Urusei Yatsura,Ranma 1/2,Robocon,Poitrine e Zenkaiger: a paixão dos japoneses pela comédia

 



Embora tenhamos muitas obras com forte carga dramática como Saint Seiya,Kimetsu no Yaiba,Shingeki no Kyojin e outros no Japão um gênero que faz muito sucesso e é bem negligenciado no Brasil é a comédia.Eu não vou entrar muito em detalhes muito grandes sobre a história ou origem mas acredito que a paixão dos japoneses pela comédia já vem da cultura de lá desde o teatro. Por exemplo existe o Rakugo onde um ator se apresenta interpretando vários personagens ao mesmo tempo geralmente com foco em contar histórias bem humoradas,tipos as anedotas que ouvimos aqui. E tudo de um jeito bem exagerado e bastante caricato. O humor japonês é algo bem característico do país e difere muito do nosso,especialmente dos programas de humor e ele tem essa característica de ser muito exagerado,caricato,teatral e muito bizarro e non sense também. No Japão os comediantes são muito famosos principalmente os que fazem Manzai onde uma dupla,geralmente um cara sério e outro despirocado ficam dialogando com muito humor na frente das pessoas. Os comediantes geralmente são chamados em programas de auditório ou até apresentação. Por exemplo,existem vários programas de Idols como do grupo AKB48 onde o MC(literalmente quem apresenta o programa) é um comediante famoso responsável por puxar a comédia e colocar as Idols em situações engraçadas e divertidas. Então a comédia é muito bem quista pelo povo japonês e isso também se reflete nos seus produtos culturais e aqui abordarei o  Mangá,Anime e o Tokusatsu embora também se encontre esse estilo presente em Dramas,pra quem acha que drama é só romance,não,Drama não tem só romance,ele abrange uma variedade grande de gêneros desde comédia policial,de máfia etc.





Uma das grandes  e populares autoras de comédia é a Rumiko Takahashi e ela começou sua carreira de sucesso absoluto com um mangá de comédia que trouxe a primeira waifu(eu tinha dito antes que era a Minmay mas a protagonista de Urusei veio primeiro) que é a Lum e conta a trama de um grupo de aliens que vem invadir a Terra e pra salvar os humanos escolhem seu melhor atleta pra uma disputa de pega-pega e o sortudo ou azarado é o mulherengo Ataru que derrota Lum que decide fazer dele seu noivo e passa a viver com ele. O estilo de Urusei Yatsura é uma comédia bem bobinha e leve e uma centena de personagens bizarros que passam por situações malucas e isso é o que acaba cativando o leitor,elevando o carisma e fazendo o leitor ter grande empatia. Além de Urusei Yatsura não podemos esquecer de Ranma 1/2 que vem na mesma pegada onde temos fontes amaldiçoadas que transforma a pessoa no ser que morreu nela. E o Ranma se transforma numa garota porém seu pai lhe prepara um casamento arranjado e tal como Yatsura,Ranma está lotado de personagens bizarros vivendo situações mais loucas ainda e o resultado foi um sucesso ainda maior e até ficou bem popular no ocidente embora no brasil não tenha chegado na época de ouro dos animes por algum motivo.




Na década de 70 a Tatsunoko criou vários heróis em anime com um jeitão de Tokusatsu e vemos obras como Gatchama,Hurricane Polymar,Cashern porém outro grande sucesso da empresa é Yatterman que é uma série de heróis com um estilo cômico diferente dos outros mais orientado a comédia qe a ação e muitas coisas dessa série veremos em outras obras como Kabutack e Robotack também e no próprio Pokemon já que temos um trio de vilões que são os precursores da famosa Equipe Rocket,que são a Dorombo Gang




