os 55 anos de Ultraman e como a franquia se desenvolveu nesses anos todos
Eiji Tsuburaya é o diretor de efeitos especiais da Toho em filmes doi Godzilla.Um dia ele criou sua própria empresa a Tsuburaya Productions e a primeira série Kaijuu(monstrosa gigantes,o gênero de Godzilla e monstros gigantes da época) pra TV chamada Ultra Q que se assemelhava ao Twilight Zone,uma série americana da década de 60 que era muito popular só que aqui tendo Kaijuu no lugar de fenômenos paranormais tendo pessoas comuns tendo que lidar com as criaturas gigantes,algo similar aos filmes que faziam sucesso.No entanto ele teve uma idéia genial que revolucionou o Tokusatsu que era misturar o gênero de Super Heróis que faziam um sucesso moderado na TV com o de Kaijuu emn uma única produção e assim nasceu Ultraman que veio da nebulosa M78 a Terra da Luz onde sua raça batizada pelos humanos como Ultraman e adotado pelos próprios Ultra que mantém a paz no univewrso de criaturas malignas com seus poderes oriundos da luz. Enquanto capturava um Kaijuu ele se acidentou com um humano membro da Patrulha Cientifica que patrulhava e acabou se fundindo a ele pra salvar sua vida dando a possibilidade de se transformar em Ultraman com a Beta capsule pra combater os monstros gigantes.Essa premissa básica de Ultraman que trazia inúmeras inovações em relação aos filmes de monstros da época não só por ter um herói combatendo os Kaijuu ao invés de enfrentarem entre sí mas a própria força de defesa da Terra que combatia os monstros e não ficava a mercê deles,apesar de que o Ultraman ainda tinha esse conceito de forças da natureza gigantescas e poderosas que faziam um humano se tornar minúsculo e que pra ser combatidad apenas outros er igualmente fantástico que se igual a ele é que é possível obter uma vitória definitiva porém aqui a ciência é avançada o suficiente pra que os humanos consigam combater os Kaijuu embora ainda dependam do Ultraman pra ajuda-los.no inicio os Ultras eram vistos como deuses inalcanáveis algo similar aos heróis da DC Comics como o Superman e a Mulher Maravilha e conforme os anos foram mudando esse conceito e tornando mais próximo dos humanos.A série Ultraman focava em ficção cientifica com casos envolvendo Kaijuu da Terra,criaturas sobre-humanas,invasores espaciais ou extra dimensionais diversificando bastante os episódios.no ano seguinte foi criado o Ultraseven que apesar de conceitos similares a da anterior não era pra ser uma sequencia direta. Seven trazia inovações como o Ultraman não se fundir a um humano e sim copiar a aparencia de um tornando o personagem mais próximo do público,ter criaturas que ajudam o herói e ele pode aumentar ou diminuir seu tamanho a nível humano,e o fato do Ultra ficar mais fraco conforme a série progride ao invés de ficar mais forte.No entanto a série só focava nas invasões espaciais,não tendo tanta variedade mas o clima mais sério fez a série virar u cult tão popular quanto o primeiro Ultraman.com a morte de Eiji Tsuburaya em 70 seus filhos assumem a empresa que passa a considerar retornar com Ultraman e por isso que a série de 71 se chama Kaettekita Ultraman,o Regresso de Ultraman a idéia seria um retorno do primeiro Ultrsman mas mudaram o conceito com um novo herói que se fundia a Hideki Go quando este morre ao salvar uma criança.A série trazia um lado mais humano com Hideki tendo uma namorada e problemas de relacionamento por sua inexperiência em combate.A série começa bem séria e drama´tica e depis da metade fica bem mais leve com foco grande em crianças e tramas mais infantis e simples.Esse tipo de irregularidade era comum na época onde os filhos de Tsuburaya assumiram. Em 72 tínhamos o Ultraman Ace e um novo tipo de Kaijuu mais forte chamado Choujuu. E o herói possuía dois hospedeiros Hokuto e Minami que combinavam seus anéis pra se transformarem em Ace. Inexplicavelmente dispensaram a personagem Minami e deixara apenas Hokuto como hospedeiro de ace o que tirou a originalidade dessa série.Em seguida