Como a estética e a narrativa do Tokusatsu mudou ao longo das décadas
Esse sem dúvida é o post mais importante que fiz sobre Tokusatsu principalmente pra aquelas pessoas que sempre ficam presas ao passado remetendo a época onde tudo que eles consumiam era bom e o que é feito hoje por sua mudança radical de estética e narrativa lhe causa estranheza e aversão.Porém tudo tem um porque de acontecer e é isso que irei mostrar aqui,como o Tokusatsu mudou,mais precisamente vou cobrir desde as décadas de 60 e 70 até os dias atuais já que é o material mais facilmente acessível na internet.
Pra começar precisamos entender uma coisa,o mundo em cada década era diferente,as pessoas que trabalhavam nessas séries tinham inspirações diferentes,padrões narrativos e conceitos de heróis eram distintos do que eram hoje.Além disso é preciso ter em mente que muitas dessas mudanças também é determinada pela audiência,o uso repetitivo de padrões estéticos ou narrativos faz as pessoas enjoarem mais rapidamente,daí existe essa necessidade de buscar novos conceitos.Outro fator é a censura maior das TVs japonesas onde antigamente era permitido quase tudo e hoje existe uma preocupação maior do que as crianças podem ver.E vou exemplificar bem essas mudanças todas
![image](https://64.media.tumblr.com/3d9fa5d71e654984391f8c974c9e57c1/9bdc8fbaf73268ab-5b/s540x810/1b3aeee54f8a67af7e1dd6c92d0918ab79fbfbca.jpg)
Os anos 60 e 70
Naquela época já tínhamos heróis com conceitos diferentes da época anterior,a década de 50 quando o Tokusatsu. Visando criar seus próprios heróis e impedir a influência americana na época da Guerra Fria o Japão produziu seus próprios heróis,no entanto eles não eram muito diferentes dos heróis americanos e suas aventuras funcionavam no mesmo estilo do Superman ou o Batman daquela época.Mas já na metade dos anos 60 que as coisas começariam a mudar princialmente pela influência de mentes criativas vindas do mangá como Shotaro Ishinomori que trouxe conceitos novos.Com os filmes de Kaijuu estourando nos cinemas e os heróis adaptados dos mangás na TV Eiji Tsuburaya teve a brilhante idéia de combinar ambos os estilos numa única obra e assim nasceu o Ultraman que ao mesmo tempo é uma série de herói que se transforma e também uma série Kaijuu. Mais tarde nasceu o conceito do herói trágico onde seu poder era uma maldição que o herói convertia para o bem e assim nasceu o Kamen Rider da mente de Shotaro Ishinomori que mais tarde introduziria o conceito de equipes ao invés de um herói solo,teríamos uma equipe cujo trabalho conjunto derrotaria seus inimigos e assim nasceu o Super sentai e coincidentemente essas propostas muito distintas e seus conceitos originais foram não só mantidos como apenas essas 3 franquias distintas uma da outra sobreviveram com o passar dos anos e muito pela criatividade e novos conceitos estabelecidos por uma nova geração de autores e artistas além das mudanças culturais das gerações.Na década de 60 e 70 a gente pode notar que os produtores,a staff envolvida vinha do cinema japonês então eles não tinham muita noção de como produzir um material para o público infantil muitas vezes trazendo sua visão mais adulta e um pouco distante da visão infantil,e por isso que as séries Tokusatsu antigas parecem mais maduras que as séries atuais,é comum vermos pessoas tratando as séries atuais como mais infantis que as antigas e o motivo real era por causa disso.Era comum que os heróis fossem adultos e aparecessem fumando e até bebendo nessas series ou cenas com muita violência.Porém pra suavizar as coisas tínhamos elementos mais infantis presentes nessas séries como o próprio maniqueísmo,a simplicidade e até uma excesso de ingenuidade nos roteiros.O Super Sentai por exemplo era praticamente uma série de espionagem pra crianças com heróis militares encarando os militares do mal em eventos típicos como usar armas desenvolvidas por cientistas,desarmar e explodir bases,missões de resgate porém com heróis que se transformam,fazem poses e vilões com estética cômica como o formato de bola de beisebol ou de um garfo e todos os seus poderes absurdos vinham dessas formas cômicas ou bizarras,o que suaviza o estilo fazendo compatível com o público alvo da época.Os heróis refletiam os padrões dos personagens do cinema,então figuras como 007,Charlie Bronson eram a base dos heróis de Tokusatsu que eram mais velhos,eram durões,preparados e treinados pra serem heróis,uma figura homogênea aos agentes da lei e da ordem que mantinham a paz.Uma figura que inspirava crianças a