaço,hora com Kaijus que viveram séculos antes dos humanos e foram despertos ou são criações desastrosas da ciência, invasores de outra dimensão,e isso vai alternando então mesmo a natureza episódica lhe permitia essa plularidade e é bem legal de se assistir hoje.Temos episódios muito bons como o famoso do Alien Baltan .Claro que tem outros em que duvidamos da sanidade dos roteiristas,um deles onde um desenho de uma criança se torna um Kaijuu real por receber raios cósmicos da atmosfera. A série tenta muitas vezes ter um estilo mais cômico vez ou outra também. EntãoUltraman serve tanto pro fã de Tokusatsu quanto amantes de ficção científica também.
Ultraseven(1967)
Ultraseven é um dos maiores fenômenos e pilares da cultura pop japonesa e também o Ultra mais popular e aclamado de todos os tempos. E ele consegue ser tanto mainstream quanto cult. A Tsuburaya não quis se repetir e deu a Ultraseven uma abordagem completamente diferente com temas mais maduros e sérios e por bem ou mal também se livra da pluraridade dos temas do Ultraman pra se concentrar nas invasões espaciais. E embora seja meio forçado termos uma alíen diferente querendo invadir a Terra toda semana e a forma um tanto ingenua do herói ser introduzido ao Ultra Squad,a patrulha da vez a série inaugura uma característica marcante da franquia Ultra em fazer histórias mais elaboradas com temas bem reflexivos e isso se dá graças aos esforços de Shouzo Uehara que faria mais tarde vários Super Sentai e Metal Heroes dos anos 80,e o estilo dele é sempre dar ao espectador algo pra ele pensar e refletir. A abordagem de Ultraseven já destoa do Ultraman pelo protagonista que agora é o próprio herói assumindo uma forma humana ao invés de ter um hospedeiro humano o que faz o público ter uma relação mais próxima ao herói dessa vez. E Ultraseven possui uma galeria de episódios memoráveis que abordam assuntos ate mesmo temas delicados. Em um deles a equipe de Dan Moroboshi estava testando uma nova arma aprovada pelo governo na sua luta contra os alienígenas,uma arma tão poderosa capaz de destruir um planeta inteiro então Dan questiona se a humanidade precisa mesmo chegar a esse ponto pra se defender,uma clara referencia a razão dos países desenvolverem bombas nucleares e as tragédias que isso causou ao Japão.Como se não fosse o bastante o planeta em que arma foi testada não era desabitado e o sobrevivente veio pra se vingar.E a reação dos cientistas é desenvolver ainda mais armas pra resolver a situação.Embora os alíens sempre sejam retratados como o malvados ambiciosos em certos casos eles também são vitimas.E não apenas isso,Seven tem episódios onde a direção extrapola as convenções nos dando uma visão artística fantástica como os dirigidos por Akioki Souji que usa muita inventividade como closes e a câmera bem próximas acompanhando os personagens,ambientes claustrofóbicos,uso de iluminação ou a falta total dela,e efeitos de sombra e luz com muita psicodelia,muitos desses episódios abordam temas bizarros,essa direção que claramente inspirou Hideaki Anno a criar seu estilo de direção em Neon Genensis Evangelion.Anno é um fã absoluto de Ultraseven,e ele inclusive produziu um filme caseiro com seus amigos otakus com diversos elementos de Seven e Jack. E não a toa que Seven é referencia em diversos produtos da cultura pop do Japão e ele inclusive ganhou um Gaiden nos anos 90 que vou abordar só mais a frente. Ele é obrigatório pra quem gosta de Tokusatsu e da história do Tokusatsu
Ultraman Jack/O Regresso de Ultraman(1971)
O Regresso de Ultraman marca o retorno da série Ultraman dessa vez como uma franquia real e desta vez os produtores decidiram fazer não uma continuação de Ultraman mas sim uma nova série que continuou e expandiu o seu universo unindo as duas séries anteriores no mesmo mundo. Algo que produz muitas inconsistências e incoerências na continuidade porque toda série Ultra ambientada no mesmo universo tem uma nova patrulha cientifica que substitui a anterior,obviamente isso é feito pela necessidade de se ter novos produtos a venda porém as séries não tentam explicar o porque ,o que aconteceu com as equipes passadas. a única coisa que se pode fazer é teorizar que essas equipes eram dissolvidas(quando não destruídas por completo como ocorrem em certas séries) pra vir outra e substituir e talvez seus membros antigos subam de patente,algo que mais tarde nas séries mais sofisticadas é melhor resolvido. De qualquer forma se tirarmos esses inconvenientes nós ainda temos grandes jóias nas séries clássicas como esta série que veio numa época onde ao mesmo tempo entrava em cena o revolucionário Kamen Rider inaugurando o Henshin Boom,e graças as suas qualidades Ultraman Jack conseguiu ter destaque e dar uma nova vida a franquia gerando interesse e diversas séries parecidas onde um herói gigante luta contra Kaijuu. Jack combina os elementos que fizeram sucesso nas séries anteriores mas de sua própria maneira,a pluradidade de temas de Ultraman a humanidade e maior drama de Seven. Aqui o Ultraman literalmente se funde ao humano Go Hideki quando este morre ao salvar uma criança durante um ataque Kaijuu e ele nem usa ítens pra se transformar dependendo da sua vontade e de situações que a exigem de fato.A maior preocupação em humanizar mais o seu protagonista é visível embora não seja tão sofisticado e elaborado como as séries dos anos 90 da franquia mas ainda sim dá um tom até mais interessante que a maioria dos Tokusatsu da época que em sua maioria eram orientado totalmente a ação. Hideki tem uma vida fora do MAT com namorada e o irmão menor dela e o irmão do próprio Go . Go é inexperiente como combatente e isso trás diversos problemas a ele dentro da MAT com diversas brigas entre eles e alguns membros e ele tem que aprender a lutar e tomar as decisões certas .E da mesma forma que Ultraseven nos brinda com episódios com temas maduros e até mesmo uma direção criativa este também nos brinda vom essas coisas como no episodio onde uma garoto vive o tempo todo cavando algo e outras crianças acham que le é um alien e agem de forma hostil. Na verdade ele é amigo de um alien que quer achar sua nave que não lembra onde se encontra e ele precisa ir embora do planeta já que ele está sofrendo pela atmosfera incompatível da Terra. Quando a população descobre uma caça as bruxas é feita pelos moradores da vila com consequências bem tristes.Que finaliza com Jack e o Kaijuu em uma cena de luta impressionante na chuva,qu é muito,mas muito bem feita e evoca o sentimento triste.Tem o episódio onde um alien se disfarça de criança e tenta por em dúvida a confiança de todo em Go que tem umas cenas bem polêmicas como a morte do alien em forma de criança ainda com direito ao comandante atirando em seu pescoço. tem lutas onde Go mostra sua frustração de maneira violenta contra um Kaijuu. E o episódio mais chocante,onde o irmão e a namorada de Go morrem de forma cruel nas mãos de um Kaijin prourando desestabilizar o herói,esse é o famoso Quando Brilha a Estrela de Ultra e tem a aparição de Seven e Ultraman(mesmo isso contradizendo o final da série) embora pudesse ser ainda maior se a personagem Aki estivesse mais presente na série,devido a carreira paralela de modelo da atriz que a fazia ter de atuar pouco e quando não poderia mais eles mostravam muito bem naquela época como encerrar a participação desses atores,em trágicas mortes. E Go te de ser um mentor pro irmão de Aki que ficou sem família,e isso é muito bom e bem feito. Apesar de Jack ter tido uma direção diferente a partir da metade onde a série ganha um toma mais leve inclusive com o uso de inúmeros personagens infantis abordados no show deixando de abordar mais o amadurecimento de Go e do bracelete que ele ganha de Seven e Ultraman ser um deus ex-machina meio cretino é uma jóia da década de 70.
