Sobre Descrição de Personagem e como melhorar sua interpretação de uma história
Esse é uma assunto que eu queria tratar porém é muito difícil porque as pessoas no geral esperam que o autor tenha que agradá-las com uma história ao invés de ele primeiro tentar entender o que está consumindo e aí sim ver os elementos que mais te cativaram.Ninguém gosta de assumir o erro delas quando ocorre um entendimento errado sobre certo assunto e toda vez que falo sobre isso nas redes sociais é imediatamente motivo pra unfollow. Olhar pra sí mesmo e perceber nossos próprios defeitos é algo que aprendo constantemente jogando jogos de luta.Admitir que a falha é minha e não necessariamente do jogo é uma linha tênue e nem lá existe uma concessão do que é bom ou ruím. Numa história ocorre acontece a mesma coisa porque muitas das vezes esbarra no nosso gosto pessoal ou no que você acredita ser uma boa história.E daí é que rola esses conflitos de opinião onde os criadores de conteúdo fazem apenas conteúdo de opinião sem debater de fato os aspectos importantes da obra que se leva em consideração antes de você analisar.O gosto pessoal é uma coisa que atrapalha muito no nosso entendimento de uma obra e leva a inúmeros enganos e pessoas entendendo de forma errada certa coisa,ou achando que tal decisão foi errada porque tal personagem não merece porque ele o odeia com todas as suas forças. Eu passei por esse tipo de coisa e percebi isso quando eu comprei 20th Century Boys um mangá que é muito aclamado,considerado um dos melhores do gênero,com uma trama muito interessante então eu fiquei animado quando saiu no Brasil.Imediatamente ao ler o primeiro volume eu quis me desfazer da obra porque pra mim o mais importante era ter o carisma dos personagens primeiro.Porém talvez não fosse a intenção do autor criar esse tipo de história onde você se apega aos personagens,e são criadas fórmulas e estereótipos pra reforçar isso,ele queria algo mais realista onde você se apegar ou não a determinado personagem seria algo mais subjetivo,ele não abandonaria suas idéias apenas pra agradar ao leitor como eu.Depois de muita reflexão eu percebi que o problema era eu e não necessariamente o mangá.Eu não tentei entender como a obra funciona,qual a essência dela e qual é a dos personagens primeiro.Porque gostos pessoais são subjetivos.Vai ter aqueles que odeiam o Sasuke do Naruto como aqueles que vão nutrir forte empatia por ele.Eu não acho o Sasuke carismático porém ele tem uma história fantástica e complexa de fundo que dá a justificativa a suas ações.Essa é a diferença entre o gostar e o compreender.Conforme eu for desenvolvendo esse texto vou explicar os inúmeros enganos cometidos muitas vezes por gosto pessoal estar acima da obra e como isso prejudica até nosso convívio diário com outros leitores.
Então a primeira e mais importante coisa é que se você for um criador de conteúdo saiba que por mais que você seja uma pessoa apenas a fim de bater um papo sobre algo que você gosta,as pessoas elas se apegam demais a figura do criador de conteúdo muitas vezes sendo influenciadas pela sua forma de pensar.Por isso que você tem que te ter responsabilidade e nunca achar que sabe tudo,sempre existe algo a se aprender e o estudo sobre o que se gosta é fundamental pra melhorar sua própria percepção de como as coisa funcionam.Pro leitor acaba sendo importante pra ele entender certas posições de autores e certas situações numa história.Primeiro temos que entender o que é aquela obra,qual a sua temática,o que faz a coisa toda girar.Por exemplo em Naruto é o ciclo do ódio ninja que gera sofrimento e todos os conflitos da obra.Então antes de você achar que o autor se perdeu tente refletir se ele fugiu da temática.Em Shingeki no Kyojin que a série se trata do ciclo de ódio mas na verdade é sobre liberdade.O ciclo de ódio é consequência da perda da liberdade.Se você prestar atenção nisso então o polêmico último capítulo vai fazer todo sentido pra você como (SPOILER) a Ymir sentir amor pelo Rei Fritz e seguir seu plano por 2000 anos,isso é resultado de uma escravidão que ela mesma se impôs pelo seu sentimento distorcido.Está ligada a temática principal.Note que o autor quis deixar Ymir como uma personagem misteriosa de propósito pra que você não notasse sua real intenção.se você notar a dica que o autor dá num quadro onde ela vê casais se beijando você começa a ver que estava lá desde o inicio quando a personagem foi abordada.não pense que SnK é um mangá de tragédia apenas por apresentar uma mensagem de esperança no final,as tragédias são decorrência das coisas que ocorreram e não algo que é a essência da obra,ele só faz de modo mais realista que o convencional,e se você acha que o final foi feliz apenas porque nenhum personagem importante morreu é melhor você reler e pensar mais sobre porque o final foi tudo menos feliz.(FIM DOS SPOILERS)
