Vamos falar sobre estilo artístico e estético dos jogos japoneses e porque eu não gostei de Devil May Cry 5( consequentemente até de RE3 Remake)

 Desde pequeno eu sou apaixonado por obras japonesas.Os quadrinhos que mais gosto são do Japão,os animes,os jogos...e muito por conta da estética artística japonesa que torna tudo isso único e distinto.Nos jogos percebemos muito bem isso e mais ainda quando os jogos migraram pro 3D.Enquanto jogos ocidentais tentam apelar pro fotorrealismo em sua maioria,são poucos que tem um estilo artístico distinto e quanto mais realismo mais parecidos entre sí os personagens são em termos de design.Já os jogos japoneses mesmo buscando o realismo mantém o padrão estético e o character design é bastante visível,a ponto de você rapidamente identificar quais personagens pertencem a cada jogo ou franquia,quem é de Resident Evil,quem é de Metal Gear,ou de Final Fantasy tanto que se alguma empresa fizesse algum personagem que ninguém conhece seria fácil perceber quem fez seu design.O formato do rosto,expressões.No ocidente o realismo foi indo ao extremo a ponto de jogos obrigatoriamente terem captura fácil junto do motion capture,e ironicamente é uma técnica japonesa criada na série Onimusha da Capcom.Os jogos acabam sendo muito similares entre sí de certa maneira.E isso acabou chegando também a franquias japonesas famosas também e aí que a coisa começou a ficar chata pra mim.Esse contexto todo é apenas pra eu explicar como esse tipo de coisa me afeta porque a maioria das pessoas sequer vai ser importar com isso.A coisa na verdade começou na sétima geração de consoles onde jogos com orçamentos gigantescos tanto quanto filmes viraram padrão no ocidente tanto que as pessoas denominam estes jogos como triplo A,com a captura facial contratando atores famosos do cinema pra deixar tudo mais realista e em contrapartida as produtoras japonesas ainda acostumadas com o estilo da sexta geração de fazer jogos ficaram tecnologicamente pra trás,muitas faliram por não poder criar algo grandioso e até mesmo a Square Enix teve grandes problemas com sua série Final Fantasy e seu desenvolvimento e as coisas estavam bem complicadas então muitas empresas tomaram a decisão de fazer seus jogos mais aos moldes dos jogos ocidentais que estavam vendendo horrores graças ao forte apelo visual e tecnológico.A Square até de um jogo onde o protagonista muda de acordo com a região com um apelo visual pra determinado público que foi o Last Remnant e a Capcom entrou de cabeça nisso com jogos com forte apelo ocidental como Lost Planet e tentou adicionar elementos de jogos ocidentais as suas franquias como o novo Bionic Commando,os Resident Evil a partir do 5 e principalmente o 6 que parece até um filme do Michael Bay do que um jogo da série e ela ainda terceirizou pra uma empresa ocidental,a Ninja Theory criar um novo Devil May Cry com forte apelo ocidental que desagradou em cheio os fãs da franquia.Devil May Cry é o jogo mais japonês que existe com seu estilo puxado pro anime,visual estilo gótico,personagens exagerados e com roupas que pessoas normais nunca usariam na rua,perfeitas pra cosplayers se deliciarem fazendo,uma linguagem ousada e muito estilo,totalmente japonês então o choque foi muito forte fazendo a rejeiçõ a série diminuir.A Capcom amargou a rejeição da atual franquia RE e muias empresas que embarcaram nessa de apelo ocidental perceberam que os ocidentais gostavam de seus jogos justamente por serem...japoneses,algo bem óbvio senão nenhum americano consumiria animes.As produtoras finalmente se concentraram em fazer seus jogos japoneses serem de fato japoneses e fico realmente feliz em ver que FFVII Remake manteve o padrão estético fiel a franquia,pois adoramos cabelos espetados,roupas com um bilhão de zíperes e personagens cheios de pose e estilo e que faz você reconhecer o character design sem apela pra uma captura visual,porém ao que tudo indica todos menos alguns departamentos internos da Capcom que dessa vez tentaram retornar com a maneira ocidental de se fazer jogos,primeiro mudando totalmente Resident Evil pra um estilo mais terror psicológico mais realista e sombrio do que nunca e pra isso usaram a nova RE engine que dá mais realismo e contribuindo pro estilo cinza e sujo,e com a famigerada captura facial.E como se não bastasse ao menos uma pessoa adorou o DMC da Ninja Theory e queria que aquele universo continuasse mas como isso não agradaria o público ele então incorporaria o estilo estético e alguns elementos artísticos e de gameplay no novo DMC que eles estavam criando retomando a franquia depois de mais de 10 anos e é aí que a coisa ficou chata pra mim.Usando a mesma RE Engine e captura facial a Capcom anuncia DMC5 que deixou todo mundo doido no trailer de revelação junto do RE2 Remake também usando a tal engine junto da captura facial.Quando eu vi a imagem do jogo e o trailer eu já vi O DMC todo no 5 e já de cara não gostei..Toda a estética japonesa havia perdido e isso ficou pior ainda quando vemos os personagens e o visual geral,e não estou falando de gráficos pois todo mundo sabe que o visual é impressionante,eu falo do padrão estético.Em Devil May Cry 5 não parecia o DMC que eu conheço,os personagens pareciam cosplays vestidos como personagens,em RE também foi gritante mas devido ao estilo mais japonês com pegada de anime da franquia DMC a coisa não bateu,não combinou aquele visual extravagante de anime com aqueles modelos super realistas,eu não reconheço os personagens.A Lady que estava mais velha em DMC4(lembrando que ela era uma adolescente provavelmente com seus 16 anos) e nesse pelo menos 16 ou 17 ambos se passaram devido ao Nero ter mais ou menos essa idade também,então obviamente ela estaria mais adulta,mais madura,mais sexy e mais de bem com a vida,sem aquele jeitão emburrado sedenta por vingança de antes e agora eles tentaram pegar um pouco daquele estilo antigo da Lady com o penteado e não ficou interessante,parece que houve uma quebra da personagem com o passar dos anos vou até mostrar como ficou gritante aqui abaixo temos todas as versões da Lady