serem adultos como elas,sendo que na época não tínhamos desenvolvimento de personagens ou camadas,tudo era bem simples,os personagens não eram falhos e eram bem unidimensionais,sempre um passo a frente dos vilões.Era bem comum você ver um Kamen Rider rir da cara do vilão quando revela como frustrou seu plano ou quando vai reverter uma situação complicada.E os vilões eram um reflexo do perigo do militarismo que levou o mundo a segunda guerra então era comum a figura de organizações militares malignas comandadas por um ditador,ao mesmo tempo era comum também termos o militarismo do bem,das pessoas que protegiam o mundo e tendo figuras militares entre heróis como as próprias patrulhas de defesa da Terra,e também tínhamos muita influência da ficção cientifica que dominava o entretenimento com invasores do espaço ou temáticas espaciais principalmente por influência de Star Trek e dos próprios animes como Yamato e os Super Robots.As tramas era bem simples,no formato episódico chamado de OMNIBUS muitas vezes sem uma trama central,apenas aventuras isoladas até o fim ada série,o confronto entre o bem e o mal.Era comum também não termos atores profissionais atuando e sim os próprios dublês chamados pra atuar pra poupar custos com treinamento de atores pras cenas perigosas,porém as garotas ainda eram aquelas futuras idols ou modelos querendo visibilidade.Em relação a estética visual ao contrário do que muitos pensam tudo é colorido e chamativo mas conforme a tecnologia e a época determinavam,os Kamen Riders tem várias cores no uniforme que parece meio berrante e exagerado pra muitos hoje e o Super sentai nem preciso dizer.Alguns heróis possuem power ups simples como o Kamen Rider Stronger que ganha um detalhes prateados na roupa com o modo Dengeki,nada muito significativo.Os robôs gigantes do Super Sentai foi algo que realmente trouxe muita riqueza pra franquia
![image](https://64.media.tumblr.com/353c5adeec9c8294dafd0a083e2ee397/9bdc8fbaf73268ab-f0/s540x810/73556c926b6139a3f7d534fa1c817dc2ec9ec6b1.jpg)
Os anos 80
A década de 80 era bem similar aos anos 70 porém ele já trazia alguns conceitos diferentes.as histórias já começaram a ganhar mais coisas,tendo uma trama principal em muitas séries a partir do inicio da década em episódios chave pro enredo enquanto fazia as tramas no formato padrão.Os heróis já fugiam da estética de antes,sendo figuras mais jovens,com aquela jaqueta e luvas de motoqueiro,que traziam seriedade,compromisso e preparação na ação e nos momentos fora dela eram gentis e amáveis principalmente com crianças.Era comum você ver o Kotaro Minami/Kamen Rider Black sendo extremamente sério e compenetrado nas investigações dos planos dos Gorgom e ser alegre e sorridente com as crianças,essa era a figura do herói oitentista.As séries começam a se desvencilhar mais do padrão militar e começa a investir mais na ficção cientifica,nos invasores e temáticas espaciais ou de invasores de outros mundos e as origens ficam mais diversificadas como heróis que recebem poderes de tecnologias de outros planetas,ou vindos de outros planetas pra defender a Terra como o Ultraman,porém eles são humanos comuns como nós mas usando tecnologia mais avançada como os policiais do espaço por exemplo dos até até então não conhecidos como Metal Heroes.O Super Sentai foi a franquia que mais trouxe inovações de uma série pra outra e por isso ela tinha uma regularidade maior com o público que Ultraman e Kamen Rider,ela foi do estilo espionagem,pra invasores espaciais e dimensionais rapidamente e já na metade buscou um público maior dando maior seriedade e drama nas suas séries.Aliás nessa época o ponto forte eram histórias com tons bem dramáticos como Flashman que tinha um grupo que foi viver no espaço e após muitos anos veio não só defender a Terra como achar seus pais.os vilões também são destaque por seus visuais extravagante e perversidade,e tanto os heróis quanto os vilões usavam frases forte e de impacto usando grandiloquência. A estética trouxe várias melhorias em relação ao ano anterior obviamente especialmente com a chegada dos Metal Heroes que deu um padrão bem detalhado nas armaduras.O Super Sentai começou a adotar um padrão pros uniformes e um novo tecido abandonado os famosos lenços,mechas individuais pra se combinar bem como os animes de Super Robots faziam desde a década de 70 e até mechas secundárias a partir de Flashman,assim como os Kamen Riders que a partir do Black ganharam um novo padrão estético bem interessante abandonando as roupas de pano de antes.
