Guilty Gear: Rock in Roll,um anime extravagante e acima de tudo um incrível jogo de luta profundo e com a melhor história já contada no gênero
Nos anos 90 a SNK e a Capcom dominavam completamente o gênero de jogo de luta, porém uma empresa desconhecida como quem não queria nada, lança exclusivamente no PlayStation e não nos arcades como de costume,um jogo de luta com uma qualidade absurda num console que não era voltado pra jogos 2D e conquistou uma legião de fãs. Guilty Gear Missing Link saiu em 1998,uma época onde os jogos de luta vinham perdendo sua força e não havia muita inovação como no começo desta década. É aí que entrou a Arc System Works uma empresa feita em parte por ex funcionários da Sega que faziam trabalhos terceirizados que você provavelmente não sabia,como o popular jogo de luta Sailor Moon S,incrivelmente quebrado mas adorado pela FGC,uma empresa que trabalhava nas sombras sem holofotes,até que um verdadeiro gênio chegou na empresa pra mudá-la e elevá-la de patamar. É o caso de Hidetaka Miyazaki que fez a From Software hoje ser uma das grandes empresas japonesas com seus jogos Souls e também Toshiki Kondo que fez a Falcom criar o RPG de mundo compartilhado mais incrível já feito,a Trails Series da franquia Legend of Heroes da Nihom Falcom. Porém ele não tem a mesma fama de um Hideo Kojima ou um Shigeru Miyamoto mas deveria ser tão badalado quanto esses dois,e seu nome é Daisuke Ishiwatari que mesmo sendo bem jovem,ousou em mostrar um projeto que ele criou praticamente tudo dos tempos de estudante,desde a história,o character design e sua concepção. Ishiwatari cresceu absorvendo os jogos de luta 2D,mas sentia que faltava algo inovador quanto as empresas lançavam mais e mais continuações ao longo da década. Em 1997 praticamente tínhamos Street Fighter e KOF dominando os jogos 2D,e pouca coisa nova era arriscada,como o sensacional Last Blade,uma das poucas novas IPs a a surgir na época. Então com uma imensa criatividade Daisuke quis por todas as suas paixões dentro do jogo,que é a inspiração no Rock in Roll assim como o mangá Bastard,sua maior fonte de inspiração e obviamente os animes. A união entre música pesada,com a extravagância e exagero dos animes,um tom maior de fantasia pra contrastar com a busca do realismo dos jogos 3D da época e assim o seu chefe sentiu potencial e deu carta branca.
Daisuke Ishiwatari é o que podemos chamar de verdadeiro gênio,o cara é o designer de games mais completo que uma empresa pode ter porque ele é polivalente. O cara é diretor,produtor executivo,compositor,character design,roteirista,cantor e ainda por cima também dá uma de dublador,porque ele fez a voz do protagonista Sol Badguy nos jogos de Guilty Gear até Accent Core Plus nas partes de luta(sendo que um dublador profissional fazia os diálogos) e em Guilty Gear ele deu personalidade a seu jogo elevando os jogos de luta 2D a um novo nível,conseguindo ser tão bom quanto um anime e com uma história e personagens tão únicos e ricos que rivaliza atá com grandes RPGs devido a sua grande complexidade. Cada personagem se inspira em alguma banda famosa,comio Sol que é claramente baseado no Fred Mercury da banda Queen e que tinha um álbum chamado Mr Badguy,e cada música é pensada de acordo com sua personalidade. Ele também é carregado com todo o exagero dos animes pois se você já viu animes como Soul Eater já sabe o que esperar de Guilty Gear e toda sua extravagância junto a isso sua história é profunda,cheia de coisas bizarras e malucas e extremamente complexa e até mesmo bem reflexiva.