A segunda coisa é saber o gênero da obra,as características daquele gênero.Você não espera por exemplo que mangás Shonen vão seguir 100% a realidade.Eles são focados no público adolescente e isso também vale pra 99% dos animes que vemos com mensagens positivas de amizade e valores morais.Não espere que o Naruto iria simplesmente desistir do Sasuke porque ele se perdeu no caminho com sua obsessão por vingança apenas porque você acha que na vida real ninguém faria isso porque esse é o propósito do mangá Shonen,o perdão,o reconhecimento do erro,a redenção.Eu conheço muita gente que reclama disso mesmo sabendo que no fim de Naruto conseguiu exatamente o seu objetivo de fazer o Sasuke ter uma redenção e hoje eles voltaram a ser amigos e aliados como antes ou quase.O “Talk No Jutsu” que é a coisa mais criticada em Naruto por ele conseguir fazer o inimigo se arrepender do que fez,na verdade não existe um vilão em Naruto,existem pessoas que se perderam e querem mudar o mundo a sua maneira radical,porém o protagonista os faz olhar pra sí mesmos e ver quem eles eram no passado e trás o raio de esperança.Essa é a função básica do herói,ele muda a vida dele e das pessoas ao redor dele isso acontece com Goku,com Yusuke com qualquer protagonista Shonen.Não adianta você cobrar um protagonista que não seja bonzinho,isso depende do que o autor quer,do que a editora quer ou do que o público quer.Isso também evita que você critique de forma tendenciosa as coisas.Já vi muito fã ferrenho de Dragon Ball criticar as fake deaths de Fairy Tail ou o fato do autor não ter coragem de matar os personagens.Porém em DB isso também é feito,o tempo todo o autor cria um método de trazer quem morreu de volta e o Mashima faz a mesma coisa.Então por que um seria um gênio e o outro medíocre?As características do mangá é um fator muito importante,assim você não irá cobrar algo de uma obra que ela nunca vai te dar.Em mangás da Shonen Jump os 3 elementos chave,amizade,perseverança e vitória vão sempre estar presentes em qualquer obra que a revista publique e todo o autor vai ter que trabalhar em cima disso.eles não aceitam coisas foram disso,somente subversões como Death Note ou HunterxHunter porque o público alvo adora esses elementos e os quer.Ah então isso explica porque Kimetsu no Yaiba e Jujutsu fazem tanto sucesso?sim.Alavancados por excelentes adaptações em anime porém esses elementos ainda são caros ao público alvo.
Outra coisa importante é a época em que foram feitos e as características das obras daquela época.Você acha anime episódico chato?pois saiba que era comum nos anos 70.Você acha Saint Seiya brega por causa dos diálogos exagerados,das descrições do que ocorre pelos próprios personagens ou a grandiloquência das falas?porque será talvez que na década de 70 e 80 era assim? quer um exemplo?uma fala do Goku contra Vegeta “Por Favor meu corpo aguente o poder do triplo Kaiohken!” é ou não é uma fala tipica do que você vê em Saint Seiya. acha que é simples demais em narrativa?pois é.Note que muitas obras daquela época não eram muito complexas,Dragon Ball tinha personagens simples,com backgrounds simples(quando tinha) e se desenvolvia de forma simples.Porém um simples adequado ao período e que funciona até hoje
Público alvo é uma coisa a se considerar também.Eu vejo muita gente criticar diálogos expositivos como forma de boa escrita.De fato pro público adulto isso pode significar uma escrita pobre porém nós percebemos muito mais facilmente as nuances,textos subjetivos e outras coisas,algo que o jovem não faz.Por isso que Death Note é super expositivo,porque o jovem de 15 anos provavelmente não vai conseguir ter capacidade intelectual o suficiente pra compreender a complexidade das coisas.O editor da Jump deve ter apostado alto em Death Note pois a chance de uma obra dessa ser considerada uma leitura chata pelo público alvo seria imensa,isso fica meio claro na obra Bakuman que expõe como a Jump funciona,parte é fantasia,mas a maior parte é real,e lá fica claro que diálogos simples e uma trama mais fácil de entender são prioridade.Nós até podemos reclamar disso mas em obras pra adultos,não somos o público alvo de uma obra.
