Como o caso polêmico do Kamen Rider Hibiki e outros fatores externos contribuíram pro Tokusatsu atual ser como é agora,e não só ele,toda a programação infanto-juvenil japonesa também
Esse é um complemento do artigo “Desmitificando o Tokusatsu atual ser mais infantil que o antigo” só que agora vou me aprofundar mais em duas questões importantes decisivas abordadas naquele artigo.Antes disso até mesmo pra quem não leu vale a gente fazer uma reflexão e voltar no tempo e entender como era o Tokusatsu atual e como ele se modificou.Muita gente,principalmente aqueles Mancheteiros xiitas que são chamados de “Viúvas da Manchete” pela incapacidade de enxergar Tokusatsu além daquilo que passou no Brasil e principalmente nos anos 80 e que se estende por fanboys de Ultraman e tantos outros aí que o Tokusatsu sempre foi menos infantilizado que hoje em dia o que não é verdade porque desde sua concepção o Tokusatsu foi criado pra ser uma fantasia ganhando a vida real,Eiji Tsuburaya estabeleceu todo um aparato tecnológico que permitia o Tokusatsu parecer falso pra que as crianças tivessem consciência disso e não replicassem nada daquilo na vida real,coisa que se mantém até os dias de hoje. E nós já percebemos que o que faz uma série ser mais ou menos infantil que o normal é o público alvo. Infelizmente o mancheteiro xiita acha que só aquilo que ele viu é o padrão do Tokusatsu,sendo que desconhece que o universo é muito mais amplo e maior do que aquilo que ele viu na infância.Essa infantilização das coisas começa já na década de 50,60 e 70 com o Godzilla. Note que o Godzilla de 1954 é uma série com um tom muito mais sério e melancólico que as séries seguintes que trouxeram um segundo Godzilla(o primeiro morreu naquele primeiro filme),sendo que esse novo Godzilla deixou um pouco mais o foco nas questões sociais e políticas(embora presentes em todos os filmes) pra se focar na diversão da chamada “luta livre de Kaijuu” onde o Godzilla luta contra diversos outros Kaijuu assumindo um papel de protetor do planeta e a gente nota que essa abordagem do Godzilla é muito mais infantil e repleto de coisas malucas do que o primeiro filme.E por que isso?porque a Toho percebeu a popularidade do personagem perante as crianças e decidiu mudar o foco da série na família toda,ao invés de um determinado tipo de público e com isso eles usaram o exagero e absurdo assim como já abordei em outro artigo onde eu cito que o absurdo e exagero é sempre usado na narrativa japonesa como forma de exaltar algo ou atrair certo tipo de pessoa,no caso das crianças são as partes malucas das lutas de monstros gigantes que são consideradas extremamente galhofas,e elas são assim porque o objetivo é atrair a criança,e fazer a criança rir.E isso nós percebemos também nas séries de Super Heróis tanto nos anos 70,quanto nos 80 e 90.Por isso que era comum nessa época o vilão bolar um plano terrível e sóbrio num episódio e outro completamente bizarro e bobo no outro.Muito se exalta a morte do Jiban porém se esquecem dos planos totalmente bizarros do Jean Marrie em vários episódios. Inclusive nós vemos que Gorenger embora tenha um teor de espionagem bem forte,os vilões tem aspecto cômico e infantil com inimigos com cabeça de bola de beisebol,ou de um trem ou de inúmeros objetos bizarros,e o tom leve das histórias corroboram isso.
Quem vê Changeman e Flashman acha que aquele é o padrão do Super sentai e por isso ridiculariza séries noventistas como Zyuranger e Kakuranger,porém não percebem que Changeman e Flashman só são mais dramáticas e sérias porque na época os produtores procuravam expandir o público alvo e isso implica num tom mais sério das obras.mas aquando isso não era mais efetivo na audiência eles voltaram a fazer Sentai como faziam antes.O padrão do Super sentai é o de Goggle V ao contrário do que muitos pensam.E já na década de 70 existiam mutas séries bem infantis como o Robocon e outros do mesmo estilo como Medaman. E nos anos 80 tivemos a Fushigi Comedy com séries voltadas pra toda família contendo muito humor pastelão e inspiradas por séries existentes nos anos 70 como o próprio Robocon e outras como Mahou Gumi. é essa franquia a qual Patrine pertencia.Curiosamente o fato do Toshihiro Egashira desconhecer isso fez ele acidentalmente trazer Patrine pra cá achando que seria um sucesso similar ao Jaspion especialmente entre as meninas porém o público de Tokusatsu era em sua maioria masculino e que curtia os heróis tradicionais,então Patrine parecia uma série estranha e incompreensível de acompanhar elo humo japonês peculiar.