Ultraman Ace(1972)
Dando continuidade temos Ace que como primeiro diferencial trás dois hospedeiros que forma o Ultraman ao invés de um,um homem,o Hokuto e uma mulher,a Minami que é uma idéia meio louca mais que trás coisas bem interessantes como ser a primeira protagonista feminina a hospedar um Ultra e também pra criar um senso de cumplicidade entre a dupla. Isso porque nas séries anteriores os herói tinha que agir sozinho e guardar seu segredo e aqui Hokuto e Minami se comunicam telepaticamente pra resolver coisas de modo secreto do seu grupo, o TAC . Além disso Ace muda a abordagem de foco na ficção cientifica pra se parecer mais com outros shows que faziam parte do Henshin Boom como o Kamen Rider e pra isso eles até introduziram um vilão,o Yapool que é responsável por inúmeras tentativas de conquista da Terra através de um novo tipo de Kaijuu chamado Choujuu e lutas insanas de Ace contra essas criaturas até usando bastante violência meio exagerada e muitos saltos acrobáticos(também inspiradas no Kamen Rider). Infelizmente na metade da série eles simplesmente decidiram remover a atriz sem qualquer razão,ao menos criaram um pretexto dentro do roteiro ao invés de sumir de repente como vemos em outras séries,o motivo desse afastamento da atriz talvez porque eles sentiam que o público alvo se conectava mais ao Hokuto que a Minami. E a série também usa abordagens mais leves e histórias com séries de terror com Kaijuu inspirados em lendas japonesas de terror e esses episódios vinham como uma série. Uma pena que ao remover Minami ele também tira o principal diferencial da série e faz ela perder um pouco de sabor mais ainda é uma ótima série.
Ultraman Taro(1973)
E mais uma vez Taro tenta ser diferente da abordagem das outras séries sendo uma amalgama de elementos das séries anteriores,temos o bracelete poderoso,temos o elenco de apoio com uma garota e seu irmão mais novo e agora Taro tenta ir pro lado mais de humor. Ultraman original tinha muito tom de comédia mais Taro eleva a outro nível pois a série não se leva muito a sério em grande parte do tempo e esse tom cômico é transferido até mesmo a patrulha da vez o grupo o ZAT que tem abordagens bem loucas pra lidar com Kaijuus como o uso de toneladas de goma de mascar pra segurar um Kaijuu,entre outras insanidades. O próprio protagonista Kotaro demonstra o nível de insanidade dessa série ao tentar encarar um Kaijuu no braço mesmo a criatura sendo infinitamente maior que ele. E Taro tem um tom de contos de fadas com histórias baseadas no folclore japonês como A Lenda da Princesa Kaguya e essa série mesmo tendo o humor como base também tem histórias mais sérias ou mais sentimentais como quando Taro tem que devolver um Kaijuu que é caçado e está a beira de extinção a uma habitat onde poderá viver com suas crias longe dos caçadores.ou num episódio onde Kotaro se sente confiante demais e seus irmãos Ultras surgem e o alertam de não ser alguém muito arrogante e então eles são capturados forçando Taro a amadurecer e perceber que não pode resolver nada sozinho. Essa show tem uma série de problemas como personagens que some da trama sem explicação ou atores substituídos mas ele tenta concentrar maior a mitologia de Ultra ao introduzir uma história da terra da luz e uma criatura que o Pai dos Ultras teve que banir de lá.E o final é bem interessante onde o protagonista decide viver como um humano se separando do Taro ao invés de seguir como um Ultra. E a série é muito subestimada,mas acho que ter uma abordagem diferente contribui pra se evitar uma saturação,e bom ver novos ares,dese que bem feito. Em taro funciona melhor que em outras séries que tentaram algo similar futuramente. Taro ficou bastante popular no Japão com seu estilo mais leve e cômico.
Ultraman Leo(1974)
Leo é uma série bem inconsistente prejudicado tanto pela crise do petróleo quanto a falta de uma direção que as séries que a Tsuburaya sofriam nessa época. Influenciado pela onda dos filmes de artes marciais iniciados por Bruce Lee Leo tinha um foco muito forte nisso pela própria postura de combate mas ao estilo kung fu de Leo. A série começa com o episódio duplo inicial fenomenal onde Seven sozinho é emboscado,quebra a perna e tem seu Ultra Eyes danificado impedindo ele de lutar. Pra manter a Terra livre de perigos ele cria a MAC(ninguém sabe o que aconteceu com as outras mas enfim) e se torna o capitão. E o protagonista Leo é um refugiado de um planeta destruído que também é um Ultra e fez a terra seu lar sob o nome de gen Otori que ensina artes marciais numa escola e agora vai sofrer bastante tanto nas mãos dos inimigos quanto no treino de mão de ferro de Dan. É um tanto estranha essa atitude super severa de Dan Moroboshi embora por motivos plausíveis e por estar sem poder lutar e ele diz que Leo não pode desisitir e nem tempo pra chorar,ele precisa aprender rapidamente da pior forma possível a se tornar forte porque Leo não tem experiencia e ele sofre pra enfrentar os monstros e os monstros estão causando destruição e tragédias grandes e isso é mostrado sem pudor. É sem dúvida o inicio mais intenso de uma série Ultra. Leo tem que dominar novas técnicas de luta pra superar seus adversários também. Tudo isso parece ser bem interessante só que de repente a série muda totalmente de tom apostando numa abordagem bem leve e infantil com muita presença de crianças e a volta do conceito de se inspirar em folclore de Taro,e provavelmente por conta de baixa audiência como era de costume. Isso seria até compreensível se no fim da série eles simplesmente não tivessem voltado com o tom de antes. Só que aquele diferencial da série do treinamento duro do Dan Moroboshi e o desenvolvimento do herói em combate é totalmente limado.Devido a escassez de grana,a Tsuburya não conseguiu manter seus atores,então vocês já sabem o que acontece quando um ator não pode continuar na série certo?eles tem que morrer e ocorre uma tragédia imensa onde morrem toda a equipe do MAC,morre a garota da série,a irmã menor do garoto da série num ataque de um único inimigo bem estilo Yapool que fica armando os esquemas dessas invasões até seu fim dando um tom dramático. Até o Dan Moroboshi aparentemente morreu e depois descobrimos que ele tá vivo e nem sabemos como ele curou a perna e consertou seus óculos em séries posteriores). Essa parte sofre um pouco pela falta de elenco mas compensa no fato de que Leo tem que ser um mentor e pai do menino que sobreviveu e tentar fazer ele lidar com a perda e sozinho de uma forma que o próprio Gen teve com sua própria história e ele vai ter de investigar os ataques já que não sobrou nenhum time pra proteger a Terra. Talvez seja por isso que eu goste de Leo mesmo com esses problemas e o fato do seu irmão ter simplesmente surgido sem qualquer explicação,ele entra e sai da série sem qualquer razão,mesmo sendo um personagem importante,pois Leo acreditava ser o único sobrevivente.