O gênero da obra é importante.Isso já determina o que se esperar da obra.Mangás Shonen envolvem esforço e amizade,obras adultas tentam ser mais realistas com personagens ambíguos e situações mais circustânciais. A escrita muda de acordo com a obra.Ter conhecimento de narrativa e seus estilos também é importante.Eu assisto muito Tokusatsu,então eu curto bastante ter histórias fechadas porque o roteiro tem de apresentar seu argumento em apenas naquele tempo.Eu gosto tanto quanto uma história mais linear e grandiosa como os Kamen Riders atuais fazem.Eu imediatamente me adapto a vários tipos de narrativa pra não criar padrões pra serem alcançados.Uma série de Mahou Shoujo como Pretty Cure tem sua própria narrativa,elementos e tipos de personagem então é injusto dar uma nota baixa apenas porque ele não é um Full Metal Alchemist,você já parou pra pensar que dentro das suas próprias características a série pode ser boa ou cativante igual a um FMA mas com estilos diferentes?pois é constantemente vemos obras no MAL ou em sites de animes que dão nota geralmente vemos em fansubs, principalmente obras muito antigas ganhando péssimas notas por causa disso,as pessoas não entendem a essência de cada obra,ela cria padrões que se atingidos fazem a obra ser boa.
Por fim temos a descrição do personagem algo que qualquer um que elabore um roteiro define.Lembre-se que personagens agem como o autor quer pelo que ele define e pelo que a história pede e não que você acha que o personagem deve ou não fazer.É aí que a mágica de entender as atitudes do personagem dá a sua graça,você passa a compreender melhor suas ações.Um exemplo claro é o Shinji de Evangelion.Uma obra ariscada onde o autor não se preocupou se as pessoas iriam ou não simpatizar com ele,porque o Shinji assim como praticamente todo personagem de Evangelion mostraria mostraria nosso pior lado porque Evangelion é sobretudo sobre a humanidade e o que nós torna humanos no sentido instrumental,psicológico e sentimental e o propósito do anime é nos fazer refletir sobre.Era a forma dos criadores fugirem dos estereótipos dos heróis de animes mecha com muita coragem de fazer acontecer e forte senso de justiça.Lembrando um fator importante,a moralidade não é fator que torna um personagem bom ou ruím,você gostar de um personagem que faz coisa ruíns não te torna uma personagem,você pode simplesmente não aprovar o que ele faz pela sua própria moral,nunca dizer que é um personagem mal escrito por isso.Senão vilões como o Sephiroth de Final Fantasy ou o Freeza jamais poderia ter fãs.Então temos a Descrição de Personagem do Shinji que é um personagem apático,sem vontade de viver,depressivo,carente e que não nutre valor de justiça.Essa era a idéia por trás das ações.Então ver o Shinji hesitar em situações onde precisa salvar as pessoas.Eu sei que muita gente principalmente das antigas vai preferir os heróis corajosos e fortes e másculos e tal mas essa não é a proposta de Evangelion ou a proposta por trás do personagem,a idéia é dar mais realismo a história com um adolescente tal tendo problemas reais de adolescentes e sendo imaturo como um adolescente é.E não pense que a história é obrigada a fazer ele crescer,vai depender do que o autor quer.No caso do Shinji é sua própria aceitação,um resultado da própria jornada de Hideaki Anno,seu criador em fugir da depressão e voltar a viver.Assim você entende que o Ichigo de Bleach não é um protagonista ruím porque ele não quer ser o maior Shinigami do mundo como Naruto que quer ser Hokage,Asta o Mago Supremo ou Luffy o Rei dos Piratas.O único objetivo dele é ser forte pra proteger seus amigos,e apenas isso.Estudar e fazer faculdade também acredito,o que é bem realista visto que Bleach se passa no mundo real e não num mundo próprio de fantasia.Os protagonistas Shonen vão quase sempre ter uma visão positiva e sonhadora,nunca vão querer matar por necessidade e vão sempre querer ajudar os outros.E com isso fica claro pra que serve a Descrição de Personagem.É ,ela que vai determinar a forma de pensar,agir,a personalidade,tudo que ele faz na obra.E o autor determinada que papel o personagem cumpre na trama.A função da Sakura não é entrar na linha de frente como Sasuke ou Naruto,é ser o apoio emocional da equipe e o suporte,a própria Tsunade diz que é forte apenas pra casos de extrema necessidade de ter que lutar.Se você reclama que os personagens do grupo dos chamados Konoha 11 durante toda a ‘fase Shippuuden”não participa da história é porque o autor já os desenvolveu o suficiente e não precisa que eles protagonizem algum arco salvo algumas exceções e ele dá lugar a outros novos que tem mais relação com os personagens e a trama principal.
