Heróis americanos e japoneses: as semelhanças e diferenças

 



O objetivo deste artigo é comparar a efeito de curiosidades as semelhanças entre ambos os heróis sem entrar no mérito se um é melhor que o outro e comentar os pontos bons e as principais reclamações de ambos. Eu não sou leitor de HQs, eu conheço os personagens através de outras mídias como animações e filmes. Com base nesse conhecimento fui atrás de vídeos explicativos de inúmeras HQs de várias épocas além de dar uma olhada em algumas pra ver se batia com a descrição de vídeo além de vídeos de origens de personagens,informações sobre a história das HQs e comentários de várias pessoas a respeito delas. Então vamos começar .

Os heróis americanos surgiram nas HQs. Os heróis japoneses no Tokusatsu que é o nome que se dá a séries de TV com atores tendo efeitos especiais e maquetes. É um tipo bem específico e de características únicas e até mesmos mangás e animes famosos como Sailor Moon e Robo Gigante já ganharam versão em Tokusatsu.

O que começou como uma forma de entreter as crianças e jovens em tempos de guerra se tornou uma das mais longas e duradouras indústrias de entretenimento mundial,as HQs de Super Heróis . As HQs de Super Heróis surgiram perto do fim da década de 30 pra se tornar parte do imaginário popular. Heróis pioneiros como o Superman são amados e idolatrados até os dias de hoje. Já o Tokusatsu surgiu ainda sem o gênero de Super Heróis igual as HQs em meados da década de 50 com o gênero Kaijuu(monstros gigantes) porém devido a animosidade entre EUA e Japão no fim da segunda guerra os primeiros heróis japoneses surgiram,no início eles eram muito inspirados nos heróis ocidentais como o National Kid que passou no Brasil inclusive. Só quando Eiji Tsuburaya criou o Ultraman que os heróis japoneses ganharam mais personalidade própria embora também seja diretamente influenciado pelo ocidente. A principal diferença entre heróis americanos e japoneses está na sua essência histórica. Os americanos criam um ícone imaginário desde seis heróis reais como Abraham Lincoln e isso se reflete nos heróis das suas HQs. Então os primeiros heróis criados em meados das décadas de 30,40,50,60 e 70 se tornaram ícones que ainda se manteriam ativos por anos já que o formato das HQs contribuiam com isso e o fato de que quando um herói é criado ele passa a pertencer a editora e basta ela sempre alternar roteiristas e desenhistas pra poder explorar comercialmente a série por anos até se tornar domínio público que leva muitos anos pra isso. O formato de atores do Tokusatsu já faz com que as coisas sejam diferentes pois um ator assina um contrato com prazo estipulado e depende exclusivamente dele o interesse de aparecer no papel do herói mais vezes.Alguns atores se destacam no cinema japonês e na TV e se tornam ocupados ou caros demais. Isso aliado a cultura japonesa onde suas histórias precisam ter início meio e fim faz com que a “carreira” de herói tenha prazo pra terminar. Nesse caso pra que ele continue a política da passagem de bastão é adotada e uma franquia onde um herói similar substitui o outro tendo seus próprios personagens histórias e vilões faz com que aquela idéia ou conceito continue sendo explorada continuamente. Assim quando surge um Kamen Rider este se torna uma franquia e o próximo herói também vai ser um Kamen Rider totalmente novo substituindo o anterior e ao mesmo tempo possibilitando a renovação e facilitando pra produtora algo muito similar ao que o público americano irá enfrentar com o MCU pois seus atores precisam ser renovados com alguns se tornando caros demais além da própria vontade deles. Então ter um Vingadores vs X-men não será possível nos cinemas e isso é mais próximo da idéia japonesa com a diferença que nem todos os heróis passarão o manto pra outro usar,ela vai ter de usar outros personagens daqui por diante até ter de fazer um reboot e começar de novo. A franquia Kamen Rider existe desde 1971. O personagem Homem-Aranha desde 64 e segue ativo até hoje. No caso do Tokusatsu podem rolar novas aparições de heróis antigos no futuro com seis atores. O Kamen Rider original Takeshi Hongo aparece em 2015 no crossover Heisei vs Showa Riders e no filme Kamen Rider #1 de 2016.