As obras de Tokusatsu estão repletas de comédia também,geralmente focada num público de faixa etária menor que os programas convencionais de Super Heróis como o Kamen Rider e na década de 70 vimos várias dessas produções,a maioria criada por Shotaro Ishinomori e entre elas temos por exemplo Suki Suki Majou Sensei que até a metade era uma comédia comum,temos 5 nem 3 Kumi Mahougumi estrelado pela sensacional Machiko Soga que interpreta uma bruxa boazinha que fica amiga de crianças. Mas o maior sucesso do autor é uma obra que ninguém menciona quando se fala de Ishinomori que é o seu segundo grande personagem que é o Robocon. Robocon é uma série inspirada em Doraemon,outro exemplo de comédia infantil muito popular nos animes e até passou no brasil pela Rede Manchete onde temos robôs amigos de crianças vivendo aventuras no estilo Sessão da Tarde.Robocon foi uma série de sucesso tão grande que ele durou mais de 100 episódios pois geralmente o Tokusatsu possui contratos de 1 ano com os atores mas com um sucesso tão imenso eles decidiram prolongar a série. Em seguida ele teve sucessores como Guru Guru Medaman.No entanto esse tipo de série estava em hiato até que um produtor fez a proposta a Toei de criar séries nas manhãs de Domingo e assim nasceu a Toei Fushigi Comedy. Apesar de ter poucas informações de sua origem acredito eu que essas séries não eram uma franquia igual ocorreu com os Metal Heroes,eram séries infantis agrupadas numa faixa de horário anualmente,e inclusive eles começaram com Robot 8Chan que era praticamente uma série idêntica a Robocon de cara. Acho que só depois usando a mesma lógica dos Metal Heroes por serem séries com a mesma fórmula na mesma faixa de horário que eles oficializaram como uma franquia. Basicamente a Fushigi Comedy era exatamente igual essas séries infantis citadas acima tanto que um leigo não saberia a diferença. Eu mesmo achava que Majou Sensei era a primeira série da franquia. As primeiras duas séries seguem a risca a fórmula do Robocon porém eles mudam pra seres vivos amigos de crianças que podem ser aliens,seres de outra dimensão e temos como exemplo Nemulin,Petonton e outros. Em seguida a comédia de crianças detetives com Hard Gumi e Marin Gumi e fechando com as Mahou Shoujo começando com Mahou Shoujo Chukana no Paipai. A série dessa franquia que se tornou um fênomeno no japão foi Bishoujo Kamen Poitrine,uma série que influenciou a Naoko Takeuchi a criar Sailor V por possuir muitos elementos dela. E era tão grande que nenhuma série de heróis da Toei tinha aquela audiência que ele atingiu,como Winspector que foi talvez a maior audiência dos Metal Heroes junto a Gavan e Sharivan,e a personagem virou um icone pop referenciada em vários lugares e obras. Acredito que o segredo do sucesso dessa série seja o roteirista Yoshio Urasawa que pra mim  é o grande gênio da comédia em Tokusatsu. Ele fez Poitrine ser tão nonsense e absurdo de uma maneira genial e essa série é a mais engraçada que já vi nesse estilo.Eu acho que nem alguém bêbado conseguiria fazer algo tão bizarramente delicioso como Poitrine. Ela se sobressaiu entre suas companheiras de franquia que foram meio ofuscadas.



Muitas séries de Super Heróis também usam tom de comédia. as vezes tem determinados episódios de séries antigas onde vilões sérios tramam os planos mais absurdos e malucos já criados como em Jiban onde um monstro Biolon tem o poder de fazer quem respirar seu esporo passar a ter nojo da cidade grande e ficar louco pra se mudar pra natureza. Assim Tóquio vai ficar vazia pro vilão dominar.as vezes a pegada cômica já é característica da série,como o próprio Super sentai que costumava ser mais cômico e divertido no seu inicio até ele ganhar uma pegada mais séria em Bioman. Mas ele retorna mais tarde com maior presença em Zyuranger onde até os vilões passam a ter um aspecto mais cômico e Kakuranger é uma série mais cômica do que séria,embora ele tenha drama também.E sem dúvida nenhuma o maior exemplo cômico vem de Carranger que literalmente pega a fórmula do Fushigi Comedy e combina com o Super sentai,e o melhor é escrito pelo mesmo Urasawa de Poitrine,ou seja é uma comédia nonsense e caprichada no sakê que torna a série em uma das mais sensacionais da franquia.Curiosamente Carranger era muito criticado na tokunet e até eu olhei bem torto pra ele,mas quando descobri que era do mesmo roteirista de Poitrine eu tive que ver e a série virou uma das minhas favoritas.