A sua própria interpretação da obra é importante.Conversar com quem entende pode ajudar a perceber certos pormenores.O que falta como eu disse é uma discussão mais profunda sobre as obras que consumimos.eu vejo constantemente erros de interpretação.Muita gente por exemplo não entendeu o conceito do destino em Naruto,que o autor se contradiz porque na luta contra o Neji que acreditava em destino,por mais que ele fosse mais talentoso que a Hinata ele sempre seria um servo da família principal que ela pertencia e Naruto o derrotou provando que destino não existe.Porém depois nós tivemos a previsão do sapo ancião,o fato do Naruto ser filho do Hokage e a tal “reencarnação” de Indra,um personagem poderoso do passado do mangá,mas ninguém refletiu se esses elementos de fato contrariaram a obra.Geralmente uma obra realmente comete erros se ele contradizer as regras daquele universo que ele criou porém notem que a previsão do Sapo Ancião não era exata e que mudou com o final da luta do Naruto contra Pain.O fato do Naruto do filho do Hokage não mudou o fato de ele precisar ralar pra compensar sua falta de talento principalmente em usar o grandioso chacra Uzumaki que tinha e em toda a série foi mostrado o Naruto se tornando forte pelo seu próprio esforço.O lance do Indra e Ashura na verdade não é reencarnação. Senão seria impossível Madara e Sasuke esstarem lutando ao mesmo tempo porque na teoria ambos seriam reencarnaçãoes de uma mesma alma.Porém em Naruto é o chacra que reencarna e através do carma,que é um conceito oriental da pessoa herdar o caminho de outra.Naruto só herdou o chacra poderoso de Indra porque ele tomou o mesmo caminho que esse tomou no passado,da mesma forma que tanto Madara quanto Sasuke herdaram o mesmo caminho de destruição de Ashura. Outra reclamação constante é a escalade poder que é comum em mangá Shonen os poderes ficarem cada vez mais devastadores e impressionantes pois dá um senso de progressão e força no personagem.Na série ninjas usam ferramentas como arma e não importa se é uma mísera kunai ou um monstro de chacra gigantesco e poderoso capaz de destruir montanhas que habita seu corpo.Todas as lutas de Naruto tem estratégia.A Sakura deu o golpe final na Kaguya e não o Naruto.Por que?porque foi um trabalho tático em equipe e isso nunca foi abandonado na obra.você pode não gostar disso,mas é seu gosto e não um defeito real.Entende como é importante ter uma interpretação correta da história?se a pessoa entende X mas o autor quis dizer Y então você não vai entender direito o que ele quis passar.Eu citei muitos exemplos de Naruto que é a obra mais popular dos últimos tempos mas existem inúmeros outros onde a pessoa entende errado alguma coisa e põe a culpa no autor.
Ter conhecimento técnico do que é narrativa e saber os vários tipos é fundamental,assim você não vai mais ter que ler coisas como a trama de tal mangá é simples por isso ele é ruím,ou isso é muito clichê”O clichê as vezes pode ser parte fundamental de uma obra e sem ele não teria graça,e o modo que é usado é que determina se o clichê é bom ou ruím.Eu sei que pode ser cansativo ver as mesmas coisas mas qualquer coisa no mundo usa clichês.Quantos animes de viagem no tempo você já viu?no Japão feudal?na escola?em outros mundos(Isekai),tudo se repete,mas a forma que se desenvolve é o que torna uma obra interessante.Não ter medo de ver as coisas ruíns de verdade pra você ter noção e não se apegar as notas,porque notas é um limitador muito grande,padrões de qualidade mudam o tempo todo com o tempo,o mais legal é fazer Tier Lists iguais aos dos jogos de luta onde se definem os personagens mais fortes ou fracos de um jogo.Assim muitos personagens bons ficam na mesma classe.Você saber que não tem sentido comparar o mangá Shonen com um Seinen não faz sentido já é um começo.Entender que Dragon Ball,FMA,HxH,Kimetsu,Jujutsu fazem muito bem cada um no seu estilo narrativo é importante.entender a importância das grandes obras que fizeram importância na animação japonesa também.Existem por exemplo jogos de estilos que eu não gosto como God of War,GTA mas eu tenho que reconhecer mesmo assim a importância e a grandiosidade que esses títulos tiveram na indústria.E você tem que entender que se não fosse Evangelion,você talvez não tivesse outras obras complexas como Madoka Magica,Fate Zero.Essa obra influenciou e influencia tudo que você gosta.Você acha Naruto superior a Dragon Ball porque é mais complexo?ok mas saiba que Kishimoto é fã e se inspirou em Dragon Ball pra criar Naruto,sem ele Naruto talvez nem existisse e ele nem fosse um mangaká.O passado é muito importante,as obras que criaram gêneros,redefiniram são muito importantes.Saber se adaptar a cada época e conhecer cada obra te trás mais bagagem e conhecimento.Eu assisti tanto os Kamen Riders atuais e seus enredos muito elaborados e complexos mas também assisti numa boa os Riders Showa com seus conceitos,personagens e histórias mais simples,só tive que ter um mindset pra cada coisa que eu assistia.Padrões não são certos exceto se for pertencente a uma franquia que tem características similares e compartilham os mesmos clichês.saber a diferença entre as séries boas e ruíns de cada franquia é importante,sendo a melhor série com os elementos mais bem elaborados o padrão mais alto e o que elabora mal esses elementos o mais baixo.Agora você é capaz de entender que mangá Shonen sempre vão ter protagonistas idealistas e o “poder da amizade” é elemento fundamental enraizado nelas,vai entender porque mangá Shoujo é sempre focado em sua maioria em romances ou porque temos tantos protagonistas adolescentes em animes,pois você estudou tudo isso e é capaz de levar em consideração cada gênero,estilo,narrativa e muitas coisas que mostrei aqui.