Os heróis da Marvel permanecem até hoje atuando devido a seu apelo icônico o que pode ser bom e ruím pois muitos roteiristas ruins podem modificar a personalidade e atitudes do herói já que não pertencem a um único autor fora que muitas histórias ruíns podem surgir disso que abordarei mais pra frente.

Agora falando das mentes brilhantes ambos possuem as suas: Stan Lee e Jacky Kirby pelas HQs da Marvel e Shotaro Ishonomori e Tohru Hirayama pelos Tokusatsu da Toei. Shotaro e Lee criaram a maioria dos heróis que existem.




Pra que você entenda como uma HQ funciona é preciso entender dois conceitos dela fundamentais: o anacronismo e os retcoms. Anacronismo é quando o universo da franquia ou personagens se adapta de acordo com o nosso mundo sem seguir uma regra real de passagem temporal. Isso faz com que a série esteja atualizada de acordo com nosso tempo. Várias obras usam desse recurso como o mangá Golgo 13,Os Simpsons e a Turma da Mônica e recentemente jogos como The King of Fighters e Street Fighter também usam este recurso. Lá os personagens são os mesmos mas as épocas e costumes ou referências ao mundo real muda de acordo com o nosso mundo. Nas histórias antigas da Marvel vemos referências a Guerra Fria e depois conforme os anos a Guerra do Vietnã e os reflexos da evolução tecnológica mudar nas HQs mesmo que lá poucos anos tenham se passado. A armadura do Homem de Ferro é o melhor exemplo disso,repare que cada design reflete perfeitamente a tecnologia que vai desde aquelas armaduras simples que lembram o mangá e Tokusatsu do Robo Gigante até nanotecnologia. Então não se trata de uma incoerência mas sim uma licença poética pra adequar a época e aos leitores pois não seria muito lógico fazer os leitores atuais viverem sempre histórias na década de 60 em diante. Isso que eu falo é mais sobre a Marvel pois a DC tem métodos diferentes pra atualizar personagens como usar multiverso e reboots resetando tal universo ou modificando tudo fazendo com que um personagem tenham múltiplas origens diferentes como começar do zero várias vezes. Na Marvel o recurso mais utilizado é o retcom que muda a história de origem ou determinado acontecimento pra ficar de acordo com a história que o roteirista quer contar ou mesmo mudar as referências por causa do anacronismo. A Feiticeira Escarlate foi considerada mutante e filha de Magneto e essa informação e sua origem foi alterada inúmeras vezes o que deixa muita gente confusa por ser conveniente a história contada. No caso do Homem de Ferro a história de origem mudou de época da Guerra Fria pra o Afeganistão pra ter uma referência mais atual e daqui há anos pode ser alterado novamente pra um conflito mais atual de acordo com a necessidade.




No Tokusatsu as coisas são um pouco diferentes já que cada série se renova porém na hora de contar histórias antigas novamente pode ter alguns retcoms ou informações incoerentes também. No entanto algo muito difícil de detectar é se uma história é canônica ou não devido a inúmeros filmes e crossover que são feitos de modo que você muitas vezes nem precise conhecer a série em questão. O crossover Super Hetlro Taisen que reune Super Sentai e Kamen Rider num único filme é um desses exemplos de series não canônicas pra que o público possa assistir sem precisar ter alguma bagagem de nenhuma série.