A trama começa no ano de 1999. O mundo de Guilty Gear é uma versão estilizada do nosso mundo e até esse momento tudo que aconteceu no mundo real também aconteceu aqui, porém um profeta surgiu no fim do milênio dizendo que a humanidade iria enfrentar uma grande catástrofe em breve. E se você viveu em 1998,sabe que existia uma paranóia e profecias de grandes desastres com a chegada do milênio,e a mais famosa foi o do bug do milênio que supostamente iria afetar toda a tecnologia do planeta fazendo-a parar completamente. Daisuke aproveitou isso como um conceito principal do seu jogo e fez de maneira genial. Porque em Guilty Gear é justamente um fenômeno que faz a tecnologia simplesmente parar e a humanidade regredir em sua evolução. Tudo parecia perdido até que quatro figuras estranhas surgem se dizendo magos e que iriam propor uma solução que resolveria os problemas da humanidade; Magia,um poder misterioso que poderia ser combinado com a tecnologia. Com a Magia capaz de controlar vários elementos era possível revitalizar a tecnologia vigente e essa solução era boa demais pra ser recusada então além dos governos de todo mundo junto as Nações Unidas aceitarem, eles criam a Santus Maxiimum Populi pra administrar o uso da Magia no mundo. A humanidade prosperava de novo porém como todos sabemos, sendo a humanidade do jeito que é logo eles criariam a chance de fazer mais do que uso doméstico da Magia,e poder utilizar como arma. Os governos do mundo gostam de poder e influência e os EUA sentiram que vinham perdendo força diante das outras nações e fez pesquisas explorando seu uso com fins militares e 3 cientistas começam a estudar mais profundamente a Magia e ela é usada em testes com humanos e assim eles criam um ser combinado de Magia,tecnologia e biologia conhecida como Gears. o experimento foi paralisado quando o protótipo do Gears escapou do laboratório e seus cientistas sumiram reaparecendo anos depois com uma solução pra perda de controle deles desde então. Uma Gear nomeada de Justice que podeira controlar as demais,porém algo estranho acontece e Justice ganha consciência própria e se rebela contra a humanidade iniciando uma guerra que resultou na destruição completa do Japão. Então pra contra-atacar a humanidade cria a Sacred Holy Order Knights,um exército munido de Magia pra lutar num período que ficou conhecido como as Cruzadas durando 100 anos até que Justice foi aprisionada em outra dimensão.Após isso a humanidade caminhou pra paz e foi formada o Pós-Administration Bureal,uma organização pra cuidar do mundo pós guerra
Anos depois Testament um Gear surge querendo libertar Justice,então o PAB decide organizar um torneio pra escolher uma nova Holy Order pra combater Testament. Sol Badguy,um caçador de recompensa vence o torneio de olho no prêmio porém tudo aquilo era uma mentira,tudo foi organizado pelo próprio Testament que queria usar o lutador mais forte como sacrifício pra libertar Justice,porém como Sol era muito forte,Testament usa a sí mesmo pra libertar Justice ainda incompleta,porém Sol consegue derrotar Justice e revela que na verdade ele era o protótipo que fugiu do laboratório,o primeiro Gear. Sol não envelhece e por isso estava vivo por tantos séculos. Esse é o primeiro jogo de Guilty Gear que apesar de ter aquele formato tradicional de torneio mostrava que não seguiria isso por toda a série e também que era algo muito maior do que isso. Os Gears são simplesmente cobaias,experimentos humanos de países gananciosos por poder que sofrem nas mãos dos humanos,muitos que adquirem consciência querem viver em paz porém eles sofrem forte rejeição.Justice odeia a humanidade por conta disso. Conforme os jogos saíram Guilty Gear foi se revelando mais e mais complexo,existe diversos personagens,organizações facções,reinos,países,e uma grande conspiração com diversos segredos por trás,como o porque do Sol ser o primeiro Gear,e seu envolvimento com o projeto,o que de fato realmente fez Justice se rebelar contra a humanidade e até mesmo o fenômeno que fez gerar a pane tecnológica inicial,vários personagens tem histórias interligadas com outros e segredos envolvendo coisas e acontecimentos relacionados a trama principal,é tanta coisa que eu não conseguiria detalhar tudo que existe nesse universo mas acredite:ele é tão complexo quanto um jogo