![image](https://64.media.tumblr.com/3e73f0718d4cc2de5504c6211e34d44e/9bdc8fbaf73268ab-8d/s540x810/9c26d7d1a04140d01e080f1909309eaaeb8c4497.jpg)
Anos 90
Aqui o ponto alto foi a criatividade como o Super Sentai que se libertou de suas convenções preservadas desde sua fundação pra dar ainda mais liberdade criativa flertando com novos conceitos como mitologias aprofundadas e mescla de estilos de história,uma característica tipicamente japonesa como vimos em Zyuranger que é uma mistureba de vários conceitos numa só série.Os Metal Heroes muio influenciados pelos sucesso de Robocop exploravam bastante a temática policial e começaram a aparecer cada vez mais protagonistas que precisavam aprender a ser um heróis seja em treinamento como visto em Dairanger ou seja por não levar as coisas a sério por ser uma pessoa comum como os heróis de Kakuranger. Inclusive o humor é uma característica bem marcante dessa época,porque conforme dito os produtores de Tokusatsu vinham do cinema e não tinham uma noção muito exata de como fazer séries pra crianças,então muitas séries as vezes ficavam tão sérias e pesadas que afastavam o público e então você entende porque séries como Metalder acabava fracassando nas vendas e audiência ou porque os Ultraman mudavam tanto o tom durante as séries começando de forma séria e violenta e ficando bem mais leves e infantis no meio delas,algo que ocorreu também em JAKQ que buscou um om mais próximo de Gorenger pra recuperar o sucesso.Assim muitas séries apostam no humor mais pastelão como a franquia Super Sentai ou colocar de forma pontual pra equilibrar a série,algo não tão bem feito como é hoje já que trás um mudança muito drástica de humor com os vilões hora fazendo planos bem cabulosos e outra muito bobos.Na metade pro fim dos anos 90 tivemos a mudança mais radical do Tokusatsu que foi a chegada de Neon Genesis Evangeliion que causou um boom e influencia enorme em toda produção cultural do Japão onde influenciados por ele fez surgir novos artistas explorando conceitos a fim de dar mais complexidade em suas histórias mesmo aquelas voltadas pro público infantil.Assim nasceram o Ultraman Tiga e o Megaranger,séries com muitos mais camadas de complexidade nos personagens mostrando um desenvolvimento maior além de assim como o próprio Evangelion aproximar os heróis das pessoas,ao invés de serem modelos,eles são algo mais realista,mais próximos de pessoas de verdade que viraram heróis por acaso e precisam crescer e amadurecer no processo.Os vilões também mudam fugindo muito daquela figura ultra perversa que dava gargalhada e dizia que ia mandar os heróis pro inferno de antes e até tendo motivações mais complexas pra agir. O Super sentai em termos estéticos trouxe um padrão similar nos uniformes mas os mechas sofreram uma grande revolução graças a Zyuranger que trouxe os modelos em forma de dinossauros expandido as possibilidades pois outrora eram só veículos padrão militar com jatos e tanques e algo muito comum eram os mechas secundários em forma mais humana individuais pra cada personagem que durou um bom tempo na franquia,os Metal Heroes como Winspector traziam detalhes e um visual incrível que parece ser a frente de sua época e contando com inúmeros equipamentos e armas perfeitos pra grandes vendas de brinquedos,enquanto Ultraman seguia impressionando com suas maquetes,caças e bases além do próprio visual arrojado dos Ultras,esses que mantem esse padrão estético bem superior a era Showa até hoje.Em Megaranger tivemos o primeiro power up de heróis no filme crossover com Carranger onde todos ganhavam uma armadura dourada e a partir disso começaram a aparecer os power ups bem como as mudanças de forma dos Ultras que davam habilidades diferentes.