Algo que o Tokusatsu adota em doses menores é o universo compartilhado

Ultraman e Kamen Rider desde o início mostram heróis antigos retornando a série pra ajudar os atuais mostrando que as séries compartilham o mesmo universo porém durante muitos amos franquias e séries de uma mesma casa não compartilhavam o mesmo universo até Gokaiger estabelecer a franquia Metal Heroes como Gavan,Jaspion e Metalder no mesmo universo algo que foi reforçado pela franquia de filmes Space Squad que é uma espécie de Vingadores da Toei que reune diversos Sentai e Metal Heroes pra fazer uma equipe e lutar contra vilões inspirados em diversos inimigos antigos porém quanto a Kamen Rider ou outros heróis é incerto já que toda hora as regras do universo compartilhado mudam e você vê constantemente Riders fazendo crossover com Sentais ora fazendo parte do mesmo universo e hora não muitas vezes movidos apenas pra fazer promoção pra filmes crossover que não tem ligações com a séries vigentes. Nas HQs o universo é compartilhado desde o início embora eu ache meio bizarro os X-Men serem discriminados tendo tantos superseres naquele universo mas tudo bem. O multiverso que surgiu depois de alguns anos nas HQs demorou bastante pra aparecer no Tokusatsu. Só em 2009 a franquia Kamen Rider adotaria o multiverso e Ultraman no ano seguinte com o Ultraman Zero e seu filme. O único multiverso real do Super Sentai surgiu em 2017 com Uchuu Sentai Kyuranger. As regras do multiverso mudam inúmeras vezes de acordo com a série muitas vezes contrariando algima informação de outra anterior.As das HQs são tão complicadas de se entender que é preciso fazer curso tal qual histórias de viagens no tempo.




Agora entrando num assunto que vai levar as polêmicas e insatisfações foram as mudanças através dos anos. Após a história A Morte de Gwen Stacy,as histórias de Super-Heróis firam ficando cada vez mais maduras e isso mudaria pra sempre a abordagem das HQs. Com tiragens grandes e o preço elevado além dessa mudança no tom das histórias são os principais motivos da queda nas vendas das HQs pois o público infanto juvenil já não criava interesse nas histórias cada vez mais complexas,repletas de Tie ins(títulos paralelos que se unem a uma mega saga da qual falarei mais adiante)e coisas violentas ou de caráter dúbio que tiraram aquele heroísmo lúdico que os heróis tinham. Quanto a qualidade dessas história eu percebi que tem histórias muito boas como a saga Aniquilação uma space ópera do universo espacial da Marvel,Guerra Civil,Planeta Hulk entre outras e histórias meio bizarras como Surpreendentes X-Men Perigoso onde o vilão é a Sala de Perigo dos X-Men que adquiriu consciência fruto da origem Xiar e que vira um robô humanóide e a famigerada e extremamente confusa saga dos clones do Homem-Aranha que é uma daquelas tentativas de surpreender os leitores com plot twist no status quo dos personagens e que no fim fazem malabarismos pra retornar tudo ao normal. Se uma mudança extrema desagrada logo se cria um Deus Ex Machina pra tudo voltar ao normal e se um personagem importante morre pode ter certeza que vão dar um jeito de revive-lo depois e esse fator quase nunca gera surpresa. Em Tokusatsu os personagens morrem em definitivo e se retornam é apenas em algum evento grandioso como a Guerra Lendária de Gokaiger que reuniu 35 equipes Super Sentai contra uma única ameaça. Mas logo voltam ao status de mortos. Voltando as HQs é bem verdade que o tom das histórias afastam novos leitores mas em relação a falta total de qualidade que fãs mais antigos alegam isso é meia verdade. Existe muita política nas HQs o que e realmente muito ruím. O Tokusatsu evoluiu também e se tornou mais complexo narrativamente e mais sofisticado igial as HQs,um reflexo da modernidade e fãs antigos também costumam alegar problemas. Diferente das HQs o Tokusatsu manteve seu público alvo e a essência básica dos Super Heróis com altruísmo e ensinando valores mantendo a inocência e o senso lúdico embora heróis e vilões tem padrões distintos de antigamente. Muitos alegam que as séries devido aos itens e armas coloridos e um visual e apelo bem forte pro público infantil estragaram as séries. Na verdade as séries antigas são tão ou mais infantis que as novas a diferença é que antigamente não havia tanto controle de classificação etária e as vezes dava muita liberdade pros produtores,algumas vezes eles até extravazavam demais naquela época além dos brinquedos se adaptarem a modernidade com diversos efeitos de luz e som com vozes. Existem também séries adultas como GARO e Kamen Rider AMAZONS porém o foco até hoje é a venda de produtos pro público infantil embora o Tokusatsu atraia bastante marmanjo pra assistir as suas séries até hoje. A prova é cerca de um 1 milhão de inscritos no canal oficial de Ultraman da Tsuburaya atingido recentemente e a excelente recepção da franquia Kamen Rider nos EUA através da Shout Factory.