É claro que após citar Poitrine eu não poderia esquecer da nossa querida e amada Sailor Moon. O mangá de Sailor V de Naoko Takeuchi tentava puxar mais pro humor como Poitrine porém em Sailor Moon ela mudou o tom pra algo mais sério. No entanto curiosamente a equipe do anime preferiu usar o mesmo tom de Sailor V na obra e o resultado foi uma das obras mais divertidas,engraçadas e icônicas dos animes,que também tem sua dose de drama mas se destaca principalmente no humor e extremo carisma que é Sailor Moon. Sailor Moon modificou a narrativa da autora mas fez isso de forma tão bem feita que foi um fenômeno principalmente no ocidente.Curiosamente o sucesso de Sailor Moon ironicamente foi o responsável pelo fim da Fushigy Comedy já que Sailor moon tomou o mercado de produtos pra meninas. Mas a Toei acabou saindo no lucro do mesmo jeito. E obviamente não poso esquecer do nosso Akira Toriyama que faz muitos mangás de comédia e antes de Dragon Ball seu maior sucesso foi Dr. Slump,uma obra de comédia com altas doses de fantasia que se passa no mesmo universo de Dragon Ball. E falando nele Dragon Ball essencialmente era um mangá de comédia com aventura e ação mas sua pegada não lembrava anda as lutas titânicas que vieram depois. Por acaso quando o autor tentou recriar seu épico de Kung Fu,que era sua fonte de inspiração isso acabou popularizando mais ainda a obra afinal os japoneses amam Battle Shonen tanto quanto comédia e Dragon Ball passou a ser um Battle Shonen,a virar um fenômeno porém não era o que o Toriyama gosta de fazer. Ele é autor de comédia,e quando ele recebeu mai liberdade do seu último editor ele recoloca os elemntos cômicos novamente na obra,e isso se refletiu diretamente no Dragon ball Super que causa muita polêmica porém ele reflete exatamente o que a saga Majin Boo já mostrava. A série Super tá fazendo ainda muito sucesso com públicos de todas as idades sejam quem conheceu a série recentemente ou quem é fã de décadas.



Uma coisa inusitada ocorreu também na franquia Metal Heroes. Em 1997 o Super sentai passou da sexta a atarde pras manhãs de domingo antes dos Metal Heroes. Os produtores sentiram que não era uma boa ter duas séries com a mesma pegada uma em seguida da outra então decidiram usar os Metal Heroes e sua flexibilidade pra criar algo diferente de tudo,até mesmo em narrativa. Aproveitando o sucesso de Pokemon e do Tamagochi eles decidiram trazer de volta um estilo de série abandonada mais de uma década e fundir ao conceito dos Metal Heroes que eram as séries de robôs como o Robocon. então disso nasceu Kabutack e o Robotack. Ambas as séries não tinham nada a ver com outras como B-Fighter,Juspion ou Jiban. Elas são basicamente séries de comédia mas um pouco mais puxada a aventura. O que diferencia elas de Robocon é o fato dos robôs terem um Super Change onde eles alteravam sua forma ficando com o visual característico dos Metal Heroes mas sem perder o tom mais colorido e infantil,tanto que os personagens não tem armas letais,o Kabutack tem um bastão de choque por exemplo pra gerar cenas mais cômicas como o famoso golpe do Pikachu e apesar de terem poucos combates com efeitos práticos,tudo puxa pra um estilo mais cômico como Pokemon. Os vilões são muito similares a equipe Rocket sendo bem atrapalhados e cômicos.o Kabutack tem até um robô gigante. E ambas fizeram muito sucesso. A franquia Metal Heroes acabou por conta do acaso. Pois Shotaro Ishinomori faleceu no mesmo ano de Robotack,então a Toei ao invés de seguir com a franquia Metal heroes com outra série do estilo preferiu homenagear o autor trazendo um remake de Robocon seu mais famoso sucesso. E outro era o Kamen Rider Kuuga que foi tão popular que abriu as portas pra Ishimori Pro e a Toei reviverem a série Kamen Rider substituindo os Metal Heroes.