![image](https://64.media.tumblr.com/19d45b572bd6e9ee0fd1422c97f00ea3/9bdc8fbaf73268ab-b1/s540x810/3616cf3d6fb6613f982f33fa2ca0c6cb8a7f8e78.png)
Anos 2000
nessa época as séries estavam mais maduras e complexas e a vinda de Kamen Rider reinventou essa franquia não só por fugir dos impérios do mal de antes mas do próprio formato visando pegar um público mais velho,transformando elas em verdeiros Dramas(as novelas japonesas aqui uns chama de Doramas) com forte carga dramática,desenvolvimento de personagens e abandonando de vez o formato OMNIBUS pro formato padrão que estamos acostumados a ver nos animes com clifhanger e uma grande história desenvolvida aos poucos e o resultado foi agradar um público mai velho e novo e isso funcionou bem até certo ponto quando Kamen Rider Hibiki causou tanta polêmica quanto Amazon por ser considerado assustador demais o que fez a Toei mudar novamente o conceito os Riders eliminando aquela atmosfera sombria,de suspense pra algo mais próximo do Super Sentai muito mais colorido e virante,com mais presença de elementos cômicos.Devido as muitas restrições as programações infantis que levam a muitas mudanças na forma de se produzir essas séries,que ganhavam mais leveza,por isso a presença de vilões ais cômicos ficou mais abundante e a amenização dos dramas e violência também ficaram mais evidentes.Os heróis seguiam sendo bem jovens e com o conceito de evoluir e amadurecer durante a jornada e os vilões de fala mansa e estilosa bem no estilo dos vilões de mangás Shonen da época.O Super Sentai estava cada vez mais criativo embora repetisse vez ou outra temáticas como as de dinossauro e ninjas,mas trouxe grandes temáticas ousadas como magia,polícia,caçadores,samurai.os Ultras seguiram o modelo de Tiga até tentarem um reboot adotando o padrão Dorama de Kamen Rider mas a atmosfera adulta demais de Nexus com mudanças gritantes principalmente na estética dos monstros fez a franquia perder a identidade de tal forma que não conseguiu agradar então descartaram a idéia e tentaram reviver o universo clássico dos Ultras primeiro com Max,um Ultra vindo de M78 depois de anos e depois com Mebius que não só veio do universo principal como retoma de onde a saga clássica parou desde Ultraman 80 e foi a primeira série comemorativa onde atores e heróis do passado eram homenageados algo que fez a Toei decidir fazer o mesmo com Kamen Rider Decade em 2009 mas sem dúvida a grande mudança na franquia da Tsuburaya além das várias mudanças foi a expansão da franquia,primeiro com o filme Ultra Galaxy Legends que trazia um crossover entre os Ultras do universo principal com a série Mega Monster Battle.E isso porque um ano antes ela havia lançado o filme Superior Ultra Brothers que era um crossover dos Ultras clássicos Showa com os da era Heisei como Tiga só que num universo alternativo.Os Kamen Riders começaram seguindo o padrão similar a de series como Black na estética mais eles foram muito mais ousados a partir de 2002 onde a gente vê claramente a tentativa de fundir os conceitos da extinta franquia Metal Heroes com Kamen Rider sem mudar a essência do personagem que é algo que muito mancheteiro hje confunde achando que as séries perderam a essência mas não foi nada disso.Ocorre que pra uma franquia evoluir e expandir ela precisa mudar ou corre o risco de desaparecer.Na era da tecnologia já não vemos crianças se interessarem por coisas simples como piões de madeira.Eles vão preferir um Beyblade os piões cheios de design moderno capazes de coisas malucas e inacreditáveis do anime de mesmo nome,num época onde a tecnologia evoluiu a ponto de mostrar jogos onde os personagens quase saltam da tela,então quanto mais exagerado e chamativo melhor.No caso dos Riders a aparência insectóide se a mantem mas suas origens,temáticas e conceitos se expandiram,desde a temática com animais de Kamen Rider Ryuki que trouxe as cartas e os power ups dando diversas armas aos Riders e aquele padrão de armadura que eles passaram ater esteticamente,padrão que se repetiu em Kamen Rider Blade mas a grande virada foi Kamen Rider W que trouxe um visual mais colorido e ítens e armas que são feitos já pra serem brinquedos com os colecionáveis Gaia Memories que dão diferentes habilidades e forma aos heróis que podem usar uma combinação de dois poderes meio a meio.Os colecionáveis dão acriança a vontade de ter todos igual as tampinhas de garrafa que eu colecionava quando criança e isso tornou a franquia um fenômeno de vendas.Os cintos de transformação chamados de Drives agora vinham com inúmeros sons e vozes chamativas além de músicas e luzes que eu acho a coisa mais legal do Tokusatsu atual,fato qu se repetiu na franquia Ultraman e na Super Sentai a partir da próxima década.O Super sentai trouxe mudanças também pois os vilões agora só possuem a forma monstro.Geralmente tínhamos uma mulher com forma humana no grupo de vilões ms isso foi cada vez se diluindo.é comum vermos um dos vilões assumi forma humana como Decker de Shinkenger.