Um fator que também causa polêmica nas HQs são as mega sagas que levam a outra mega saga e que apesar de gerar impacto nas histórias futuras recebem críticas por sempre atiçar uma isca de algo grande acontecer pra tudo voltar ao normal em seguida. Existe um certo exagero nas críticas mas de fato isso é um fator meio problemático sim. É muito difícil um leitor se situar no que tá acontecendo até pra iniciar qualquer coisa.

As histórias antigas eram bem ingênuas e até com muitos absurdos,descrição detalhada de ações apesar de manter o charme e ainda serem muito boas e agora tudo ficou mais fluído tendo o seu próprio charme

É difícil dizer se as HQs voltarão a ser como antes e hoje em dia o público infantil acaba vendo opções melhores no MCU e nas animações que mantém o tom mais ameno das histórias. O MCU é um meio termo pois ele mantém o padrão moderno que vemos nas HQs recentes mas preservando o sentimento antigo pelos heróis e simplificando as tramas pra se tornar palatável com bastante humor atraindo todo tipo de público. O destino das HQs ou é manter seu público de colecionador ou desaparecer se tudo der errado.

O Tokusatsu agora parece finalmente ter feito os japoneses despertarem pro ocidente trazendo séries pra cá.

Além disso temos o flerte com ambas as produções. Na década de 70 longe daquela animosidade dos americanos com japoneses Stan Lee enxergou no Tokusatsu a chance de popularizar seus heróis no Japão. Assim foi feita uma parceria que durou de 78 a 81 e o primeiro deles foi o Spider-Man. Ele foi feito nos moldes do Tokusatsu não tendo o mesmo personagem ou origem das HQs e contando até com um robô gigante. A série seguinte seria uma versão japonesa dos Vingadores que não se sabe o motivo acabou se tornando o Super Sentai Battle Fever J. Transformando o Sentai que Ishonomori havia criado numa até então ns época nova franquia chamada Super Sentai a Marvel seguiu co-produzindo as séries até Sun Vulcan de 81. Como Stan Lee não conseguiu convencer as emissoras americanas a passar o Super Sentai por lá mesmo através de uma adaptação com atores americanos substituindo os japoneses,o projeto parou por aí. Anos depois o oposto viria quando a Tsuburaya fez uma parceria com a Marvel pra produzir uma HQ nos moldes americanos do Ultraman. E falando nas adaptações americanas anos depous da tentativa de Stan Lee Haim Saban conseguiu levar a adaptação do Super Sentai pro ocidente com os Power Rangers exatamente como Lee queria. No início a franquia tentou seguir com os moldes americanos de conceito de heróis porém esse formato era impossível seguir então decidiram adotar os padrões japoneses de produção com uma série nova com nova história,personagens e atores a cada ano mas mantendo o universo compartilhado característico dos heróis americanos.

E essas foram as principais características dia heróis japoneses e americanos e suas produções. Espero que tenha sido útil a nível de curiosidades pra entendermos como funciona cada estilo de herói e talvez sirva como pontapé pra que fãs de um consumam o outro e vice versa.

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