Quando os Kamen riders retornaram então em 2007 buscando uma variedade no estilo de drama mais sério a Toei decidiu que o Kamen Rider teria um tom mais puxado a comédia e então nasceu o Kamen Rider Den-O que trouxe os Imagins que eram monstros simpáticos e perfeitos pra cativar as crianças. As histórias de Den-O se pareciam mais com os Dramas de comédia com situações bem divertidas vividas pelo protagonista Ryoutarou e os Imagins e isso fez com que Den-O se tornasse talvez a mais popular série Kamen Rider atual de todos os tempos. O sucesso de Den-O foi tão absurdo que fez o ator Takeru sato virar um icone do cinema japonês e a série é a que conta com a maior quantidade de filmes e spin-offs da franquia e seus personagens cativaram todos de todas as idades. O Super sentai trouxe uma idéia parecida porém combinou o Super sentai com o gênero de Pokemon de monstros amigos de crianças e aqui são os próprios mechas da série que tem uma aparência mais fofa e falam tendo personalidade e que também lembra o Kabutack nesse sentido com uma pegada bem forte de comédia Go-Onger também se tornou uma das séries mais populares da franquia Super Sentai,e essa série é muito boa e foge um pouco do estilo de sempre e funciona muito bem sua proposta dentro da franquia.Desde então o Super sentai vem tentando variar usando a comédia em sua fórmula do Super sentai embora ela não tenha obtido sucesso principlamente pelo desgaste da franquia. Até que chamaram o produto Shinichirou Shirakura,que coincidentemente é o mesmo produto do Den-O e ele pensou em fazer um Super Sentai menos convencional e que tivesse uma proposta de ser uma série divertida como Gorenger. Usando como inspiração Den-O ele cria Zenkaiger que usa praticamente os mesmos elementos de den-O que no caso são os Kikanoides que são muito similares na proposta aos Imagins e Zenkaiger é uma série que tem o tom totalmente cômico beirando até um pouco do nonsense. E o resultado disso foi simplesmente avassalador. Zenkaiger não só elevou as vendas de brinquedos que estavam no vermelho por praticamente uma década inteira e Zenkaiger se tornou uma das série mais populares e amadas pelo público japonês.Ele foi assunto nas redes sociais ultrapassando Ultraman e Kamen Rider daquele ano em popularidade,teve vendas absurdas de ingresso no seu Stage Play e ele reviveu a linha SH Figuarts que estava parada por baixas vendas a anos e com uma posta grande a figura do Zenkaiser esgotou na primeira semana de pré-venda. Um dos maiores méritos de Zenkaiger foi a capacidade dos atores improvisarem a maioria das cenas,o que gera um efeito mais natural e engraçado,as vezes você pega o Juram fazendo comentários divertidos dos absurdos que ocorrem numa cena. Donbrothers que agora tem um formato mais similar aos dramas de comédia que é exatamente parecido com Den-O segue essa linha e está muito popular também





Nos animes recentes temos como maior exemplo o Konosuba que puxa mais pro lado do humor negro e é absolutamente sensacional bem como a comédia romântica Kaguya-sama,uma das melhores que vi e também temos Zombieland Saga que temos Idols Zumbis como protagonistas. Sem falar em séries como Sazae-san e Chibi Maruko-chan que passam a décadas na TV

Bom e com isso eu encerro esse artigo que serve principalmente pra entendermos melhor a comédia japonesa que pode parecer bizarra e meio excêntrica e exótica demais pro gosto ocidental mas acabam sendo séries leves e divertidas. eu acompanhei Kabutack e embora seja uma série bem bobinha ela é até agradável,igual Urusei Yatsura que ganhou um remake e tá fazendo sucesso no Japão obviamente. No brasil obras com comédia são bem desprezadas o que é bem estranho já que brasileiro adora fazer piada e ser o engraçadão o tempo todo,mas aí quando tem comédia no Tokusatsu,eles não gostam. A gente pode ter a seriedade mas é bom varias os estilos vez ou outra. se não fosse assim eu não teria assistido Carranger,embora fosse minha meta assistir toda a franquia,mas se não fosse provavelmente eu nem teria visto essa série que imediatamente tá no topo da minha Tier List de Super sentai ao lado de séries mais sérias como Shinkenger,Flashman etc. E também Go-Onger que eu não dava nada pela série especialmente sua temática e seu mecha que é bem bizarro mas quando vi,a série é muito agradável. até Zenkaiger que é muito divertida de ver. Com isso a gente pode entender melhor porque a comédia é tão presente nas obras japonesas,porque Dragon Ball Super faz sucesso mesmos em tanta seriedade de antes

Comentários