Em Gokaiger o Super Sentai vivem no mesmo universo.Em Zenkaiger eles vivem em universos paralelos.Mas como assim?isso vem de algo chamado Sistema de Apresentação das narrativas japonesas então vamos conhecer o que é
Em Gokaiger vemos o Super sentai como se fosse um universo compartilhando com todos os heróis coexistindo no mesmo universo.Porém conforme vimos tivemos algumas coisas ignorando esse fato conforme outras séries vieram,inclusive uma delas que é o Zyuohger confirma isso e a série seguinte dentro deste suposto “universo principal” Lupinranger vs Patranger ignora completamente isso,é algo que vou abordar melhor mais pra frente.Só que agora temos Zenkaiger onde de cara vemos em sua sinopse que o Super Sentai agora são de universos paralelos e não o mesmo universo.Eu sei que muita gente deve estar esperando uma explicação lógica pra tudo isso durante a série mas eu preciso dizer que é melhor esquecer essa idéia porque é certeza que não vai acontecer e isso ocorre mas uma vez por causa daquelas diferenças da escrita e narrativa japonesas que ais uma vez confunde nossa percepção ocidental da lógica narrativa difundida aqui e que faz muita gente cometer enganos por seu desconhecimento,enganos como acreditar por exemplo que o Leijiverso é um universo compartilhado das séries Galaxy Express e Captain Harlock mas que possui muita inconsistências no seu roteiro,fazendo muitos discutirem sobre tentando encontrar uma razão,achando que o autor não se importa em criar incoenrências,ou que as histórias são como um livro onde as informações são imprecisas e temos a correção com informações novas ou até mesmo que é um multiverso,mas na verdade era um formato conhecido lá como gaiden onde através de uma série são criadas diversas histórias paralelas usando o universo ou té elementos narrativos dessa série base pra criar histórias paralelas sem ligação podendo gerar passados alternativos,futuros alternativos ou até presentes alternativos,novas releituras dos personagens ou uma mistura de coisas impossíveis de acontecer como no caso do Super Dragon Ball Heroes que mescla elementos do anime,dos filmes,dos jogos de Dragon Ball que normalmente não se misturariam.E a idéia que vou abordar aqui é a mesma porém não é exatamente gaiden,é um outro conceito da narrativa japonesa: O elemento de apresentação.Eu descobri sobre isso lendo um texto antigo do blog extinto Henshin Jorney que citava trechos de estudos de narrativas japonesas e ele citou sobre o Sistema de Representação e sobre o Sistema de Apresentação.Basicamente o sistema de Representação é aquilo que tenta imitar o máximo possível a realidade enquanto a Apresentação é diferente,tendo a função de apresentar,possuindo vários estilos e sem compromisso exato com a realidade.Isso foi tirado de um livro chamado “A Hundred Years of Japanese Films” de 2005 de Donald Richie,e em outro trecho do livro dele “A Tractarte of Japanese Aesthetics” ele diz que “ ...Entre outras ideias, a estética oriental sugere que estruturas ordenadas forjam, que a exposição lógica falsifica e que a linearidade eventualmente limita. “ “ …Muitos escritores prezam pela qualidade da indecisão na estrutura de seus trabalhos. E algo muito lógico e muito simétrico é evitado… “ “ …Então, se estética no Ocidente está principalmente ligada às teorias da arte, no Japão está ligada a questões de gosto [estética]. “
![image](https://64.media.tumblr.com/0b02c265d937287423d7422c4f6d04ce/74c63e8582a07f71-a7/s540x810/04093cc7e7c90fcc5c184dab156426ebfa951145.jpg)
O que isso significa?Que no Japão a estética está acima da lógica e de uma construção narrativa.Cada obra é baseada na realidade mas ele constrói a sua.Pra entendermos bem como isso funciona vou citar um exemplo de uma franquia de Mahou Shoujo a famosa Pretty Cure.Mesmo que você não conheça fica fácil de entender.Cada série assim como no Tokusatsu,tem suas próprias heroínas,vilões e seu próprio universo.Uma acaba e entra outra em seu lugar.Então pela lógica pra um crossover entre essas heroínas acontecer teriam que bolar aquele famoso choque na parede das realidades pra fazer as heroínas se encontrar ou caso elas pertencessem a um mesmo universo,elas teriam que encontrar as outras estando mais velhas,tendo até algumas já adultas aparecendo,certo?só que existe uma franquia de filmes dela chamada de All Stars onde tudo isso não importa.Eles simplesmente colocam todas como se estivessem num mesmo universo ao mesmo tempo mas considerando o que ocorreu com as séries como a derrota dos vilões respectivos que retornam a vida nesse filme e ignorando outros como a Cure Sunny da série Heartcatch onde sua história ela usava roupas masculinas pra construir uma imagem forte pra suceder o dojo no lugar do irmão doente mas que no fundo ama roupas femininas e no fim da s´serie ela se liberta dessas amarras e volta a usar roupas femininas,e isso é ignorado nos filmes como se não tivesse acontecido.por que?exatamente porque a idéia dos filmes era fazer um crossover com todas as personagens em suas formas adolescentes que foi como o público as conheceu e fazer todas lutarem juntas e interagirem juntas com piadas e diálogos impossíveis,sem ter o trabalho de criar um pretexto lógico pra reunir todas elas dessa forma.