veio Tarô com uma mudança de tom sendo mais cômica,algo que é copiado em outras séries recentes como Dyna por exemplo.Tarô conta a trama de um supervilão que quis dominar o universo e destruir a Terra da Luz e o Pai e Mãe dos Ultras. Em seguida veio Leo um Ultra que veio de outra estrela a L77 e Ultraseven como seu mentor. Leo é um artista marcial conceito explorado no inicio da série mas que é abandonado rapidamente e o tom da série muda tendo seriedade e drama,depois histórias mais infantis e baseados em contos e lendas e por problemas na produção foi muito inconsistente e Ultraman entrou no primeiro hiato na década de 80(enquanto a Tsuburaya cria um anime da série aproveitando o sucesso de Yamato,o famoso The Ultraman ou Joneus) retornando com Ultraman 80 que foi uma outra série irregular que não sabia que direção seguir pelos problemas de bastidores,nele o protagonista era professor de uma escola e a intenção era de fazer ele resolver os problemas do seus alunos entre um caso e outro na patrulha da vez porém no meio da série ele abandona a escola sem explicação alguma e vemos ficção científica hardcore estilo Ultraseven porém depois ele mais uma vez muda isso com um clima mais infantil focando nas crianças que aparecem na série e com a briga da emissora com a Tsuburaya Ultraman saiu das telinhas e a Tsuburaya ainda tentou seguir mas lançando infelizmente filmes caça-níqueis com reciclagem de filmagens como Zoffy e Tarô. Após isso eles decidiram possivelmente levar a série ao ocidente fazendo uma co-produção primeiro com a Hanna Barbera com o Ultraman USA que não foi bem recebido e depois com a Australia que gerou a minissérie Ultraman Towards of the Future que saiu em vídeo nos EUA tendo uma mescla de japoneses e australianos na produção e totalmente feito aos moldes ocidentais,e por isso é bem fraca em comparação com as séries japonesas.No ano seguinte dessa vez a parceria foi feita nos EUA e saiu Ultraman The Ultimate Hero que não saiu por lá,ele saiu no Japão mesmo mas não foi uma boa produção assim mesmo.Ao menos serviu pra Tsuburaya aprender com o know how adquirido nas produções ocidentais o que fez a empresa ser a pioneira em implantar as técnicas de filmagem americana em vídeo em suas séries começando com Gridman já em 94.Em seguida ela criou uma minissérie do Ultraman em 96 seguido de uma paródia de Ultraman chamado Zearth que trouxe vários atores como cameos na série e um roteiro que não se leva a sério e ele não é uma série muito boa mas fez algum sucesso pra ter uma sequencia em 97. Mas foi nesse mesmo ano que a revolução foi criada: Ultraman Tiga.Na época em que Evangelion causou uma mudança forte no meio cultural japonês Ultraman também sofreu o impacto dessas mudanças com uma série mais madura,séria e moderna que as anteriores com Ultraman Tiga que trouxe um forte desenvolvimento de personagens que ficava em segundo plano não só na franquia mas no Tokusatsu em geral da era Showa e com um herói de visual mais arrojado e sóbrio e um forte enredo que se tornou incrivelmente marcante Tiga fez história e até hoje é a melhor série da franquia de longe.outra coisa que convencia muito mais era a patrulha GUTS que era um conglomerado gigantesco om inúmeros funcionários e maquinário e com a mudança pra filmagem em vídeo os efeitos digitais começaram a surgir tornando os jatos muito mais convincentes e tendo Kaijuu diferentes dando enfim a inovação necessária onde o herói não vinha do universo tradicional e tão pouco da M78,sendo um gigante de uma civilização antiga.Em seguida Dyna dava continuidade aos passos de Tiga mas incorporando mais elemento do Ultraman Tarô sendo uma série mais focada no humor,embora ela ainda tivesse um foco brm grande no desenvolvimento dos personagens e em artes mais dramáticas.Ultraman Gaia que foi outra série que mudou as convenções da franquia com um novo gigante de luz com outra origem trouxe o forte drama e desenvolvimento de personagens de Tiga e se tornou outra grande