Ultraman 80 é outra série que sofre de problemas de bastidores. A idéia do canal TBS era fazer uma série Ultra diferente voltado a família tendo como conceito um Ultraman que é professor da escola e ajuda seus alunos nos episódios a lidar com seus problemas pessoais. O que era contra a idéia da Tsuburaya que queria focar na ficção cientifica de sempre. E vemos que esse conflito de idéias acabou prejudicando bastante sua consistência. No inicio a idéia da TBS me pareceu ser mais acertada porque daria a 80 a sua própria cara com conceitos diferentes já que Ultraman tem uma dificuldade enorme em ser mais flexível e dar novos ares a franquia e as histórias do professor ajudando seus alunos era muito boas e tocantes e se focasse exclusivamente ele seria um ultra mais popular do que é atualmente. Porém algo ocorreu e a idéia da Tsuburaya acabou prevalecendo e do nada o professor deixa a escola sem qualquer explicação pra focar totalmente em trabalhar pro esquadrão da vez o UGM e as histórias tinham um tom forte de scifi muito similar ao de Seven. Só que isso durou até algum tempo porque do nada o tom da série muda novamente adotando o estilo mais cômico e infantil com grande presença de crianças tal como Jack,Taro e Leo fizeram mostrando que a produção mesmo após esse hiato imenso,nos anos 80 ainda tinha dificuldades em dar uma direção especifica a série. Existe um episódio de 80 que é o mais bizarro que é quando um Kaijuu engole um avião de controle remoto e uma criança consegue controlar os movimentos do Kaijuu usando o controle. E isso depois de vermos episódios atrás o protagonista Takeshi tendo que lidar com uma decisão difícil que se errasse poderia matar seus companheiros.E perto do fim da série outra atriz provavelmente não pôde continuar,ela era a única membro feminino do esquadrão e como vocês devem imaginar trataram de matar a personagem e foi aí que a Sayoko Hagiwara entrou na série ela que era a princesa Yulian da terra da Luz virando membro da UGM. Só que no final da série um cientista teve a bizarra decisão de fazer um androide com a aparência da heroína(e assim a atriz poder participar do final) que é bem controverso,afinal você cria uma cópia robótica de uma pessoa falecida,isso é bem antiético no minimo. Então no fim 80 é bastante parecido com Leo nesse sentido mas acaba sendo uma série menos marcante. Mas o que eu adoro nessa série são as músicas dos anos 80 que são maravilhosas como a OP e ED que são do mesmo cantor de várias músicas de fundo do Gavana
Ultraman Great/Toward to the Future(1990)
Após a briga com a TBS a Tsuburaya decidiu fazer grana com filmes de caráter controverso que apenas reciclavam cenas das séries antigas dando um novo contexto como o bizarro fiilme de Zoffy onde existe um narrador que narra as lutas como se fosse uma luta livre e o do Taro que cria uma versão alternativa da história dos personagens com poucas cenas novas e uma nova luta final. Eles tiveram a idéia de talvez desde o começo pensado pro mercado internacional além de absorver o knowhow do que eles faziam por lá(coisa que de fato ocorreu) então em conjunto com os australianos eles criam Ultraman Great onde apenas o roteiro e algumas coisas como as músicas são feitas por japoneses porém a direção e atuação são feitos por australianos. O resultado é algo bem estranho porque tudo tem um formato de séries americanas,como a abertura por exemplo. A história não é muito interessante nem os personagens.Ele foca em Jack Shindo que estava numa expedição a Marte até que são atacados e ele acaba sendo salvo e se tornando hospedeiro do Ultraman Great. Provavelmente você vai até esquecer deles assim que terminar. Mas o pior são as coreografias de luta que são tenebrosas mostrando nenhuma experiencia dos australianos nesse aspecto. A série saiu primeiro n o japão em Laser Disc e depois em 1992 nos EUA sem chamar qualquer atenção e no ano seguinte foi totalmente ofuscada pelos Mighty Morphin Power Rangers
Ultraman Powered/The Ultimate Hero(1993)
A Tsuburaya não desistiu dessa investida em co-produções no exterior e dessa vez foi uma produção conjunta com os EUA.só que estranhamente essa série não saiu lá na época,talvez pelo fracasso do primeiro,então decidiram deixar só no Japão mesmo, e só anos depois isso iria acontecer. Powered no entanto não é muito melhor que o antecessor e mesmo tendo Kane Kosugi que foi o Ninja Black/Sasuke de Kakuranger no ano seguinte a série acaba sendo bem esquecível também. Atram foca em Kenichi Kaiq ue se torna o hospedeiro do Ultraman Powered e seu grupo de defesa da terra WINR. Apesar de não ter obtido sucesso conhecimento adquirido serviu pro próximo passo da franquia que seria o Utraman Neos que retomaria as pazes entre a Tsuburaya e a TBS mas ela ficou na geladeira pois eles tiveram uma outra idéia muito,mas muito melhor que foi uma reformulação e modernização completa da franquia. mas antes a Tsuburya decidiu experimentar esse conhecimento com a série Denkou Chouji Gridman,filmada em vídeo como as séries americanas,tal como as cenas americanas do próprio Power Rangers e por isso que a gente via o contraste das cenas recicladas pois a filmagem em vídeo deixa mais natural que o efeito brilhoso da película(que é um efeito legal também).
Ultraman Zearth(1996)
Pra comemorar o aniversário da franquia a Tsuburaya fez um filme. Zearth foi feito junto a um anime em SD especial e a um episódio de Ultraman que parecia resolver aquele problema de continuidade no fim da série já que lá na série clássica,o Ultraman tinha se separado do Hayata porém ele reaparece junto ao Hayata de novo sem qualquer explicação em Jack. esse episódio modifica todo o final da série. E Zearth funciona como uma paródia da franquia Ultra onde Zearth é um personagem que tem uma aversão enorme a sujeira e isso prejudica até nas suas lutas. Ele se transforma usando uma escova de dentes e o seu time de defesa da Terra tem um esconderijo dentro de um posto de combustíveis. E os aliens roubam ouro da Terra. Zearth não é feito pra ser levado a sério tal qual Carranger porém diferente desse que tem um humor simplesmente fenomenal Zearth parece bem pobre e forçado. Embora ele tenha muitos valores na produção do que veríamos naquele mesmo ano,as piadas de Zearth só não são piores que as piadas das temporadas atuais de Power Rangers. Então sem dúvida mesmo com cameos de atores da franquia Ultra desfilando por aí é a pior produção da franquia sem dúvida.