Uma coisa muito importante é não aceitar tão facilmente termos e coisas adotados pelo fandom como a verdade absoluta,coisas como cânone e filler só servem pra forma narrativa ocidental,no oriente eles fazem de outra maneira,assim a gente enriquece nossa própria compreensão da obra,os debates e discussões se tornam mais inteligentes do que você simplesmente ficar preocupado se Naruto ou Sasuke foram nerfados ou qual o Cavaleiro de Ouro é o mais forte porque isso não tem relevância ou impotância pra narrativa e pra mensagem que o autor quer transmitir. Com essas dicas você vai poder não só ser capaz de compreender melhor certas coisas que lê ou assiste como identifica reais defeitos que uma obra tem e se tiver conhecimento técnico torna mais preciso ainda e espero com isso ter contribuído pro fandom otaku carente de discussões mais elaboradas.
Então a primeira e mais importante coisa é que se você for um criador de conteúdo saiba que por mais que você seja uma pessoa apenas a fim de bater um papo sobre algo que você gosta,as pessoas elas se apegam demais a figura do criador de conteúdo muitas vezes sendo influenciadas pela sua forma de pensar.Por isso que você tem que te ter responsabilidade e nunca achar que sabe tudo,sempre existe algo a se aprender e o estudo sobre o que se gosta é fundamental pra melhorar sua própria percepção de como as coisa funcionam.Pro leitor acaba sendo importante pra ele entender certas posições de autores e certas situações numa história.Primeiro temos que entender o que é aquela obra,qual a sua temática,o que faz a coisa toda girar.Por exemplo em Naruto é o ciclo do ódio ninja que gera sofrimento e todos os conflitos da obra.Então antes de você achar que o autor se perdeu tente refletir se ele fugiu da temática.Em Shingeki no Kyojin que a série se trata do ciclo de ódio mas na verdade é sobre liberdade.O ciclo de ódio é consequência da perda da liberdade.Se você prestar atenção nisso então o polêmico último capítulo vai fazer todo sentido pra você como (SPOILER) a Ymir sentir amor pelo Rei Fritz e seguir seu plano por 2000 anos,isso é resultado de uma escravidão que ela mesma se impôs pelo seu sentimento distorcido.Está ligada a temática principal.Note que o autor quis deixar Ymir como uma personagem misteriosa de propósito pra que você não notasse sua real intenção.se você notar a dica que o autor dá num quadro onde ela vê casais se beijando você começa a ver que estava lá desde o inicio quando a personagem foi abordada.não pense que SnK é um mangá de tragédia apenas por apresentar uma mensagem de esperança no final,as tragédias são decorrência das coisas que ocorreram e não algo que é a essência da obra,ele só faz de modo mais realista que o convencional,e se você acha que o final foi feliz apenas porque nenhum personagem importante morreu é melhor você reler e pensar mais sobre porque o final foi tudo menos feliz.(FIM DOS SPOILERS)
A segunda coisa é saber o gênero da obra,as características daquele gênero.Você não espera por exemplo que mangás Shonen vão seguir 100% a realidade.Eles são focados no público adolescente e isso também vale pra 99% dos animes que vemos com mensagens positivas de amizade e valores morais.Não espere que o Naruto iria simplesmente desistir do Sasuke porque ele se perdeu no caminho com sua obsessão por vingança apenas porque você acha que na vida real ninguém faria isso porque esse é o propósito do mangá Shonen,o perdão,o reconhecimento do erro,a redenção.Eu conheço muita gente que reclama disso mesmo sabendo que no fim de Naruto conseguiu exatamente o seu objetivo de fazer o Sasuke ter uma redenção e hoje eles voltaram a ser amigos e aliados como antes ou quase.O “Talk No Jutsu” que é a coisa mais criticada em Naruto por ele conseguir fazer o inimigo se arrepender do que fez,na verdade não existe um vilão em Naruto,existem pessoas que se perderam e querem mudar o mundo a sua maneira radical,porém o protagonista os faz olhar pra sí mesmos e ver quem eles eram no passado e trás o raio de esperança.Essa é a função básica do herói,ele muda a vida dele e das pessoas ao redor dele isso acontece com Goku,com Yusuke com qualquer protagonista Shonen.Não adianta você cobrar um protagonista que não seja bonzinho,isso depende do que o autor quer,do que a editora quer ou do que o público quer.Isso também evita que você critique de forma tendenciosa as coisas.Já vi muito fã ferrenho de Dragon Ball criticar as fake deaths de Fairy Tail ou o fato do autor não ter coragem de matar os personagens.Porém em DB isso também é feito,o tempo todo o autor cria um método de trazer quem morreu de volta e o Mashima faz a mesma coisa.Então por que um seria um gênio e o outro medíocre?As características do mangá é um fator muito importante,assim você não irá cobrar algo de uma obra que ela nunca vai te dar.Em mangás da Shonen Jump os 3 elementos chave,amizade,perseverança e vitória vão sempre estar presentes em qualquer obra que a revista publique e todo o autor vai ter que trabalhar em cima disso.eles não aceitam coisas foram disso,somente subversões como Death Note ou HunterxHunter porque o público alvo adora esses elementos e os quer.Ah então isso explica porque Kimetsu no Yaiba e Jujutsu fazem tanto sucesso?sim.Alavancados por excelentes adaptações em anime porém esses elementos ainda são caros ao público alvo.