obra-prima da empresa.Em seguida a empresa tentou resgatar o clima das séries Showa com Ultraman Neos lançada em vídeo porém não empolgou e acabou rapidamente caindo no esquecimento.Já a outra série aniversariante Cosmos foi a mais bem sucedida junto a Tiga contando com 65 episódios,a maior série até hoje e com um novo conceito onde o herói protegia os Kaijuu ao invés de simplesmente os eliminar com grande desenvolvimento de personagens e 3 belos filmes com destaque pro segundo filem que considero o melhor da franquia Ultra.A partir dí tivemos outro hiato e a idéia era fazer um reboot de Ultraman com os Projetos Next e Nexus com um a mais realista e adulto porém apesar de Nexus ter um bom enredo que utilizava clifhangers e não mais episódios fechados fugia demais da essência da franquia e não foi bem sucedido.m seguida Max novamente veio trazendo o clima dos Ultras antigos sob um aspecto mais moderno mas também não foi uma grande série.A coisa melhorou em 2006 com Mebius a primeira série comemorativa que trouxe o universo onde as séries Showa apareceram muitos anos depois e antigos personagens retornam em incríveis homenagens as séries clássicas e até reparando erros como em Ultraman 80 explicando a saída do professor da escola. E tudo preservando o clima moderno das séries Ultra,Mebius se saiu muito bem e deu a Tuburaya a retomar a mitologia clássica de M78 novamente.Primeiro criando o spin-off baseado em jogo o Mega Monster Battle com duas temporadas uma série sem Ultraman mas focando nos Kaijuu conhecidos. Em seguida ela criou o primeiro grande crossover da franquia unindo Ultraman ao Mega Monster Battle no incrível Ultra Galaxy Fight,um filme com um nível técnico impressionante e assim uma nova era surgia na franquia que também contava com spin-offs de Mebius e até filmes crossover com os Ultra Showa e Heisei
![image](https://64.media.tumblr.com/14633824e9e91ddbd0dcc402f481633c/086bdf3a9aa45a2c-b2/s540x810/1a2da5045fe3d825d0d7375ce655065bb4b4de64.jpg)
E assim começou a franquia do zero.Ultraman Zero virou o guia da nova era de Ultraman com seus dois filmes e abrindo caminho para o multiverso onde as séries apresentavam uma nova geração de Ultras muitos deles filhos e discípulos dos antigos heróis com inúmeros crossovers entre eles e as mudanças bruscas que o Tokusatsu atual que busca um apelo mais ao público infantil.Tirando elementos como as patrulhas das séries e aproximando os Ultras do espectador tendo cada um uma personalidade e mania próprios e colocando o hospedeiro num lugar mais de destaque com ele ativando em tempo real os power ups dos heróis dentro do corpo astral do Ultra,o que é bem estranho,além das inúmeras formas e ítens com luz,vozes e efeitos que estamos habituados atualmente. Assim Ultraman ganha pela primeira vez uma regularidade saindo sempre no meio do ano tendo um filme após o fim de cada série que faz crossover coma série anterior e tendo média de 25 episódios o público pode conferir as novas séries desde 2013 com Ginga seguido de Ginga S,X,Orb,Geed,R/B,Taiga,Z e mais recentemente a franquia decidiu retomar o universo de Ultraman Tiga com Trigger a série que como o próprio nome diz é a nova geração de Tiga.Então a franquia Ultra conseguiu sobreviver aos tempos onde a idéia dos Kaijuu parecia ser algo apenas do passado mas ele provou o contrário,que ainda tem algum potencial nesse estilo de heróis gigantes encarando os Kaijuu
![image](https://64.media.tumblr.com/ce5f551ee71423344fe9995559960666/086bdf3a9aa45a2c-0d/s540x810/b52af53e3798a01718b85e0c35a8cf7b215a6ce1.png)
Obviamente este artigo é apenas comemorativo sem me aprofunda muito na franquia pois seria necessário muito tempo detalhando cada mudança e aspecto que as séries trouxeram então eu apenas relatei um básico sore a franquia pra quem puder se interessar em assistir,eu já vi tudo que saiu por aqui e vale muito a pena acompanhar a franquia que reinventou o Tokusatsu e eles são o que são hoje graças a ela
Comentários
Postar um comentário