Ultraman Tiga(1996)
Com o adiamento do Neos,a Tsuburaya decidiu dar um novo rumo a franquia e essa decisão foi muito importante não só pra evolução completa da franquia mas pro próprio Tokusatsu porque essa série foi aquela que coloca o Tokusatsu na era moderna. Eu falei muito sobre Tiga no meu artigo de 25 anos mas vale a pena repetir aqui. A série Ultraman sempre foi uma série com uma qualidade de roteiro muito elaborada na era Showa como vocês puderam ver acima porém as séries ainda tinham muitos problemas e deficiências mas agora Tiga reformula a franquia dandoa elas tudo de bom que ela tinha no passado mais ainda mais sofisticado e elaborado. Porque Tiga é uma série que eleva tanto na narrativa quanto nos diálogos e no desenvolvimento de personagens. Antes podíamos ver um desenvolvimento de personagens que muitas vezes era desfeito de repente e aqui a gente vê um real desenvolvimento não só do protagonista como era em muitas séries antigas mas dos personagens ao seu redor e agora os membros da GUTS são tão elaborados e explorados quanto o protagonista Daigo,eles tem histórias,motivações e desenvolvimento durante a série e pra ilustrar muito bem isso nós vemos o Horii que durante a série ele conhece uma mulher e tem uma relação romântica com ela e no fim da série os dois se casam e isso é fantástico. Agora a GUTS é um grupo mais realista com base governamental imensa repleta de funcionários e instalações gigantescas. Tiga é um herói com um visual mais sério e elaborado e com uma origem distante da mitologia de M78 onde Tiga vem de uma civilização antiga e Daigo se torna Tiga após ver a mensagem da Yuzare pertencente a essa civilização e ao investigar uma ruína com Tiga em forma de uma estátua. A série tem um tom dramático como Jack e Seven e tem historias sensacionais como da cantora pop que na verdade era uma alienígena que perdeu sua família e um episódio focado em Hori que debate a ética da ciência e seu uso. E também o sesnacional final triplo,épico e dramático.Pra completar a cereja do bolo ainda temos o filme de 2000,o Final Odyssey que revela a verdadeira origem de Tiga e é maracilhoso e um especial com o filho do Daigo e Rena em 2001 chamado Tiga Gaiden. Eu considerado a melhor série Ultra de todos os tempos e poucas séries conseguiram chegar no nível dela.
Ultraman Dyna(1997)
Dyna continua a história no universo de Tiga onde misteriosos seres chamados Spheres atacam sete anos depois quando a Terra começava a terraformar Marte. Então Shin Asuka acaba encontrando um misterioso ser de luz que dá a capacidade a ele de se transformar em Dyna e então Asuka decide fazer parte da Super GUTS,um upgrade do esquadão anterior. Só que Dyna vai pra um caminho diferente,tendo apelo muito mais cômico e leve,não tanto quanto um Tarô da vida mas é bem diferente do que Tiga era. Apesar de isso fazer a série perder um pouco do charme de Tiga(o comandante Kohda é muito caricato e estranho) a série ainda mantem toda a evolução que Tiga trouxe,então seus novos personagens são tão profundos e bem desenvolvidos quanto os de Tiga e também tem episódios muito bons como um onde a equipe da S Guts tem sérios problemas no fundo do mar então cabe a uma das membros Mai se sobressair pra ajudar seus companheiros então Dyna tem muita qualidade embora não seja tão bom quanto Tiga foi. Dyna também tem filme crossover com Tiga e um especial lançado em 2001
Ultraman Zearth 2(1997)
Este filme se parece com seu antecessor mas ele tem um valor de produção bem alto e umas cenas de ação bem interessantes embora ele não seja nada memorável e tampouco seu humor não consegue funcionar como em Carranger. Temos um Ultraman zearth do mal dessa vez e a batalha entre eles é boa.
Ultraman Gaia(1998)
Ultraman Gaia se passa num novo universo diferente e e nele uma misteriosa entidade cósmica começa a criar o caos com diversos Kaijuu que ficam violentos e um jovem estudante de ciência chamado Gamu acaba se tornando o Ultraman Gaia,o protetor da Terra. Gaia é uma série espetacular no mesmo nível de Tiga e com uma abordagem bem similar narrativamente. Aqui nós temos uma novidade realmente bem legal que é a XIG,o grupo que protege a Terra pois ele possui diferentes times cada um especializado em uma coisa como batalhar no mar,batalhas aéreas etc e cada um desses personagens é muito bem desenvolvidos e abordados e além disso Gaia tem uma narrativa muito interessante repleta de mistérios sobre a a origem dessa entidade misteriosa e de Hiroya,o Ultraman Agul e seu hospedeiro,o primeiro Ultra secundário real de uma série e que no inicio se opõe a Gaia. Hiroya não gosta da humanidade e ele protege apenas o planeta enquanto Gamu quer proteger ambos e isso faz rolar conflitos entre os dois.A série tem muitos episódios memoráveis e as relações entre os times,inclusive até relações românticas belas são criadas. Temos um episódio onde um membro comete um erro terrível e ele se culpa por isso e tem de superar pra seguir lutando e a forma como eles desenvolve é magnífica então Gaia é uma das série mais tops da franquia Ultra e o mais interessante é que os Kaijuu tem uma importância enorme na série e o final dela é incrível mesmo.Gaia possui um crossover muito legal com Tiga e Dyna onde Gamu vai parar num universo onde os Ultraman são personagens de ficção e um especial lançado em 2001
Ultraman Neos(2000)
E o projeto anunciado em 1995 que conta até com um piloto acabou se tornando na verdade uma curta série de 12 episódios pra vídeo lançada 5 anos depois. Neos volta a focar nos Ultras de M78 inclusive no novo Seven 21 que tem uma origem bem mal elaborada. A série tem um apelo retrô muito forte com veículos e ítens da década de 70 como os telefones caseiros com fio que tinham na época dando uma pelo mais nostálgico e a série é bem curta e tenta fazer de uma forma mais similar as séries clássicas ultras do que as novas que vieram com Tiga então essa série acaba não empolgando e ela não tem nada que seja realmente especial,apenas faz o feijão com arroz.sendo uam das mais fracas da franquia
Ultraman Cosmos(2001)
Uma outra série com qualidade a par com Tiga e Gaia,Cosmos é realmente uma série sensacional. Dessa vez o diferencial da série é a forma como os Kaijuu são retratados,como também parte integrante da natureza e habitantes do mundo como nós e que precisam não ser destruídos mas ter um habitat controlado.A série na verdade começa num filme, o The First Contact mostrando as origens do protagonista Musashi e seu amor pelos Kaijuu e a vontade de protege-los e o nascimento de um grupo com essas intenções, o EYES. E na série temos novamente uma entidade possuídora de seres chamada Chaos que possui os Kaijuu os tornando violentos então cabe a Cosmos purifica-los e dar-lhes um lugar pra viver sem prejudicar os humanos. E Cosmos tem um estilo de luta diferente onde o foco e a defesa e o contra-ataque e ele é bem elegante e repleto de movimentos espetaculares. A série é a mais longa da franquia contendo 65 episódios e além disso ele tem mais dois filmes,o segundo filme pra mim é o melhor e mais belo filme da franquia Ultra já feito. Os personagens são maravilhosamente bem desenvolvidos tal como nas séries citadas acima e tem histórias muito boas de se acompanhar..
