JUDGMENT TIME: Shin Ultraman,o remake da clássica série é um presente mantendo a essência da série que Hideaki Anno nos deu
Hideaki Anno assim como eu e você é um otaku,daquele que coleciona figures,que decora a frase de efeito do personagem favorito e todas as otaquices que nós fazemos. E antes de ele ser um renomado diretor de animes ele também gostava de anime e de Tokusatsu e esses dois foram essenciais pra definir e inspirar o diretor nas suas próprias produções. Ultraman e Kamen Rider são suas maiores influencias sobretudo o primeiro Kamen Rider,o Ultraseven e o Regresso de Ultraman. Quando você assiste Evangelion não tenha dúvida que muita coisa de Ultraman está nele,principalmente sua direção que era influenciada pelo direto Akioki Souji que dirigia os episódios mais psicodélicos de Ultraman e Ultraseven com uma direção ousada repleta de ângulos com super closes,uso de sobra e luz e trocas rápidas de câmera em diferentes pontos de cenário e Anno usa praticvamente o mesmo tipo de filmagem. Muito s só colocam créditos a séries como Yamato e Gundam das quais Anno era fã como influência o que é um erro não mencionar Tokusatsu na equação. Muita gente acredita erroneamente que essa direção do Anno era feita pra economizar animação porém ele manteve o mesmo padrão mesmo nos filmes com orçamento alto mostrando que isso sim é uma visão artística influenciada pelo diretor Souji como eu disse. Depois disso Anno trabalhou com Live action pela primeira vez com Cutie Honey de 2004 e o filme reproduzia toda a loucura do original reinterpretado e ficou muito bom,o filme usa um monte de efeitos especiais diferentes como usar até fotografias em 2D e tudo mais. Quando Anno foi chamado pela Toho pra criar uma rinterpretação de Godzilla eu fiquei bem animado em ver o que ele poderia fazer com o Kaijuu famoso e o resultado é um dos melhores filmes de Godzilla que eu á vi e uma visão assustadora do Kaijuu,o destaque todo vai pra cena impressionante com Godzilla eliminando uma cidade inteira com uma trilha sonora épica de fundo. Além de ele mostrar como toda a burocracia governista é prejudicial quando se tem que lidar com algo muito maior do que a humanidade pode lidar,além de uma quantidade absurda de diálogos por segundo e personagens de vários órgãos de governo que existem além da sua direção criativa de sempre.
Quando a Tsuburaya anunciou um Shin Ultraman dirigido pelo Anno eu também fiquei bem animado porque Anno é apaixonado por Tokusatsu de Super Heróis e sem dúvida além de ser a realização de um sonho a gente poderia esperar um projeto feito com amor e capturasse a essência da obra original em uma nova abordagem e o resultado não poderia ser diferente,um filme incrível que consegue ser nostálgico,novo e dar um misto de sensações distintas. Muitos podem confundir as abordagens dessas novas versões. A Toei tem o Kamen Rider The First que é uma reimaginação do Kamen Rider de 71 e agora teremos também o Shin Kamen Rider do Anno também e isso parece confuso. Bata você acreditar que o primeiro é um reboot completo dando uma reinterpretação completa da série original enquanto o segundo é um remake que mesmo tendo uma abordagem com muitas diferenças,ele mantém próximo em essência ao original. tanto que a gente vê no trailer um cenário que lembra a série de 71 nos primeiros episódios e o visual também é mais próximo ao original assim como os conceitos. E Shin Ultraman vem com essa mesma idéia,um remake literalmente falando da série clássica de 66 mantendo o espirito e a essência. Ele continua sendo maduro mais ainda sendo Tokusatsu
Na trama não tem muito segredo. Diversos Kaiju começam a aparecer na terra então o governo cria a SSSP que aqui diferente da série clássica se parece mais com um FBI pra Kaijuu,algo como a divisão de agentes da série Arquivo X,eles trabalham usando terno e não possuem jatos ou veículos ou aqueles uniformes que a gente está acostumado e ele é liderado por Kimio Tamura,e tem como membro Daiki Arioka um físico otaku,Akari Hayami,uma bióloga e Tetsushu Tanaka o líder que aparece pouco. E também temos Hiroko Asami uma analista da Inteligencia de Segurança Pública e Shinji Kaminaga que na verdade é o Ultraman.