Outra coisa importante é a época em que foram feitos e as características das obras daquela época.Você acha anime episódico chato?pois saiba que era comum nos anos 70.Você acha Saint Seiya brega por causa dos diálogos exagerados,das descrições do que ocorre pelos próprios personagens ou a grandiloquência das falas?porque será talvez que na década de 70 e 80 era assim? quer um exemplo?uma fala do Goku contra Vegeta “Por Favor meu corpo aguente o poder do triplo Kaiohken!” é ou não é uma fala tipica do que você vê em Saint Seiya. acha que é simples demais em narrativa?pois é.Note que muitas obras daquela época não eram muito complexas,Dragon Ball tinha personagens simples,com backgrounds simples(quando tinha) e se desenvolvia de forma simples.Porém um simples adequado ao período e que funciona até hoje
Público alvo é uma coisa a se considerar também.Eu vejo muita gente criticar diálogos expositivos como forma de boa escrita.De fato pro público adulto isso pode significar uma escrita pobre porém nós percebemos muito mais facilmente as nuances,textos subjetivos e outras coisas,algo que o jovem não faz.Por isso que Death Note é super expositivo,porque o jovem de 15 anos provavelmente não vai conseguir ter capacidade intelectual o suficiente pra compreender a complexidade das coisas.O editor da Jump deve ter apostado alto em Death Note pois a chance de uma obra dessa ser considerada uma leitura chata pelo público alvo seria imensa,isso fica meio claro na obra Bakuman que expõe como a Jump funciona,parte é fantasia,mas a maior parte é real,e lá fica claro que diálogos simples e uma trama mais fácil de entender são prioridade.Nós até podemos reclamar disso mas em obras pra adultos,não somos o público alvo de uma obra.
O gênero da obra é importante.Isso já determina o que se esperar da obra.Mangás Shonen envolvem esforço e amizade,obras adultas tentam ser mais realistas com personagens ambíguos e situações mais circustânciais. A escrita muda de acordo com a obra.Ter conhecimento de narrativa e seus estilos também é importante.Eu assisto muito Tokusatsu,então eu curto bastante ter histórias fechadas porque o roteiro tem de apresentar seu argumento em apenas naquele tempo.Eu gosto tanto quanto uma história mais linear e grandiosa como os Kamen Riders atuais fazem.Eu imediatamente me adapto a vários tipos de narrativa pra não criar padrões pra serem alcançados.Uma série de Mahou Shoujo como Pretty Cure tem sua própria narrativa,elementos e tipos de personagem então é injusto dar uma nota baixa apenas porque ele não é um Full Metal Alchemist,você já parou pra pensar que dentro das suas próprias características a série pode ser boa ou cativante igual a um FMA mas com estilos diferentes?pois é constantemente vemos obras no MAL ou em sites de animes que dão nota geralmente vemos em fansubs, principalmente obras muito antigas ganhando péssimas notas por causa disso,as pessoas não entendem a essência de cada obra,ela cria padrões que se atingidos fazem a obra ser boa.