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Acima repare como não existe nenhum traço estético japonês na Lady do DMC5 exceto pelas roupas e comparado as outras versões  mais parece uma atriz fazendo cosplay

A Trish então coitada,nem vou falar com o que ela parece ou posso ser censurado então a imagem fala por sí

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Acima Trish do DMC4 e abaixo sua nova versão do 5

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As pessoas inclusive criaram até um mod pra melhorar o rosto dela tamanha a coisa feia que ficou

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Eu sinceramente acho que o mod não resolveu,ficou tão ruím quanto.Uma personagem que reflete bem esse estilo do DMC da Ninja Theory é a personagem Nico que é uma personagem com um design simples e destoante do jeito estiloso dos outros personagens,ela parece até que saiu de um jogo ocidental tipo um GTA da vida,pois ela é uma garota com roupas comuns e cheia de tatuagens,que infelizmente tá se tornando cada vez comum na nossa sociedade e eles trouxeram isso pro jogo,acho que um Dante de cabelo preto como no DMC combinaria mais com o de cabelo branco tamanha a mudança estética.É óbvio que não foi só isso,o gameplay do jogo não mudou praticamente nada em relação ao DMC4,apenas aumentaram possibilidades de combos pros combo makers da franquia,apenas uma mudança pequena com  o Devil Breaker de padrões diferentes com Nero,quando a Platinum apresentou Bayonetta eu senti naquele jogo uma evolução genuína do estilo de gameplay do Devil May Cry,aquele pra mim era o real DMC5 e não o real DMC5.A história também é muito fraca.Basicamente foi um pretexto pra trazer o Vergil de volta,e criaram uma narrativa repleta de conveniências pra justificar tudo,o Vergil se recuperou do controle de Mundus mas seu corpo estava definhando,então ele tem a idéia de usar a Yamato pra separar seu lado humano do lado demônio pra então ficar mais forte usando uma árvore demoníaca que se alimenta de almas humanas.Ele convenientemente vira dois seres distintos justamente na medida certa pra ele por o plano em ação e ninguém desconfiar,um deles é V que nada lembra Vergil e o demônio Urizen.Então V contrata Dante pra deter esse demônio apenas pra um pretexto pra Dante derrotar o demônio e eles e unirem de novo formando novamente o Vergil mais forte.E pra surpresa de zero pessoas uma revelação é feita,com finalmente a óbvia confirmação que Nero é filho de Vergil,algo já revelado na cutscene dele no Special Edition,e que fica bem óbvio,o cara é novo,não é filho de Dante e tem sangue de Sparda,a Yamato se torna seu braço amputado Devil Bringer e aumentou sua força então nem precisava ter criado esse jogo,ficou a idéia bacana que Vergil ao menos tinha deixado algo bom para trás,seu filho pra proteger o mundo ao invés da obsessão de ficar mais forte.Então não é apenas a estética,são fatores que contribuíram pra isso

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Acima Jill do RE Remake e sua “cosplay” da versão de RE 3 Remake.Note que parece até um jogo ocidental,como o reboot de Tomb Raider

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Acima Final Fantasy VII Remake mantém a estética japonesa enquanto exibe gráficos incríveis na Unreal Engine 4

Uma vez disse como diversas franquias se perdem com o tempo perdendo sua essência,eu citei exemplos como Mortal Kombat que tinha um estilo misturando filmes de artes marciais com filmes trash com uma violência tão exagerada que beirava o ridículo e como isso se perdeu nas sequencias e mais ainda no reboot,Tomb Raider que tinha um estilo cartoon e foi pro ultra realismo fora as mecânicas de gameplay e até RE que foi de ação desenfreada e agora mexe com sobrenatural e esse tipo de padrão estético é similar. Eu simplesmente perdia vontade de jogar DMC5,eu acho que perdeu a identidade e fico feliz que algumas empresas mantém a estética japonesa,eu espero que Tekken nunca use captura facial,é algo que eu tenho medo e que os jogos japoneses percam sua identidade.

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