de RPG,e ele inclusive me lembra um pouco um outro Gear,o Xenogears porque a história vai ter um pouco de filosofia sobre a natureza humana e o que define o ser humano.Por exemplo,existe uma Gear chamada Dizzy que foi encontrada e criada num vilarejo mas devido a seu crescimento acelerado e a manifestação de seu poder,ela foi temida e banida,sendo obrigada a viver numa floresta,longe de todos. Ela é incrivelmente gentil e pacifica. Porém toda a paranoia formada pelo medo da humanidade aos Gears causado pela guerra faz com que eles queiram eliminar a Dizzy,iclusive com uma recompensa por sua cabeça,que é a trama do segundo jogo,o Guilty Gear X,e inclusive o Sol a enfrenta porem percebe que ela não é como as outras. Sol nutre um ódio e um sentimento de culpa(daí o título Guilty Gerar ) por ser responsável pelo surgimento deles e acreditava que os eliminando seria uma forma de compensar isso mas Dizzy o faz perceber as coisas diferentes,assim como Ky Kiske,um membro da Ordem que acreditava que os Gears era o grande mal a ser eliminado pra trazer justiça,mas ao descobrir que aqueles que queria proteger não eram tão justos como ele acreditava,planejando uma grande conspiração e ao conhecer Dizzy e toda a sua gentileza o faz questionar o certo e o errado pois Dizzy não era o mal que ele imaginava,ele até se apaixona por ela.Muitos outros personagens criados pra serem meras ferramentas nas mãos de planos de entidades maiores começam também a questionar sua existência conforme os jogos passam.E isso é uma coisa incrível pra um jogo de luta onde normalmente a trama e motivações são o mais simples possível,na maioria das vezes usando a velha e limitadora trama focando em torneios. Uma coisa que eu acho bem interessante é que o mundo de Guilty Gear é como se fosse um imenso computador e tudo fosse feito por dados,é uma idéia insana e diferente ao mesmo tempo. Existem muitos canais no Youtube que detalharam toda a lore incrível de Guilty Gear e se você quiser saber mais eu aconselho ir atrás,ainda mais que muito elementos que ajudam a compreender a trama não foram lançados aqui ou são de difícil acesso como mangás,e um jogo de pachinko chamado Vastedge XT que é canônico
Em termos de mecânicas e gameplay Guilty Gear se destaca também pois esse é um dos jogos de luta que possui a maior diversificação de personagens e estilos de combate que existe num jogo de luta. É muito comum vermos personagens com estilos de luta muito semelhantes como Ken e Ryu por exemplo, porém em Guilty Gear isso não existe,nem mesmo entre versões alternativas de personagens como por exemplo o Order Sol é muito diferente do original. Na época de seu lançamento Guilty Gear era definido como uma mistura entre Darkstalkers e a série Vs da Capcom. Não é uma comparação tão errada assim. Guilty Gear tem uma gameplay bem veloz e com um sistema de combos que é similar ao sistema desses dois jogos além de também possuir air combos embora mais limitados. Os personagens usam armas ou os punhos e vale qualquer coisa,desde uma menina carregando uma ancora de navio maior do que ela as tradicionais espadas eaté tacos de sinuca. Temos golpes como soco,chute e dois ataques que são o slash e o hi-Slash que são literalmente o corte com armas fraco e forte. Você pode fazer uma combinação como exemplo usar o soco,ir pro chute e pros slash e hi-slash pra fazer combos e o dust que serve pra você fazer os combos aéreos do jogo ou fazer uma rasteira também. Outra característica do jogo é o uso de air dashes que quase todo personagem tem com exceção do Potemkim o tradicional grapler do jogo. Uma barra de tension onde podemos usar os golpes especias conhecidos como overdrives. E ainda existe um instant kill,os destroyers que se você acertar ganha a luta na hora.Já era possível no primeiro jogo criar combos insanos mas o que chamava mais atenção era o arcade extremamente punitivo e difícil que lembrava os jogos do inicio,e inclusive o chefe final Justice era absurdamente difícil.Mas a coisa que Guilty Gear trouxe e que deu uma profundidade e personalidade monstruosa aos personagens foi a introdução das chamadas mecânicas únicas de cada personagem,algo que só ele pode fazer e que possui algum medidor extra próprio pra poder usar. Por exemplo em Guilty Gear Strive nós temos o Nagoriyuki que possui um medidor extra acima da barra de tension que carrega com seus ataques. Quando completamente cheia ele se torna uma vampiro e seu alcance e dano ficam monstruosos em troca ele perde gradativamente seu HP. Muitas empresa adotaram esse sistema como o próprio Street Fighter V que temos a Juri que possui um medidor de seu Fuhazan que ela precisa fazer um golpe pra estocar e depois repetir o movimento pra lançar e esse sistema deixa tudo ainda mais profundo e assustador pra um iniciante mas enriquece profundamente o combate