Ultraman The Next(2004)
Mesmo com o grande sucesso de Cosmos a Tsuburaya decidiu fazer um reboot da franquia Ultra,uma decisão nada acertada como veremos e eles decidiram dar uma abordagem mais madura e adulta distanciando a franquia do seu público alvo e começou com The Next que é um filme que já mostra bem essa idéia com um Ultraman com uma origem misteriosa e um plot igualmente misterioso por trás. Esse filme é até interessante principalmente a batalha final que é muito boa por sinal. O protagonista é o primeiro tenente da aeronáutica Shunichi Maki cujo sonho é ser piloto desde criança porém ele também tem um filho doente.A série trás muitos mistérios envolvendo o próprio governo e isso torna bem instigante.
Ultraman Nexus(2004)
E seguindo essa abordagem mais madura tivemos Nexus que se passa no mesmo universo de The Next vários anos depois que altera completamente a fórmula de Ultraman e vemos que as coisas mais fantasiosas e infantis da franquia agora são mais realistas como o grupo de defesa da terra TLT que tem um visual militar mais realista como grupos de operação táticas reais. E os Kaijuu tipicos da franquia também são nessa mesma pegada,agora temos uns monstros alienígenas como séries sci-fi hard chamados Space Beasts e o formato episódico do monstro da semana se foi e foi adotado um estilo muito similar aos Kamen Rider da era Heisei com uma trama linear repleta de clifhangers e diferente de Hibiki o visual do Nexus ficou um pouco mais próximo ao design tradicional da franquia,mais que o Ultra de The Next que é o Noah, mas a série é tão diferente que se tivesse algum outro herói gigante ele poderia facilmente se encaixar aqui. E inclusive o Ultraman não possui apenas um hospedeiro e o protagonista não é o cara que vira o Ultraman e sim um membro da TLT chamado Kazuki Komon e a série sai do maniqueísmo e mostra uma trama cheia de mistérios e conspirações onde até mesmo o próprio TLT e seus Night Risers não são aquilo que aparentam ser e a série é bem feita e tem uma história com ótimas reviravoltas apesar de ele invocar aquele sentimento que essa série não parece Ultraman. O resultado disso foi baixa audiência e encurtamento da série mas ao menos tivemos um Ultra bem diferente do que estamos acostumados. Nexus tem um e special de TV de 45 min além dos seus 37 episódios e este se passa antes do fim da série.
Ultraman Max(2005)
E depois do fracasso do Ultra N Project com Next e Nexus a Tsuburaya decide voltar as raízes com Max que mais uma vez retoma com a mitologia de M78. Na verdade Max é feito mais aos moldes das séries clássicas apenas atualizando pros novos tempos e essa série embora não seja ruím não tem anda de especial.Ela faz seu arroz com o feijão. Os personagens e o mundo não tem o mesmo nível de desenvolvimentos que as séries Ultras que vimos nos anos 90 e as tramas também são poucas assim que são bem marcantes. Mas em termos de ação ela oferece algum entretenimento especialmente nos efeitos especiais especialmente nos jatos que impressionam bastante.Dessa vez o protagonista é o Touma Kaito que hospeda em seu corpo o Max de uma forma bem similar como o primeiro Ultraman fez que se torna membro da DASH pra combater as ameaças do espaço. Kaijuu terrestres e coisas que estamos acostumados a ver nas séries Ultra.Essa série parece também não ter ido bem por ter apenas 39 episódios.
Ultraman Mebius(2006)
E Mebius vem com uma surpresa maravilhosa,essa seria a primeira série de Tokusatsu comemorativa visando trazer de volta personagens clássicos anos depois. Aqui retomamos o universo das séries clássicas comemorando os 40 anos da franquia exatamente de onde a última série,o Ultraman 80 parou. A série trás Mebius que vem a Terra assumindo uma forma humana como Seven chamada Mirai e uma coisa muito legal desta série que que não é apenas o Mirai que entra pro grupo de proteção terrestre da vez o GUYS e sim uma grupo de vários outros civis que acabam ajudando algumas pessoas durante um ataque e devido a perdas na equipe, Mirai é chamado pra recrutar essas pessoas que teriam potencial de fazer parte da equipe e no inicio eles se recusam por diversos motivos, mas durante alguns eventos eles despertam dentro de sí o heroísmo e a vontade de proteger as pessoas assim entrando na equipe. Esses personagens são extremamente bem desenvolvidos na série fazendo dessa o mesmo nível que encontramos em Cosmos,Tiga e Gaia e sem dúvida Ultraman homenageia de forma espetacular as seris clássicas. Por exemplo quando Leo retorna ele visita o memorial das pessoas que morreram nos primeiros episódios da série. A homenagem que mais gostei foi do Ultraman 80 pois ele resolve um problema muito grande da série que foi a repentina saída do professor Takeshi sem explicação e aqui é dito que ele de fato saiu de repente da escola sem poder se despedir, então anos depois seus ex-0alunos decidem fazer uma homenagem por tudo que o professor fez por eles em sua curta porém marcante passagem numa das cenas mais comoventes da franquia. Infelizmente Mebius não resolve todas as demais pontas soltas das séries clássicas e tampouco explica como e porque surgiam novos esquadrões de defesa da terra apensar de citar arquivos de Kaijuu do mesmo. A única coisa que podemos supor é que de fato quando uma equipe não era destruída como no caso do MAC ela era dissolvida e criada uma substituta mas é apenas uma suposição. De qualquer forma Mebius é a despedida e homenagem perfeita desse universo clássico e uma das séries comemorativas mais fantásticas junto de Gokaiger. Mebius possui um filme excelente onde ele se une aos seus antecessores e mais uma série de especiais,os primeiros continuam a partir do final da série com o retorno de Mebius a Terra chamada Ultraman Mebius Gaiden Armored Darkness e um outro chamado Ultrman Mebius Gaiden Hikari Saga. O primeiro trás Miraid e volta a terra e ao esquadrão GUYS e o segundo conta de forma detalhada a história do Ultra secundário que caiu na escuridão,Hikari. A partir daqui no entanto a Tsuburaya decide recomeçar a franquia num plano de expansão do seu universo e ela vai recomeçar do Zero...literalmente.
Ultra Galaxy Mega Monster Battle(2007)
Este é um curto spin-off de 13 episódios que se passa no universo clássico após Mebius que apesar de não deixar muito claro isso,só que pelos diálogos e citações de eventos passados já mostram isso se passa 50 anos depois da extinção dos monstros. Nessa época foi criado um grupo de exploração espacial chamada ZAP e os membros da nave Pendragon acabam caindo num planeta repleto de Kaijuu e encontram o misterioso Rei,um homem que não sabe quem é mas tem o poder de controlas Kaijuu. Então Mega Monster Battle é basicamente uma série apenas estralando os Kaijuu da série Ultraman porém eles descobrem que o Ultraman está selado numa rocha. Apesar de curta esta série explora muito bem seus personagens e se desenrola de modo muito legal. E tem a mulher mais linda da franquia Ultra depois da Anne,a Kate que é a antagonista da série.