E o público brasileiro novamente ignora as coisas infantis nas séries Tokusatsu sendo que desde o começo heróis com roupas coloridas enfrentando vilões extravagantes em defesa da Terra num ambiente maniqueísta ja é bem infantil por sí só.não é a cena da morte do Jiban que vai mudar isso.Como eu expliquei no outro artigo,o fato de haver muita liberdade nas transmissões de TV e o fato dos produtores de Tokusatsu serem pessoas envolvidas com o cinema e não ter tanto tato com produtos pra um público infantil faziam muitas vezes eles extrapolarem um pouco.e quando isso ocorreu muitas séries sofreram rejeição do público e é exatamente isso que vou explicar sobre o caso Hibiki e como isso contribuiu pra uma mudança no tom das séries no geral,não só Tokusatsu,o anime também que mesclada com as mudanças culturais normais da humanidade contribuíram pro que você assiste agora. Antes de Hibiki algumas séries pesaram a mão e sofreram por isso começando com Kamen Rider Amazon de 1974.A série tinha um herói muito selvagem que tinha uma transformação bem assustadora e a série usava um tom forte de violência com mutilações e muito sangue,algo que pra um adulto talvez não pareça nada de mais, mas pra uma criança era algo assustador.E isso fez com que a Toei tivesse que modificar completamente a série eliminando parte da selvageria do personagem e da violência da série. Outra que sofreu com isso foi JAKQ que diferente de Gorenger era mais séria e dramática,tanto que no episódio 5 é mostrado uma garotinha morrendo de forma trágica numa explosão de avião logo após conhecer um dos membros do JAKQ e o tom era forte.Era pesado demais. E mudanças foram feitas como a introdução do personagem Banba e de um tom mais cômico similar ao de Gorenger.e ainda assim não salvou a série que foi encurtada pra apenas 35 episódios.E o exemplo mais conhecido é o de Metalder,a série tinha um clima muito melancólico pesado e por isso foi um fracasso total de audiência afastando muito as crianças. E ocaso do RX que é repudiado no Brasil como uma ofensa ao sério Black mas a série foi mais popular do que ela no Japão justamente por ter um tom cômico que aproxima mais as cranças da série você gostando ou não. Séries como Machineman,que o mancheteiro xiita finge que não existe pra afirmar que na década de 80 só tinha série “séria” foi mito popular por lá então historicamente era assim.E o fanboy de Ultraman que goza que a franquia sempre foi o poço da seriedade nunca viu os episódios mais galhofas do Ultraman original e do Taro que era mais leve e foi muito popular. Já Leo pesou o tom e teve que dar uma aliviada no tom durante sua transmissão.
E enfim tudo isso que eu expliquei acima nos trás finalmente ao caso do Kamen Rider Hibiki. Na época os Riders Heisei mudaram seu formato e vai muito além dos conceitos que todo mundo que faz artigos sobre as diferenças dos Riders Showa e Heisei,é algo maior.A bisca por agradar crianças e um público mais velho foi feita,e o formato da série mudou pra algo similar aos populares Ramas,as séries de TV japonesas,assim tirando aquele tom episódico das séries.Note também que os universos desses primeiros Heisei Riders são muito mais realistas sóbrios do que de outras séries Tokusatsu,sem tanto o clima de fantasia presente,mas um tom mais dark e com clima de suspense e terror.Mas uma série acabou novamente extrapolando um pouco e foi justamente Kamen Rider Hibiki. Seu produtor,Shigenori Onodera, queria um Rider diferente de tudo inspirado por seu Rider favorito,o Amazon.E por ironia do destino Hibiki trouxe toda a polêmica de Amazon mas de forma mais complicada ainda.Isso porque Hibiki foi considerada uma série assustadora demais pra crianças por conta do Conselho de Pais,um grupo bastante conservador que causou problemas a toei.A série possuía os monstros gigantes Makamou que eram criaturas bem apavorantes e o próprio Hibiki abria a boca pra lançar deu fogo,e isso chamou atenção desse conselho e a Toei tomou uma decisão bem drástica.Demitiu o produtor,e toda a equipe de roteiristas pela equipe das ouras séries como Shinichirou Shirakura e Toshiki Inoue que deu um toma mais similar a séries como Agito e Faiz,e deixou até o ator de Hibiki bem chateado com os rumos da série já que ele participava muito da produção com idéias.dessa vez ele não poderia mais sequer opinar. Todo esse desgaste fez a Toei repensar as séries Kamen Rider.embora ainda mantivessem a idéia central das séries Heisei e o formato mudanças grandes foram feitas visando atrair o público mais infantil como o retorno do clima de fantasia do Tokusatsu tradicional e elementos maiores de comédia.Já em Kabuto vemos perceptivelmente essas mudanças embora não tão drásticas.Na série seguinte a Toei decidiu dar uma abordagem ainda mais cômica e leve com Den-O e foi essa série que provavelmente determinou os rumos dos Riders atuais,porque essa série foi um sucesso gigantesco graças aos Imagins,que eram monstros amigáveis e cômicos que davam o tom de humor.a série tinha forte enfase na comédia e alguns momentos mais tocantes de drama que cativaram o público geral.A presença de personagens com perfil de modelo também ajudou bastante na popularidade da série que contou com a maior quantidade de filmes e spin-offs de uma série Rider.E todos os seus elementos acabaram sendo usados pra ditar o tom das próximas séries e influenciou outras franquias como o próprio Ultraman. O Kamen Rider que deu o pontapé foi W. Nessa série vemos um tom similar ao de Den-O,com forte tom de fantasia e elementos mais cômicos e infantis pra atrair as crianças,com um visual mais colorido e eliminado totalmente o tom dark de terror e suspense dos primeiros Riders Heisei. Com armas e acessórios com mais cara de brinquedo e colecionáveis como os Pen Drives dos Gaia Memories. Os cintos cheios de cores,luzes e vozes chamavam atenção das crianças também e o tom da série possuía elementos do Super Sentai(o tom mais eve da franquia como já expliquei) e de animes.Agora qualquer visual e temática era possível com a franquia,com misturas loucas e exageradas.Temos Riders Samurai com armaduras de frutas,temos Riders com estilo videogame com um berrante rosa-choque e verde e uma aparência radical do jogo de esportes radicais que ele representa bem como uma forma chibi que homenageia os jogos 2D com o padrão Super Deformed(aquele com cabeções e corpinhos,não confundir com os funkos) e entre o que a imaginação dos produtores quiserem.