Com toda a popularidade,a Arc Systems recebeu carta branca pra uma sequencia dessa vez com maior investimento e recursos sendo feito agora sim pros arcades usando a nova e poderosa placa Naomi possibilitando uma rápida conversão por console Dreamcast da Sega e assim surgiu Guilty Gear X que trouxe algumas mudanças como os Destroyers que não eram tão absurdos no primeiro jogo e se você errar perdia sua barra de Tension e com um sistema de jogo mais refinado. E assim como a Capcom,a Arc System gostava de fazer inúmeros updates de Guilty Gear,reciclando sprites e cenários com algumas poucas mudanças como a hora do dia e adicionando e melhorando o gameplay,algo que hoje é comum com os updates online mas naquela época saia sempre um jogo todo ano praticamente e assim surgiu a série mais conhecida da franquia que foi o Guilty Gear XX que ganhou inúmeros outros updates embora ele se utilize cenários e sprites ainda do GGX. Tudo foi deixando o jogo mais e mais complexo. Por exemplo tivemos uma barra de Burst que serve pra cortar a ofensiva do inimigo e se enche com o tempo bem lentamente. O Roman Cancel que permite você cancelar um movimento com outro estendendo combos. Um campo de força capaz de bloquear,evitando o blockstun,uma espécie de Alpha Counter chamado Snapback e diversos recurso que deixam o jogo ainda mais complicado como a possibilidade de cancelar seu ataque em pulo pra se criar ais extensores de combo. Tudo isso deixou Guilty gear um jogo bem assustador pra novatos com tantas mecânicas que exigem velocidade e reflexo que rapidamente GG foi considerado o mais complexo jogo de luta 2D o paraíso total dos Pro Players.
Infelizmente a ASW caiu naquele conto do vigário igual a SNK caiu no conto de uma empresa de pachinko e dessa vez foi a Sammy que e investiu nos jogos da empresa visando o crescimento de ambas as empresas,já que a ARC era pequena,e a sammy também,era a proposta perfeita de crescimento mutuo,porém ela fez em troca de toda a licença do jogo e seus personagens obrigando a ASW a literalmente pagar a empresa pra usar seus próprios personagens,uma burrice mercadológica imensa,e pra piorar a sammy adquiriu a Sega e restruturou tudo,ela não queria mais fazer grandes apostas de mercado e passou a não querer mais investir fora do Japão nos arcades obrigando a Arc a fazer vários jogos somente no Japão,e isso faria ela se virar pra pagar uma publisher além de pagar a Sega pelo uso dos personagens. Durante anos a ARC tentou negociar com a Sega os direitos sem sucesso e ela arriscou criar Guilty Gear 2 Overture pra tentar salvar a franquia com um estilo muito diferente e que foi um fracasso. Sem muita escolha e nem podendo usar muitos dos seus próprios personagens a Arc decidiu criar um substituto espiritual comandado pelo amigo de Ishiwatari que entrou na empresa junto com ele,Toshimichi Mori,que criou então o Blazblue que é muito similar em conceitos com Guilty Gear,de uma maneira bem similar ao Xenosaga em relação ao Xenogears,que compartilham muitos conceitos e coisas de universo mas nenhum tem relação com o outro,porém ele abraça a um lado mais anime até do que o Guilty gear,dos mais atuais,inclusive suando uma história feita estilo Visual Novel com diversas rotas,um jogo mais japonês do que nunca,ao mesmo tempo que fazia projetos que ajudavam a empresa crescer o bastante pra assim poder comprar a série novamente da Sega e inesperadamente ela também criou um jogo de luta em 2.5D que imitava o estilo 2D simplificando os quadros de animação e mantendo o estilo bidimensional de planos e assim nasceu Battle Fantasia,aquele que foi o responsável por trazer o Street Fighter de volta com o SFIV usando o mesmo estilo do game da Arc que apesar do fracasso foi o mais importante jogo da história recente,porque redefiniu tudo.