The Superior 8 Ultra brothers(2008)
Este filme retoma os eventos da época de Mebius onde ele retorna a Terra pós eventos de Armored Darkness porém durante um incidente ele vai parar num mundo onde os Ultras são programas de TV como no nosso e vemos versões alternativas de Daigo,Dan Moroboshi,Hideki Go e vários outros personagens da série mas a ficção invade a realidade e os personagens alternativos acabam recebendo as memórias d suas contrapartes assim como Daigo e vemos pela primeira vez Tiga interagindo com os Ultras do M78 e esse filme trás o espírito da franquia com boa dose de nostalgia.
Ultra Galaxy Mega Monster Battle Neo(2008)
Sequencia de Mega Monster Battle onde dessa vez a Pendragon vai enter diretamente na batalha dos Rayolix pra decidir quem se tornará o soberano Raybland e a série mantém a mesma qualidade da anterior assim como a duração. Note pra aparição do Ultraseven também.
Ultrman Mebius Gaiden Ghost Reverse Stage 1 e 2(2009)
Seguindo a onda dos especiai de Mebius mas com uma nova interação expandindo o universo da franquia Ultra estes especiais duplos são prequel do próximo filme da série mostrando Mebius indo a um planeta onde aliens mal intencionados querem pegar um cajado capaz de controlar monstros selado nesse planeta. Neste filme podemos ver pela primeira vez os Ultras em tempo integral sem a parte humana como vemos nas séries o que dá uma sensação nova e vai ser a outra forma de se apreciar a franquia e muito bem vinda
Mega Monster Battle - Ultra Galaxy Legends(2009)
Este filme segue o plot do especial de Mebius e começa uma série de filmes e especiais dando continuidade a franquia Ultra antes de seu retorno a TV e UGL é um crossover entre Ultraman e Mega Monster Battle onde a ZAP tem de se unir aos Ultras pra combater Belial o monstro libertado pelo alien que conseguiu obter o cajado do especial anterior que o elimina tomando posse dele assim que é liberto. Esse Ultraman é um Raybland unido a Belial que é um Ultra ambicioso que desejou o poder do sol artificial Spak Lens da Terra da Luz e que deu o poder dos Ultras. aqui ele conta a origem dos Ultra e esclarece talvez porque outros Ultras aparecem em outros planetas,aparentemente eles precisam ser banhados com uma grande luz forte o suficiente pra mudar seus corpos e em M78 foi o sol artificial criado pra salvar o planete.Este filme é dirigido por Koichi sakamoto e é simplesmente sensacional tanto na trama quanto nos efeitos especiais que eram superiores a qualquer filme Tokusatsu da época. O filme marca a passagem pra nova geração tendo Zero,o filho de Seven,que é meio rebelde e atrevido,o jovem de atitude,que é diferente do estilo dos Ultras clássicos que serviam mais de modelo aos jovens visando atrair a atenção do público moderno
Ultraman Zero vs Darklops Zero(2010)
Este especial assim como do Mebius é um prequel pro filme do Ultraman Zero ou um capitulo de intersecção se preferir onde conseguem criar androides clones de Zero e eles tem esse nome por possuir um visor único no rosto no lugar dos olhos mesmo tendo aparência de zero e por serem do mal
Ultraman Zero: Revenge of Belial(2010)
Seguindo os eventos do especial anterior os Ultra descobrem que Belial está tramando algo em outro universo e decidem enviar Ultraman Zero pra lá usando o poder do Sol artificial o Plasma Spark e um dispositivo que faz referencia ao bracelete faz tudo do Jack na série de 71.Aí ele conhece uma princesa de um planeta e salva um home que se trona um hospedeiro. Neste filme que ainda é mais impressionante visualmente que o anterior é introduzido o multiverso Ultraman que é similar ao multiverso ocidental com cada um representado por milhares de bolhas e podemos supor(eu disse supor) que certos Ultras como Max e Jonias conseguiram usar o poder da Spark Lens como zero fez pra ir a outros universo,o que corrigiriam esse buraco na mitologia Ultra. Zero encontra versões alternativas de personagens da Tsuburaya como Mirrorman,Fireman e Jumborg Ace e eles se unem a Zero pra formar seu Ultra esquadrão. Zero também recebe o poder do Ultrman Noah de Nexus pra poder ir livremente entre as dimensões,algo crucial pra franquia mais tarde
Ultra Zero Gaiden Killer the Beatstars Stages 1 e 2(2011)
Após os eventos dos filme Ultraman zero a Pricesa Emerana do filme anterior e o Jean Bot(a versão alternativa do Jumborg Ace) são raptados por uma esfera celestial então os demais membros do esquadrão do zero tem que salvá-los e este filme marca a última participação do ZAP e a despedida do universo tradicional da série.
Ultraman Saga(2012)
Este filme nos dá uma gosto do que veríamos no novo multiverso Ultra onde agora as possibilidades de encontros entre personagens da franquia são possíveis e neste filme temos a união de Zero o representante da nova geração junto a Dyna e Cosmos que seguem exatamente de onde sua séries pararam e como eles também podem atravessar o multiverso facilmente eles podem se encontrar e este filme realmente muito legal temos um time do EDF tentando proteger o planeta Terra desolado desse universo. Aqui também temos o personagem Taiga(não confunda com o Ultraman de mesmo nome) que acaba sendo outro hospedeiro temporário de Zero. O grupo ED é estrelado pelas garotas do AKB48 e nele pela primeira vez temos a fusão de Ultraman o estilo DBZ mas sem a dança,claro, onde dois Ultras formam um novo e poderoso Ultraman mais poderoso,no caso é o Saga,fusão de Dyna e Cosmos
Ultra Zero Fight(2012)
O Ultra Fight eram curtos especiais de Ultraman com filmagens de baixo orçamento sem qualquer história então a Tsuburaya resgata esse formato e dá um novo e maior propósito que é ser um complemento as história do universo expandido de Ultraman e ele continua os eventos do filme de Saga e uma nova trama com uma nova transformação onde 4 aliens famosos da série revivem misteriosamente do cemitério dos Kaijuu já famoso na franquia e Zero tem que parar seus novos planos. é um espacial com ótima ação e que vale a pena porque são 8 episódios bem rápidos.