Por fim temos a descrição do personagem algo que qualquer um que elabore um roteiro define.Lembre-se que personagens agem como o autor quer pelo que ele define e pelo que a história pede e não que você acha que o personagem deve ou não fazer.É aí que a mágica de entender as atitudes do personagem dá a sua graça,você passa a compreender melhor suas ações.Um exemplo claro é o Shinji de Evangelion.Uma obra ariscada onde o autor não se preocupou se as pessoas iriam ou não simpatizar com ele,porque o Shinji assim como praticamente todo personagem de Evangelion mostraria mostraria nosso pior lado porque Evangelion é sobretudo sobre a humanidade e o que nós torna humanos no sentido instrumental,psicológico e sentimental e o propósito do anime é nos fazer refletir sobre.Era a forma dos criadores fugirem dos estereótipos dos heróis de animes mecha com muita coragem de fazer acontecer e forte senso de justiça.Lembrando um fator importante,a moralidade não é fator que torna um personagem bom ou ruím,você gostar de um personagem que faz coisa ruíns não te torna uma personagem,você pode simplesmente não aprovar o que ele faz pela sua própria moral,nunca dizer que é um personagem mal escrito por isso.Senão vilões como o Sephiroth de Final Fantasy ou o Freeza jamais poderia ter fãs.Então temos a Descrição de Personagem do Shinji que é um personagem apático,sem vontade de viver,depressivo,carente e que não nutre valor de justiça.Essa era a idéia por trás das ações.Então ver o Shinji hesitar em situações onde precisa salvar as pessoas.Eu sei que muita gente principalmente das antigas vai preferir os heróis corajosos e fortes e másculos e tal mas essa não é a proposta de Evangelion ou a proposta por trás do personagem,a idéia é dar mais realismo a história com um adolescente tal tendo problemas reais de adolescentes e sendo imaturo como um adolescente é.E não pense que a história é obrigada a fazer ele crescer,vai depender do que o autor quer.No caso do Shinji é sua própria aceitação,um resultado da própria jornada de Hideaki Anno,seu criador em fugir da depressão e voltar a viver.Assim você entende que o Ichigo de Bleach não é um protagonista ruím porque ele não quer ser o maior Shinigami do mundo como Naruto que quer ser Hokage,Asta o Mago Supremo ou Luffy o Rei dos Piratas.O único objetivo dele é ser forte pra proteger seus amigos,e apenas isso.Estudar e fazer faculdade também acredito,o que é bem realista visto que Bleach se passa no mundo real e não num mundo próprio de fantasia.Os protagonistas Shonen vão quase sempre ter uma visão positiva e sonhadora,nunca vão querer matar por necessidade e vão sempre querer ajudar os outros.E com isso fica claro pra que serve a Descrição de Personagem.É ,ela que vai determinar a forma de pensar,agir,a personalidade,tudo que ele faz na obra.E o autor determinada que papel o personagem cumpre na trama.A função da Sakura não é entrar na linha de frente como Sasuke ou Naruto,é ser o apoio emocional da equipe e o suporte,a própria Tsunade diz que é forte apenas pra casos de extrema necessidade de ter que lutar.Se você reclama que os personagens do grupo dos chamados Konoha 11 durante toda a ‘fase Shippuuden”não participa da história é porque o autor já os desenvolveu o suficiente e não precisa que eles protagonizem algum arco salvo algumas exceções e ele dá lugar a outros novos que tem mais relação com os personagens e a trama principal.
A sua própria interpretação da obra é importante.Conversar com quem entende pode ajudar a perceber certos pormenores.O que falta como eu disse é uma discussão mais profunda sobre as obras que consumimos.eu vejo constantemente erros de interpretação.Muita gente por exemplo não entendeu o conceito do destino em Naruto,que o autor se contradiz porque na luta contra o Neji que acreditava em destino,por mais que ele fosse mais talentoso que a Hinata ele sempre seria um servo da família principal que ela pertencia e Naruto o derrotou provando que destino não existe.Porém depois nós tivemos a previsão do sapo ancião,o fato do Naruto ser filho do Hokage e a tal “reencarnação” de Indra,um personagem poderoso do passado do mangá,mas ninguém refletiu se esses elementos de fato contrariaram a obra.Geralmente uma obra realmente comete erros se ele contradizer as regras daquele universo que ele criou porém notem que a previsão do Sapo Ancião não era exata e que mudou com o final da luta do Naruto contra Pain.O fato do Naruto do filho do Hokage não mudou o fato de ele precisar ralar pra compensar sua falta de talento principalmente em usar o grandioso chacra Uzumaki que tinha e em toda a série foi mostrado o Naruto se tornando forte pelo seu próprio esforço.O lance do Indra e Ashura na verdade não é reencarnação. Senão seria impossível Madara e Sasuke esstarem lutando ao mesmo tempo porque na teoria ambos seriam reencarnaçãoes de uma mesma alma.Porém em Naruto é o chacra que reencarna e através do carma,que é um conceito oriental da pessoa herdar o caminho de outra.Naruto só herdou o chacra poderoso de Indra porque ele tomou o mesmo caminho que esse tomou no passado,da mesma forma que tanto Madara quanto Sasuke herdaram o mesmo caminho de destruição de Ashura. Outra reclamação constante é a escalade poder que é comum em mangá Shonen os poderes ficarem cada vez mais devastadores e impressionantes pois dá um senso de progressão e força no personagem.Na série ninjas usam ferramentas como arma e não importa se é uma mísera kunai ou um monstro de chacra gigantesco e poderoso capaz de destruir montanhas que habita seu corpo.Todas as lutas de Naruto tem estratégia.A Sakura deu o golpe final na Kaguya e não o Naruto.Por que?porque foi um trabalho tático em equipe e isso nunca foi abandonado na obra.você pode não gostar disso,mas é seu gosto e não um defeito real.Entende como é importante ter uma interpretação correta da história?se a pessoa entende X mas o autor quis dizer Y então você não vai entender direito o que ele quis passar.Eu citei muitos exemplos de Naruto que é a obra mais popular dos últimos tempos mas existem inúmeros outros onde a pessoa entende errado alguma coisa e põe a culpa no autor.