![image](https://64.media.tumblr.com/3b971328f69622c0f3ff1a2df5006ab5/9bdc8fbaf73268ab-03/s540x810/67f37d0d22105177e3c1490f85c85f22ac0dee14.jpg)
Anos 2010
Com a tecnologia evoluindo cada vez mais as produções japonesas mudaram muito a ponto de quem perdeu o contato com elas ao longo dos anos estranhar bastante como aconteceu comigo porque eu tive que absorver e compreender o cenário atual e entende como as séries de hoje funcionavam.Tecnologia em CG,filmagem em HD,padrões modernos de cortes,aberturas diferentes e até a música do Tokusatsu já mudou bastante ao longo doa anos.O Kamen Rider achou a fórmula perfeita do sucesso:combinando humor e dramas bem fortes mantendo seu foco em ter um público mais velho e infantil e dando cada vez mais tem´ticas inusitadas e ousadas misturadas entre sí que causam estranheza em quem foi oitentista ou setentista. O padrão estético dos Riders continua similar a proposta de Ishinomori bem como a idéia do poder vindo das criaturas que ele combate e ser mais um fardo do que uma benção e a dramaticidade ainda presente cominada com um estilo mais colorido vibrante e cada vez com novas e poderosas formas assim que o herói progride na trama,filmes crossover com a série atual e a anterior.Entre as temáticas inusitadas temos Kamen Rider Gaim que usa dança de rua+samurai +frutas pra compor sua história em universos que se parecem muito com um mangá Shonen onde a fantasia e o absurdo e o padrão visual mágico se mescla com a realidade criando uma combinação bem legal,o Super Sentai segue o padrão dos anos anteriores porém com uma leveza maior e muito apelo pro humor e o infantil e a franquia Ultraman trouxe mudanças ainda maiores pra franquia.Dessa vez introduzindo a Next Generation onde heróis discípulos e descendentes dos antigos personagens clássicos assumem sua vez e agora não existe mais aquela distancia muito grande do público com os Ultras, esses agora falam bastante e tem uma personalidade própria e distinta muitas vezes fazendo papéis cômicos em certas situações.É o caso do Zero com sua personalidade forte,impeto e cheio de pose.O seu filme abriu caminho pro Multiverso e inúmeros crossovers com os heróis que surgiram nos mais variados universos da franquia.E depois nas séries onde os Ultras apesar de manter o padrão estético desde Tiga(já que eles são alienígenas de uma raça,não faria sentido uma mudança estética radical).Agora o hospedeiro do Ultra tem papel nos combates onde ele fica dentro do corpo astral do Ultra usando os diversos ítens e power ups com mudanças de forma com aquele padrão visto na franquia Kamen Rider com sons e vozes,e luzes chamativas como se ele estivesse ‘pilotando o Ultra como um mecha” além do abandono das patrulhas de defesa oferecendo um padrão mais parecido com as das outras franquias,o que deu muito certo e deu a franquia algo que ela nunca teve: um estabelecimento,agora sem hiatos,com todas as séries garantidas a estrear no meio do ano com metade dos episódios de uma série normal e um filme crossover após o encerramento além dos spin-offs e séries pra internet.
Finalizando
Percebemos o quanto o Tokusatsu mudou ao longo dos anos adotando inclusive recursos em CG pra impressionar a garotada apesar de estar longe dos orçamentos milionários dos filmes de Super-heróis de Holywood. E não é só os fãs das antigas que estranham a mudança:quem nasceu nos anos 2000 ou na metade dele estranha bastante as séries porque é assim mesmo.Da mesma forma que antigamente as mulheres usavam espartilho e longos vestidos que cobriam o corpo todo e os homens ternos e chapéu,no Tokusatsu muda de acordo com as mudanças do mundo,e isso não vale só pro Tokusatsu,vale pro anime também,pois vemos fãs revoltados com os atuais traços de Akira Toriyama longe do padrão marombado dos anos 80 e Dragon Ball Super usar muito do humor que antes por conta da preferencia do autor,de uma censura maior das emissoras japonesas e da influencia dos criadores.o ideal é a pessoa entender e se adaptar aos novos tempos.Se é inusitado ver uma armadura samurai baseada em frutas num Kamen Rider saiba que a série continua dramática e emocionante igual One Piece que tem um visual bizarro mas que esconde momentos emocionais com comédia e ação em suas páginas.Digo com propriedade que o Tokusatsu evoluiu bastante em narrativa e na liberdade dos temas,hoje um Kamen Rider pode ser um fantasma,um médico,um samurai,ter temas como videogames,dinossauros,samurais e o que a imaginação dos roteiristas quiser.Existem inúmeros ítens e colecionáveis bacanas em Ultraman e Super Sentai em vista dos visuais simples de outrora e também séries boas e ruíns em cada época.
Comentários
Postar um comentário