Ultraman Ginga(2013)
e Ultraman Ginga inaugura uma nova era pros Ultraman incorporando elementos de outras franquias também como os ítens com vozes e som e uma característica meio estranha onde vemos agora o humano dentro do corpo de luz do Ultraman usando seus power ups e nem me pergunte como isso funciona se teoricamente ele era pra se transformar no Ultraman e aqui ele parece até que tá pilotando o Ultraman. Outra mudança é que a maioria dos Ultras tem personalidade mais evidente e com maior apelo pros jovens,coisa que já ocorreu com o Zero e agora vai ficar muito mais evidente em certas séries,pelo menos aquela onde o Ultra não assume a forma humana,claro. Não é o caso de Ginga que continua muito misterioso quem é e de onde veio o que pode ser considerado um defeito dessa série.Essa série é bem curta e só tem 11 episódios porém existem outros 3 especiais,um que se passa após o ep 6,outro após o 11 e o último depois desse especial e eles são extremamente importantes pra compreender a história. Isso porque Ginga foi dividido em 2 temporadas. A primeira dá uma abordagem bem diferente onde não temos a Patrulha que defende a Terra e a série tem como personagens protagonistas adolescentes colegiais,é a primeira vez que temos isso e uma abordagem mais aparecida a demais franquias como Kamen Rider e Super Sentai e apesar de Ginga não ser muito comentado ele é uma boa série e os personagens são muito bons e muito bem construídos e vemos os dramas humanos deles durante a série. Por exemplo temos a Chigusa que tem o sonho de virar Idol e ela se esforça pra caramba porém quem chama mais a atenção é a Misuzu que é muito linda e é nela que os agentes tentam aborda-la pra ir pro showbiz ao invés da Chigusa, o que faz ela sentir um complexo de inferioridade muito forte que ela aprende a lidar. E tem o anti-social Tomoya que pilota o Jean-Nine neste universo(uma versão alternativa do mecha secundário do Juymborg Ace que é o Jumborg Nine) e que dá um novo significado a um mecha criado originalmente pra matar. Então mesmo bem curtinha essa primeira parte de Ginga funciona bem
Ultraman Ginga S(2014)
Logo na sequencia temos Ginga S onde a patrulha foi finalmente criada após os eventos de Ginga e os ataques de Kaijuu e o protagonista Hikaru se une ao grupo que é o UPG e aqui temos um novo Ultraman, o Victory que é o Sho que vem de uma civilização antiga que vive no subterrâneo e é destinado a proteger o planeta. Esta série agora é dirigida pelo Koichi Sakamoto que dá uma cara nova a franquia graças as suas cenas de ação que são excelentes o que faz de Ginga S uma série muito boa. E o meu destaque é a personagem One-Zero/Mana que é interpretada pela Moga Mogami que participou de Shiromajou Gakuen uma minissérie dirigida pelo Sakamoto também.
Ultra Fight Victory(2015)
uma minissérie de episódios curtos estilo Ultra Fight Orb que segue os eventos da série sendo crucial pra próxima série
Ultraman X(2015)
Ultraman X é a última série da franquia Ultra a trazer a patrulha de defesa da terra que durante muitos anos foi o principal diferencial da franquia e aqui nós vemos toda a glória de ter uma patrulha com os efeitos especiais de atual geração eque são muito bons e Ultraman X trás o protagonista Daichi e o mistério das Spark Dolls que vimos também no Ultraman Ginga e os pais dele que pesquisavam sobre isso. X tem uma coisa que acho sensacional e deveriam até tentar fazer algo similar em outras séries,ele é o único Ultra que usa armaduras diversas dos Kaijuu que derrota cada qual com sua habilidade que é sensacional e esta série é a minha favorita de todos os Ultras lançados até então da nova geração. X também inaugura os famosos filmes crossovers de Ultraman seguindo o estilo da toei com o Ultra de uma série e o da anterior agindo juntos e todos eles se passam após o término da série aproveitando o multiverso. Nem sempre espere explicações de como eles se encontram ou cruzam as dimensões quando Zero não está presente mas vale o fanservice.
Ultraman Orb(2016)
Ultraman Orb trás em cena o andarilho Gai e sua gaita que aprece muito aqueles heróis clássicos dos anos 70 com um jeito mais boêmio e um grupo de pessoas civis que procuram eventos sobrenaturais. A série tem uma patrulha cientifica mas eles são completamente omissos durante a série toda e só aparecem num momento bem chave o que é bem estranho e o protagonista é muito bom e ele tem uma história bem triste além do vilão Jugglus Jagger que é uma personagem ligado a Gai e ele tem uma trama e m desenvolvimento simplesmente sensacionais. O problema dessa série ao meu ver é que o elenco de apoio é bem fraco e eles tem muito tempo de tela. Mas as reviravoltas que ocorrem no meio da série e as revelações fazem Orb valer a pena
Ultraman Orb Origin Saga(2017)
Esta minissérie de 13 episódios conta a origem de Orb e quando ele e Juggler eram amigos em uma trama bem diferente do que estamos acostumados e esta série é bem diferenciada e bem legal
Ultra Fight Orb(2017)
Mais uma minissérie de capítulos curtos que são relevantes pra continuidade da franquia e é sempre legal vermos os Ultras sempre transformados.
Ultraman Geed(2017)
Geed é considerada uma das melhores séries da nova geração e é mais uma série dirigida pelo Koichi Sakamoto,o que garante excelente cenas de ação. Embora esses novos Ultras não tenham a mesma qualidade de roteiros das séries do meio dos anos 90 ainda são séries boas que conseguiram trazer a estabilidade da franquia pela primeira vez e Geed trás o filho do Bellial e esse é o grande segredo de como ele conseguiu gerar um filho e sua aparência mais selvagem diferente dos demais e tentando não seguir os passos de seu pai. O grande destaque são os personagens coadjuvantes como a melhor amiga do protagonista Riku que é uma espécie de agente idêntica ao filme dos anos noventa MIB,acredito que a referencia é intencional,ela é super carismática que são bem mais interessante e e legais que em Orb o que faz a série ser bem interessante embora o protagonista fique devendo bastante
Ultraman R/B(2018)
Essa série é uma caso complicado,meio parecido com o que acontece no Kamen Rider Zi-O,ou seja seus protagonistas que são a dupla que se tornam o Ultraman Rosso e Blue,o Katsumi e Isami são personagens muito,mas muito fracos e eles tem um desenvolvimento bem pobre. A série aposta num humor meio duvidoso que inclusive tem uma celebridade querendo virar um Ultra então se tornando uma cópia do Orb mas maligna e fazendo muito humor bizarro. Mas a série tem uma coisa muito legal que é a irmãzinha do personagem que literalmente ofusca os dois,primeiro pela relação que ela tem com uma vilã da série que vive citando frases de figuras históricas famosos da e quando exploram a história da mãe deles e o final que ganha um toma mais emotivo que fica muito bom,vejam só,o foco na família e nos segredos dela fazem a coisa brilhar muito.E tem o filme que mostra o surgimento da Ultrawoman mais fofa que existiu na franquia. Então R/B está bem abaixo das outras mas ele também tem seus pontos positivos.
Ultra galaxy Fight The New Generation Heroes(2019)
Esta nova minissérie Galaxy Fight tem uma trama que se torna muito relevante pra série Ultra de 2019 e ela é ótima como as outras.