É o jeito japonês de contar histórias.Essa mesma idéia é aplicada nos filmes de DBZ onde não é apenas o fato de elas não fazerem parte do canone,eles ignoram a lógica de tempo e espaço,fazendo coisas ocorrerem em épocas que não deveriam ocorrer como por exemplo Goku estar participando de um torneio no Outro Mundo enquanto o Majin Boo estaria atacando a Terra naquele momento.Nos filmes eles só aproveitam a linha cronológica da série pra estabelecer os elementos dessa história própria como Goku e Vegeta estarem mortos na série pra que eles possam usar a fusão e se tornar Gogeta que é a idéia do filme.Entenderam?agora com isso nós já podemos ter uma compreensão melhor do porque certos fatores mudaram no Super Sentai porque diferente de Power Rangers,a sua versão americana,o universo não é coeso e compartilhado,ele sequer pode ser considerado um universo compartilhado.Assim ele dá total liberdade aos roteiristas de estabelecer suas próprias idéias sem precisar se preocupar com o que foi estabelecido antes.É por isso que vimos antes a partir de Kamen Rider W ser estabelecido como se todos os Riders a partir dele fossem de um universo compartilhado com inúmeros crossovers entre eles pra no Kamen Rider Zi-O,a série que homenageia toda a era Heisei dos Riders ele simplesmente ignorar isso pra dizer que todos os Riders são de universos paralelos.E conversando com o dono do canal Ilha Kaijuu no Youtube quando ele respondeu meu comentário em um vídeo onde ele fala sobre as diferenças de narrativa e universos das HQs com os mangás eu pude ter mais essa confirmação,ele conhece muito de narrativa japonesa,inclusive de certas obras desconhecidas do público perdidas por aí que mostram por exemplo que existiu um mangá que mostrava um robô pilotado por humano antes de Mazinger.
![image](https://64.media.tumblr.com/b11efca61ea5df0fdc0571cc582b0dd5/74c63e8582a07f71-53/s540x810/bcc3dec35bf6427b6d1f7b66d028f36b1fef031f.jpg)
No ocidente a lógica do universo compartilhado que vemos na MCU hoje estabelece um chefão como Kevin Fiege coordenando tudo pra que tudo faça sentido e seja coerente.Ao mesmo tempo limita a liberdade criativa,vemos inúmeras vezes diretores saindo de projeto por causa disso,tudo tem que ser rigidamente seguido pra que não hajam falhas ou sejam minimas e no Japão não existe essa preocupação.Então agora as coisas começam a fazer sentido quando vemos em Zyuohger o mundo humano e o Zyuman World,o mundo onde existem animais antropomórficos que se tornam parceiros do herói humano que se une a eles, se fundirem como grande consequência da sua história e isso ser ignorado em Lupinranger vs Patranger que mostra uma Terra normal sem nenhuma mudança,cubos estranhos ou animais humanóides falantes por aí.Se isso não fosse feito dessa forma a roteirista de Zyuohger não poderia fazer esse final,ou teria que criar outra história desfazendo o que fez,coisa que acontece o tempo todo nas HQs da Marvel e DC,e o roteirista de Lupinranger vs Patranger que por coincidência é a mesma pessoa,a Junko Komura teria que ser obrigada a manter as consequências da série que ela mesma escreveu e impedir que ela tenha liberdade de criar uma nova história com nova abordagem.Em Power Rangers por outro lado já estamos perto do futuro onde os eventos de SPD ocorrem e vemos aliens surgirem na Terra e coexistir com os humanos,não sei o que vão fazer mas os roteiristas das futuras séries que virão pós 2025 terão que ser obrigados a colocar esses elementos do SPD porque no universo compartilhado a lógica tem que permanecer.Ou então vão ter que estabelecer as próximas séries de Power Rangers em outro universo pra não ter conflito.Pensando que as séries de Super sentai foram feitas pra serem independentes eles teriam que se virar pra encaixar coisas distintas num mesmo contexto.Boa sorte pra eles.
![image](https://64.media.tumblr.com/8e67ce03b1e103c2d63dc5de66d80312/74c63e8582a07f71-61/s540x810/78e9f6e3bdb444aaf052dcf7481844d3fcaa0006.jpg)
Então gafanhoto isso já nos mostra porque Gokaiger trás todos os heróis num mesmo lugar e Zenkaiger trás todos em universos paralelos,é de acordo com a idéia por trás do roteiro e não a sua lógica em se tratando de franquias longas.A exceção a regra parece existir,por exemplo a franquia Ultraman que tenta estabelecer um Multiverso onde a continuidade das séries parece querer manter uma linha lógica porém antes a Tsuburaya não fazia isso,note que nas antigas séries Ultra apesar dos heróis sempre surgirem pra ajudar os novos Ultras que apareciam coisas como a mudança da Patrulha que defende a Terra e que muitas vezes ignorava cronologia ou lógica era simplesmente ignorados.Talvez hoje a Tsuburaya esteja influenciada pelo ocidente e os populares filmes do MCU,recentemente a Toei tentou fazer algo similar a estes filmes com Space Squad onde temos nesse universo o Super sentai coexistindo com os heróis da franquia Metal Heroes com cada filme criando um gancho pro próximo.Mas agora com esse artigo eu espero que você entenda porque temos tantos Sentai de dinossauros com cada um tendo sua própria versão do extermínios dessas gigantescas criaturas,ou porque um Kamen Rider aparece do nada numa série Super Sentai(fazer marketing pro próximo Kamen Rider x Super Sentai: Super Hero Taisen) e assim percebemos o porque de Zenkaiger ter esse contexto.
Comentários
Postar um comentário