Hiroko é super carismática e ela faz um contraponto legal com Shinji porque ele por ser um alienígena é sério e inexpressivo e lida de forma estranha com aspectos humanos das quais ele não entende e isso gera umas situações bem divertidas com os dois.Também é digno de nota toda a relação de confiança mutua construída entre os dois principalmente quando todos descobrem o segredo de Shinji. Ela dos membros é a mais trabalhada. Apesar disso os demais são muito divertidos,causando a mesma sensação da SSSP da série clássica.mas o grande trunfo de Anno é dar a série a mesma essência do original adicionando mais camadas de profundidade. O Ultraman é um ser poderoso capaz de lidar com situações que a humanidade não consegue e isso pode acabar criando uma relação de dependência e isso se junta as pressões políticas com as relações internacionais de países como os EUA e o Japão,o que os alíens usam pra sues próprios fins como Zarab que captura Shinji e faz com que os países desconfiem do Ultraman criando uma cópia e assim promover sua ajuda pra facilitar seu domínio. Se você assistiu sabe que essa é uma releitura do mesmo acontecimento da série mas muito mais complexo o que é genial. E tudo isso na verdade era um grande plano do alien Mefilas que usou até mesmo o Zarab pra dar ao humanos uma tecnologia similar a capsula Beta do Ultraman(ele demonstra isso usando uma versão pra crescer a Hiroko igualzinho ocorre na série original) pra ajudar a lidar com aliens e sem tecnologia pra combater os aliens e tendo alguém oferecendo a solução os países acabam aderindo mas essa é justamente a forma de controle que o alien queria. Mefilas é um vilão inteligente e carismático e isso dá a ele um destaque muito grande e ele encurrala o Ultraman que já tinha quebrado o código de não se envolver na humanidade decide por escolha própria defender os humanos e isso acaba levando ele a quebrar o código da Terra da Luz podendo sofrer uma punição por isso(uma coisa que é abordada nos Heisei Ultraseven) mesmo assim Ultraman prefere ajudar a humanidade e consegue um plano junto a SSP pra recuperar a Beta Box. Só que quando Mefilas que até então não queria lutar decide faze-lo Zoffy aparece obrigando-o a recuar desde que tivesse a caixa de volta,prometendo não mais controlar a humanidade.. Na conversa com Zoffy Ultraman explica que o humano que deseja entender a humanidade que se sacrificaria a ponto de salvar alguém,como o Shinji que morreu ao proteger uma menina da explosão de quando o Ultraman chegou.Zoffy é o novo vigia e juiz dos seres humanos que serão eliminados por um dia evoluírem como eles da Terra da Luz. Mas o Ultraman acha isso um erro,mas Zoffy diz que o erro foi o Ultraman se fundir ao humano porque agora todo o multiverso(é intrigante ele usar essa palavra) sabe que os humanos podem ser usados como arma biológica pondo em risco todo o resto.E pra isso ele usa a arma Zetton pra eliminar a humanidade não dando qualquer chance de qualquer tecnologia humana se opor a ela. Porém mesmo sem qualquer esperança e falhando em deter Zetton,no fim o próprio Ultraman oferece uma chance bem perigosa dando aos humanos a fórmula da capsula Beta e junto a SSSP conseguem dar um jeito no Zetton ao invés de usar o Ultraman como muleta,eles trabalham do lado dele com suas próprias forças,porém Ultraman é tragado pelo tempo e espaço devido ao efeito colateral desse método usando a capsula beta e Zoffy enfim entende e percebe porque Ultraman fez aquilo pela humanidade e sua persistência. Ultraman decide dar sua vida pra salvar Kaminaga ao invés de voltar e se recuperar na terra da Luz de uma maneira similar a série original,querendo viver como um humano e aprender mais e mais com eles.Essas referencia são muito melhores que em Kamen Rider Black Sun onde colocam coisas apenas por colocar pra fazer fanservice gratuito. Aqui ele não é gratuito e é orgânico,sem prejudicar a narrativa.
E uma coisa que eu ache sensacional é como Anno nos faz sentir como se estivesse assistindo a série clássica mas com os efeitos especiais modernos,ele faz de tudo pra emular os efeitos do original.Por exemplo quando o Ultraman voa ele faz como se fosse o boneco que era usado na série clássica,os efeitos de raios lembram o estilo do original. As soluções por color time do Ultraman também é inteligente,o Ultraman continua gastando energia e ele fica verde quando está perto de esgotar. O Ultraman mantém a mesma proporção gigantesca do dublê Bin Furuya,que cria uma r estranho e alienígena que eles conseguem assar só com a primeira série graças a ele. O início do filme com a logo formando o Ultraman igual na série também ficou muito legal.
E Shin Ultraman é um filme fantástico. Assim como em Shin Godzilla Anno mostra como apolítica acaba sendo problemática,e que os poderosos só lutam pelos próprios interesses,mas ainda assim mostra o lado positivo da humanidade e o Ultraman se torna o símbolo da esperança da prosperidade da raça humana..Um presente de fã pra fã.
Comentários
Postar um comentário