O renascimento veio a seguir onde a Arc readquire os direitos da franquia e criou aquele que seria o jogo que mudaria o status da empresa no mundo dos games,Guilty Gear Xrd(o título é uma referencia a continuidade da série pois tivemos X,o XX e Xrd seria um trocadilho da palavra third com o X,que também seria com se fosse XXX) que surpreendeu a a todos pois parecia em sua apresentação que seria um jogo de luta 2D semelhante a Blazblue mas pegou todos de surpresa quando a câmera mudou o ângulo de visão. Aquele foi um trailer que me deixou de boca aberta,era um cel shading tão bem feito que engana você numa primeira olhada e tudo isso porque usaram uma técnica pra dar um efeito similar aos animes,como por exemplo momentos onde o personagem fica parado mexendo apenas a boca e até os efeitos e sensações que uma animação tem e com transições perfeitas e sua perspectiva não possui zoom in e out pra distanciar a câmera pra simular melhor o efeito 2D. As animações impressionantes e fluidas comparadas a jogos 2D,que era a principal reclamação da conversão dos jogos 2D pro 2.5D não existia mais. E além disso todo esse visual veio pincelado e potencializado pelo novo modo história com cutscenes em tempo real,nada de CG ou algo do tipo mostrando todo o poder da engine que pasmem ainda era a UE3 mesmo já tendo a 4 disponível.Esse jogo mostrou também todo o talento de Daisuke Ishiwatari nos trazendo músicas cantadas com sua poderosa voz,como se uma banda de rock profissional estivesse compondo,mas é o próprio pessoal talentoso da Arc Systems e um modo arcade que serve como prólogo dos personagens antes do modo história não interativo,apenas assistimos como se fosse uma maratona de anime da temporada,e graças a isso a trama está muito mais detalhada e complexa do que antes,além da excelente jogabilidade,tutorias geniais que te ensinam passo a passo como jogar de maneira bem engraçada. Guilty Gear fez com que empresas contratassem pra criar jogos de luta com suas IPs,como o famoso Dragon Ball FighterZ que impressionou todos na E3 sendo considerado o melhor jogo do evento e a Cygames deu a ela seu famoso jogo gacha Granblue Fantasy. Foi o verdeiro divisor de águas até que novamente ela faria história no ano de 2021.
Guilty Gear Strive é lançado mudando como os jogos online funcionavam introduzindo o Rollback definitivo onde os problemas de conexão e limitações do Delay foram pro espaço permitindo a nós jogarmos até cotra japoneses sem qualquer problema. além do visual estar ainda melhor graças a UE4.Strive simplifica a forma básica do jogo pra atrair novos jogadores sem perder profundidade,um expertise que ela adquiriu com vários lançamentos e tentativas e além disso trás um modo onde você aprende basicamente como jogar direito,o jogo vai te ensinar a punir golpes na hora certa e usar certos movimentos com eficácia te deixando a par com as estratégias. Guilty Gear elevou a franquia de tal forma que ela saiu dos eu nicho de Anime Fighter,como ficou conhecido os jogos no estilo de GG e passou a ser mais mainstream e hoje é o jogo de luta com maior playerbase na Steam,e acredito que com o crossplay isso irá atrair mais jogadores.
E pra você que gosta de colecionar e você mesmo jogar a história ou conferir todas as alterações das versões,mesmo tendo um glossário completo nos jogos recentes aqui vai um pequeno guia pra você se atualizar
Guilty Gear (PSOne)
O jogo onde tudo começou. Infelizmente ele não está disponível em plataformas tendo que recorrer a emuladores pra jogar. É onde ocorre o torneio pra escolher anova Holy Order
Guilty Gear X Plus(PS2,japão)
A sequencia de Guilty Gear é a X e a Plus é a versão aprimorada do jogo onde ele possui Story Mode diferente do original que só tem o arcade basicão embora tenha os finais. atualmente só dá pra jogar no PS2 em japonês infelizmente. Nesse jogo Dizzy é caçada pelo governo e uma recompensa é oferecida por sua cabeça.