Ter conhecimento técnico do que é narrativa e saber os vários tipos é fundamental,assim você não vai mais ter que ler coisas como a trama de tal mangá é simples por isso ele é ruím,ou isso é muito clichê”O clichê as vezes pode ser parte fundamental de uma obra e sem ele não teria graça,e o modo que é usado é que determina se o clichê é bom ou ruím.Eu sei que pode ser cansativo ver as mesmas coisas mas qualquer coisa no mundo usa clichês.Quantos animes de viagem no tempo você já viu?no Japão feudal?na escola?em outros mundos(Isekai),tudo se repete,mas a forma que se desenvolve é o que torna uma obra interessante.Não ter medo de ver as coisas ruíns de verdade pra você ter noção e não se apegar as notas,porque notas é um limitador muito grande,padrões de qualidade mudam o tempo todo com o tempo,o mais legal é fazer Tier Lists iguais aos dos jogos de luta onde se definem os personagens mais fortes ou fracos de um jogo.Assim muitos personagens bons ficam na mesma classe.Você saber que não tem sentido comparar o mangá Shonen com um Seinen não faz sentido já é um começo.Entender que Dragon Ball,FMA,HxH,Kimetsu,Jujutsu fazem muito bem cada um no seu estilo narrativo é importante.entender a importância das grandes obras que fizeram importância na animação japonesa também.Existem por exemplo jogos de estilos que eu não gosto como God of War,GTA mas eu tenho que reconhecer mesmo assim a importância e a grandiosidade que esses títulos tiveram na indústria.E você tem que entender que se não fosse Evangelion,você talvez não tivesse outras obras complexas como Madoka Magica,Fate Zero.Essa obra influenciou e influencia tudo que você gosta.Você acha Naruto superior a Dragon Ball porque é mais complexo?ok mas saiba que Kishimoto é fã e se inspirou em Dragon Ball pra criar Naruto,sem ele Naruto talvez nem existisse e ele nem fosse um mangaká.O passado é muito importante,as obras que criaram gêneros,redefiniram são muito importantes.Saber se adaptar a cada época e conhecer cada obra te trás mais bagagem e conhecimento.Eu assisti tanto os Kamen Riders atuais e seus enredos muito elaborados e complexos mas também assisti numa boa os Riders Showa com seus conceitos,personagens e histórias mais simples,só tive que ter um mindset pra cada coisa que eu assistia.Padrões não são certos exceto se for pertencente a uma franquia que tem características similares e compartilham os mesmos clichês.saber a diferença entre as séries boas e ruíns de cada franquia é importante,sendo a melhor série com os elementos mais bem elaborados o padrão mais alto e o que elabora mal esses elementos o mais baixo.Agora você é capaz de entender que mangá Shonen sempre vão ter protagonistas idealistas e o “poder da amizade” é elemento fundamental enraizado nelas,vai entender porque mangá Shoujo é sempre focado em sua maioria em romances ou porque temos tantos protagonistas adolescentes em animes,pois você estudou tudo isso e é capaz de levar em consideração cada gênero,estilo,narrativa e muitas coisas que mostrei aqui.
Uma coisa muito importante é não aceitar tão facilmente termos e coisas adotados pelo fandom como a verdade absoluta,coisas como cânone e filler só servem pra forma narrativa ocidental,no oriente eles fazem de outra maneira,assim a gente enriquece nossa própria compreensão da obra,os debates e discussões se tornam mais inteligentes do que você simplesmente ficar preocupado se Naruto ou Sasuke foram nerfados ou qual o Cavaleiro de Ouro é o mais forte porque isso não tem relevância ou impotância pra narrativa e pra mensagem que o autor quer transmitir. Com essas dicas você vai poder não só ser capaz de compreender melhor certas coisas que lê ou assiste como identifica reais defeitos que uma obra tem e se tiver conhecimento técnico torna mais preciso ainda e espero com isso ter contribuído pro fandom otaku carente de discussões mais elaboradas.
Comentários
Postar um comentário