Ultraman Taiga(2019)
Taiga é aquela série bem arroz com feijão,o prato básico que só precisava de um tempero extra.A trama tem outro vilão Ultra maligno chamado Tregear que tinha relação com Taro e se corrompeu virando um Belial 2.0 e temos Hiroyuki que conheceu o filho de Taro Taiga em um incidente quando era garoto e mais uma vez eles se reencontram porém Taro vem coms eu esquadrão que tem Fuma que vem do mesmo planeta de Orb e o Titas que vem do mesmo planeta do Ultraman Jonias então temos pela primeira vez um humano que se torna o hospedeiro de 3 Ultras e substituindo a tradicional mudança de formas quando ele alterna entre eles é que lhe dá a chance de ter habilidades distintas pois Titas é musculoso e usa força bruta e Fuma é um ninja de grande velocidade. A história é legal,e tem alguns áudios dramas que explicam melhor a relação dos 3 Ultras e como eles se conheceram então é bom ver antes de partir pra série.
Ultra Fight: The Absolute Cospiracy(2020)
Um alienígena tenta derrubar os Ultraman e vai se aliar a Belial e outros aliens perigosos. Esse é o que tem o melhor enredo de todos até aqui e ele trás um novo e interessante vilão que pode ser bem explorada daqui pra frente
Ultraman Z(2020)
E Ultraman Z marca o retorno das patrulhas de defesa da Terra após muito tempo sem embora de uma maneira diferente do usual pois eles são um time que pilota mechas baseados em Kaijuu mecânicos que vemos na franquia como o King Joe. Z é um Ultra bem carismático e com um jeito peculiar de falar peculiar e ele é aluno do Zero e se quiser conhecer melhor como eles se tornaram mestre e aluno é importante assistir os áudio dramas da série antes de partir pra ela. Com uma direção fantástica do Kota Fujihara que consegue ser tão engenhoso nas cenas de ação quanto Koichi Sakamoto,Z apresenta os melhores combates da franquia sempre usando planos sequencias,e tomadas que mostram a grandiosidade das criaturas gigantes. Além disso Z tem uma ótima trama com ótimos personagens como o protagonista Haruki que é um hilario e dedicado praticante de artes marciais que tem uma ótima química com Z e a serie vem com algumas surpresas pra quem acompanhou todas as séries da nova geração
Ultraman Trigger: New Generation Tiga(2021)
E a Tsuburaya decidiu dar ao público a nova geração das séries que reiniciaram a franquia Ultraman e no caso de Tiga era mais complicado usar nas produções atuais devido a problemas entre a agência do artista que interpreta Daigo que não permite usar as imagens do ator deixando a empresa sem poder usar devidamente Tiga. A solução é criar uma nova geração assim como Zero foi um sucessor de Seven com um espirito mais descolado e rebelde que agradou o público atual. Porém Trigger ganhou uma responsabilidade enorme demais por conta disso e estar a altura de um clássico gigantesco e ainda ter uma identidade própria não era tarefa fácil e infelizmente não correspondeu as expectativas. O problema da série é que ela tem até um bom elenco e personagens legais mas não consegue estar a altura pra ser de fato um sucessor convincente de Tiga tanto por não ter roteiros bons a altura,coisa que as séries novas acabam falhando e o maior problema da série é ela é toda baseada literalmente no filme Final Odyssey. Ou seja temos os gigantes das trevas,Trigger foi um deles e acabou indo pro lado da luz,eles se libertam e tentam se vingar,é exatamente o mesmo plot. Então a trama não tem surpresa nenhuma,ela é exatamente aquilo que você imagina ao associar com o filme de 2000 de Tiga. E a série é muito morna em seu desenrolar,não surpreende,a melhor coisa talvez seja a ligação que ele faz com Tiga,esse mundo não é o mesmo de Tiga e Dyna mas existe uma Guts select o que te gera uma dúvida e Tiga faz parte da trama então como isso ocorreu é bem esclarecido e a série consegue ligar muito bem os pontos.Mas de resto ele é bem decepcionante embora não seja necessariamente ruím.
Gaiden
Além da série normal temos também Gaiden,obras que criam histórias alternativas e todas focadas no Ultraseven
Heise Ultraseven (1994 a 1999)
existem 3 minisséries de Heisei Ultraseven que estabelece que o Ultrasevens eria o único Ultra que esteve na Terra e a história segue isso mostrando a Ultra Guard permanecendo como único esquadrão de defesa da Terra e o retorno de Seven ao planeta Terra após ele ser julgado por ter interferido nas questões humanas. os especiais usam o novo estilo de filmagem em vídeo e tem um clima bem sério similar a série clássica e podemos ver de forma bem legal como a tecnologia evoluiu do Ultra Guard nesse tempo.
Ultraseven Evolution(2002)
É a sequência direta do Heisei Ultraseven mas desta vez com um novo protagonista que se torna o Seven e a série é bem interessante também
Ultraseven X(2007)
Com uma abordagem mais madura essa curta série pra vídeo trás um mundo distópico e tecnológico onde as pessoas não são livres e um desmemoriado protagonista se transforma em Seven e sai em busca de resposta pra esse mundo e os mistérios em torno de sí e como ele se torna Seven. Essa série não tem uma trama muito bem feita,ela acaba sendo bem ok e não fica muito claro mas creio que ele é sequência direta das séries Heisei Ultraseven e Evolution devido a seu final que contradiz eventos que ocorrem na cronologia oficial então creio que este seja uma continuação mesmo apesar de não revelado.
E as produções atuais de Ultraman envolvem Ultraman Decker que assim como Tiga envolve um sucessor para Dyna e dessa vez sem influencia demais da série original,temos o Shin Ultraman do Hideaki Anno e a minissérie Ultra galaxy Fight o destined Crossroad. E a franquia Ultra esta estabelecida pegando elementos do Tokusatsu moderno mesclando a coisa antigas e dando uma cara nova a franquia.
O spin-off Andro Melos também tem uma história interessante com uma lenda urbana de que o protagonista seria Ultraseven e rumores de que a Dic teria se interessado em fazer uma versão americana ,mas depois de não conseguir teria decidido criar sozinha o "clássico" Tatooed Teenage Alien Fighters from Berverly Hills... Em se tratando de co-produções certamente a mais bizarra foi o crossover com Hanuman pela tailandesa Chayo que rendeu uma versão americana Space Warriors 2000(feita sem consultar a Tsuburaya) e uma sequência de Hanuman com os riders clássicos(dessa vez "esquecendo" de pedir permissão a Toei) e um absurdo processo pelos direitos da franquia que atrapalhou a Tsuburaya por um bom tempo.
ResponderExcluirEu não coloquei o Andro Melos por alguns motivos,o primeiro é que eu não vi ainda,o segundo é que ele não tem legendado completo e terceiro porque apesar de ele aparecer nos Ultra Fights recentes a pessoas não precisa assistir pra entender a franquia,o mesmo caso do Ultraman Jonias que eu assisti 17 episódios ainda e mesmo assim não prejudica nada você entender o Titas no Taiga
ExcluirA razão de Ultra Q ser tão diferente das séries posteriores é que foi concebida como uma versão local de The Twillight Zone extremamente popular na época.Inclusive no início não deveria ter muitos monstros,mas com a onda kaiju foi exigido que esse elemento tivesse mais destaque nas histórias.Deve-ve observar que o Ultaman Original e outras séries como 80 e Max costumam ter alguns episódios bizarros no estilo de Além da Imaginação.
ResponderExcluir