Essa idéia de tentar explorar mais o público infantil já foi feita antes com os polêmicos dois Metal Heroes criados em 1997 e 1998,o Kabutack e Robotack. Até 2005 os Metal Heroes não eram uma franquia.Mas isso não impediu a toei de perceber que precisavam de algo diferente nas manhãs de domingo então fizeram essas duas séries que eram muio inspiradas nos robozinhos que existiam na década de 70 com Robocon quanto nos da franquia Fushigi Comedy.E trazendo um pouco de ação como novidade nesse modelo,o que talvez seja o fator da Toei por essas duas séries como parte dos Metal Heroes.A idéia era essa.E adivinhem: Kabutack fez grande sucesso.Já Robotack não foi tão bem assim e ficou por aí mesmo.Talvez se não fosse a morte do Ishinomori e o fracasso dessa série,a franquia Metal Heroes até pudesse continuar nesse novo formato,até quando não se pode prever,mas poderia sim continuar.Voltando a era atual as mudanças dos Kamen Riders foram certeiras pra Toei porque a franquia se tornou a campeã de vendas e consegue agradar adultos que não são Mancheteiros fanáticos e crianças,por ter muitas similaridades a animes como My Hero Academia e One Piece fazendo sucesso até entre não fãs de Tokusatsu,seu formato de Drama ajudou muito nisso. O Super sentai teve inúmeras mudanças ao longo dos tempos mas foi o que menos mudou em relação ao que era feito antes e o Ultraman tentou aproximar o herói mas das crianças com novos heróis com personalidades cômicas,que falam bastante e interagem com seus hospedeiros dependendo da série e com todos os Power Ups de brinquedo com vozes e luzes dos concorrentes.Porque quando eu era criança adorava colecionar tampinhas de garrafa,graças as logos de marcas e cheias de cores e efeitos,o efeito dos colecionáveis é o mesmo disso e as empresas perceberam e aplicaram nas séries atuais.
Obviamente não foi apenas Hibiki,diversos casos d atentados no Japão causados por pessoas consideradas otakus fez o conselho de Pais colocar mais pressão nas emissoras que passaram a ter um controle mais rígido dos programas infantis.Quem viu Dragon Ball Kai,a aversão remasterizada de DBZ sabe o quanto ele foi censurado pra poder passar na TV. As séries de Tokusatsu então estão sim mais leves que as antigas e cenas fortes como a morte de Jiban não podem ser vistas nesse tipos e produção.Porém os produtores acharam caminhos alternativos como os especias fitos pra internet e vídeo onde eles estão livres das restrições colocando coisas até mais pesadas que víamos ns séries infantis antigas,vide o especial da Yodonna de Kiramager com forte tom dos chamados Pinky Eiga,especias com mulheres repletos de sensualidade e violência que falarei em outro artigo. E também nos chamados Late Night Tokusatsu,uma faixa com séries de curta duração focadas no público adulto que gostava de ver Tokusatsu e agora quer ver algo mais similar a sua faixa etária, mas preservando a essência da séries originais e a franquia GARO ganhou grande popularidade graças a isso.
Então se você é um Mancheteiro xiita ou alguém que não sabia desses fatores espero que esse artigo seja uma luz pra você entender porque o Tokusatsu atual ficou desse jeito,entender e absorver as mudanças.as séries continuam excelentes,continua tendo drama,continuam ensinando valores as crianças,tendo bons roteiros e agora tem os elementos cômicos e infantis mais homogêneos entre sí,ficando mais naturais que antes principalmente pelo fato dos produtores agora terem muito mais noção de como fazer séries pro público infantil sem pesar demais a mão como era antigamente.E isso é muito bom.
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