Guilty Gear XX ou Guilty Gear XX#Reload(PS2,Xbox)
O Guilty Gear XX(ou X2 no ocidente) começa alguns meses após o anterior e nele I-No,seva do mistérios That Man(aquele homem) que é uma figura encapuzada que Sol persegue pra se vingar e parece conhece-lo bem pois o cham por seu verdadeiro nome Frederick) acredita que parando Sol ele não irá causar problemas pro seu chefe então ela usa seu poder de viajar no temo pra causar mudanças na timeline pra atrair Sol pra uma armadilha. O jogo normal possui o Story Mode e pode ser jogado no PS2 porém a versão #Reload não tem modo história e só saiu no Japão. No entanto existe a versão#Reload pra Xbox com esse modo história,que é praticamente o mesmo com poucas mudanças mas deve ser possível ter acesso a esse jogo via retro.
Guilty gear XX Accent Core Plus(Ps2,PS3,) e a versão R(PC)
Esse jogo tem um modo Story que se passa exatamente após o anterior pois I-No foi presa por That Man por não entender o que ele queria porém ela se liberta e mais uma vez vai atrás do Sol pra atrai-lo pra uma armadilha e dessa vez ela pretende causar uma distorção temporal pra levar Sol ao passado e matar sua versão do passado da Holy Order pra assim acabar com ele no presente já que Sol é um gear praticamente indestrutível. Esse jogo é fácil de se obter,ele tem versão pro PS2,pro PS3 e nele dá até pra jogar online ou jogar a versão aprimorada R pra PC comk online com Rollback e tudo mais.
Guilty Gear 2 Overture(Xbox 360)
Exclusivo pra 360 esse jogo é uma mescla de hack'n slash com RTS e é bem estranho e o que interessa nele é a história onde Sol e Sin Kiske,o filho de Ky e Dizzy irão ajudar Ky a resolver mistérios envolvendo uma mulher chamada Valentine e uma dimensão paralela chamada Backyard que é muito relevante a trama de Guilty Gear.
Guilty Gear XRD SIGN(PS3,PS4,PC)
Nesse jogo uma outra Valentine chamada Ramlethal declara guerra a toda humanidade e Sol e os demais personagens vão atrás dela.Dependendo da versão esse jogo pode custar extremamente caro obrigando a pegar em promoção ou seguir o atalho de ver a história no próprio site da arc Systems e pegar vídeos do modo arcade. Mas se quiser ter no PS3 ele está digamos menos caro caso não tenha PC bom.Ou espere até a morte uma promoção que ele raramente entra.
Guilty Gear XRD REV2(PS3,PS4,PC)
esse jogo é praticamente o mesmo que o anterior,as mesmas artworks,stages apenas com horário trocado,e aquelas mudanças de gameplay e balanceamento e isso pode ser uma confusão ainda mais porque existe o Guilty Gear Revelator e o REV 2 e ele tem esse nome justamente por ser REV de Revelator,isso vai mudar a sua vida com certeza. Mas a história é a mesma nos dois jogos pois ele é o update do update que é o básico que conhece a ARC pois já tivemos por exemplo BlazBlue Calamity Triger,o Continuum Shift que era um upgrade do anterior mas com nova história,o continuum Shift II que era o update do anterior com a mesma história incrementada e o Continuum Shift Extend que é a versão aprimorada da versão aprimorada com mais aprimoramento ainda.O que você precisa saber dessa salada toda é que apenas o SIGN e o REV 2 que você precisa pra ter toda a história do XRD completa.
Guilty Gear Strive(praticamente todo mundo exceto Switch)
O encerramento de toda a trama de GG é nesse jogo onde uma conferencia do G4 os países mais poderosos do mundo irá ocorrer e uma tentado também.Aqui o modo arcade tem diálogos porém ele é bem preguiçoso comparado ao XRD mas o Story tradicional segue mantendo a qualidade e estilo.
Os demais jogos só servem pra você ver as diferenças e implementações. Temos o Guilty gear Isuka que e um spin-off. Aqui temos Guilty Gear X, Guilty Gear XX Slash,Guilty Gear Accent Core,ambos não possuem Story mode e portanto podem ser ignorados. E claro,tem o Revelator que possui a mesma história do REV 2 mas sem os capítulos extras que vieram na versão só pra lembrar.
E com isso eu digo que Guilty Gear é uma série apaixonante,com visual estilizado,uma trilha sonora incrível e uma história que eleva o patamar dos jogos de luta,é um jogo que merece a atenção de qualquer fã de anime que gosta de um bom jogo de luta e se você quer jogar competitivamente temos um jogo profundo e recompensador.
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