STREET FIGHER V CHAMPION EDITION: A versão definitiva do melhor jogo de luta de todos os tempos
nício difícil
Durante grande parte de sua vida Street Fighter V foi muito criticado. Desde seu lançamento quando o jogo saiu com pouco conteúdo, pelo netcode,pelo gameplay ou o suporte ds Capcom que deixa a desejar esperando 1 ano pra corrigir bugs e dar balanceamento ao jogo.Algumas críticas até que são válidas e outras beiram o haterismo de quem exige perfeição absoluta que nenhum jogo de luta tem. Hoje temos o Champion Edition onde conteúdo Single Player não falta,Ono saiu do comando o que deixou o suporte ao jogo muito melhor com patches de correção de bugs constantes e pequenos balanceamentos,belo elenco de personagens e um tratamento superior no que tange a seu sistema de combate deixando as coisas melhores como vemos na quinta e última temporada do jogo que adicionou coisas que jogadores cobravam há tempos e o resultado é bem similar ao Ultra Street Fighter IV deixando a maioria satisfeitos.É claro que ainda existem apelações e coisas fortes demais mas hoje está imensamente melhor que no passado graças a troa de comando e o feedback da comunidade que a Capcom enfim deu uma olhada.Ficou bem claro que o inicio ruím com baixas vendas contribuiu pra empresa dar um tratamento ruím ao Street Fighter V,deixando o jogo meio que de escanteio e vimos diversos problemas surgirem disso,e graças ao poder do gameplay criativo ele se manteve forte na comunidade mesmo com tantos problemas e a empresa mudou a postura no seu tratamento.O resultado são adições de conteúdos e vendas melhores lembrando que diferente do Street Fighter IV onde cada upgrade do jogo era tratado como um jogo novo,na 5 só existe o SFV como jogo base e mesmo versões como Arcade e Champion sendo vendidas em disco eles são considerados apenas expansões e não novos jogos e por isso que você só recebe os códigos pra baixar as Seasons de graça no disco,a mesma coisa acontece com Final Fantasy XV Royal Edition.Pra mim SFV se tornou o game de luta definitivo e por diversos motivos. Gráficos, música, elementos de gameplay que me fizeram ter diversão que eu não tinha desde as KOFs nos fliperamas e vou justificar ponto a ponto.
![image](https://64.media.tumblr.com/7fa59afa724ff26a65f16241b37053f8/3ec454e3141cc85e-37/s540x810/2599ad01627825b73871fad5f7080de9b631ae38.jpg)
Visual de tirar o fôlego
SFV é simplesmente lindo e bem animado. Ao invés de optar pelo realismo de Tekken 7 ou o anime do estilo de Guilty Gear a Capcom fez novamente um meio termo onde o estilo artístico é mais importante. Pense por exemplo no fantástico Homem-Aranha no Aranhaverso que decidiu ser como uma verdadeira pintura animada em 3D. É assim com SFV. O estilo ficou mais sério do que SFIV. As texturas de alta qualidade reina(observe as texturas das luvas surradas do Ryu na tela de versus) e animação é quase 100% perfeita, repare na quantidade de animações nas stances de Lúcia, Ryu,Akuma(esses dois tem duas posturas de luta lembrando bastante o K’ do KOF). A animação de SFIV era bem robótica e a da V é fluída com mais quadros e posts animations pra muitos movimentos como quando Cody gira a faca depois de um ataque. Se SFIV foi uma espécie de relançamento de SFII tendo esse mesmo espírito então a V é de SFIII tentando reproduzir aquele mesmo visual só que em 3D. Detalhe pros efeitos especiais principalmente as animações dos Critical Arts. Tem algumas animações não muito boas como aquele arremesso aéreo da Cammy porém não estragam o todo. Junte a isso cenários belíssimos onde o público interage reagindo aos impactos dos ataques de reproduções 3D de cenários clássicos(incluindo todos os detalhes,no clássico cenário do Ryu é possível quebrar a placa igual no SFII e a cada impacto os objetos destruídos reagem com efeito de fumaça,é sensacional) e temos um pacote completo. E pra melhorar tem o novo design de personagens que é um show a parte. A Capcom foi ousada em mexer nos visuais clássicos dos personagens. Antes era um outro como a Chun Li que tinha um visual diferente no Alpha ou Ken com cabelo comprido também nessa versão,agora vários personagens foram alterados como Dhalsim que tem uma longa barba branca,Sagat e sua roupa de nômade,Sakura com o uniforme de trabalho e o visual imponente do Bison. Todos ficaram sensacionais e os personagens novos tem um visual muito legal como Falke e Zeku.
![image](https://64.media.tumblr.com/a4e2d46fc8158b8a539d8378dd6eaa74/3ec454e3141cc85e-39/s540x810/acd6add5b37e693a2f19269b399212deaef74355.jpg)
Toneladas de opções
A falta de modos de jogo é coisa do passado e se isso era o ponto de critica na versão base agora o que não falta é opções. Temos pequenos tutoriais do jogo,um Training repleto de opções,Survival,um modo Arcade simulando os jogos passados contendo inclusive os finais de tais jogos com mais de 200 ilustrações pra desbloquear. História Individual e Cinematográfica, desafios simples e complexos,História Individual e Shadow Falls a história cinematográfica do jogo. Funciona assim: temos a história Individual que são tramas curtas de cada personagem com história antes e depois da história principal. Os personagens da Season e o elenco base tem tramas geralmente antes dela e personagens das Season 3,4 e 5 tem histórias depois de Shadow Falls,uma decisão mais inteligente que a Namco em Tekken 7 que te dá personagens que não tem história alguma por DLC. Sendo fã da série, me deliciei com as histórias elaboradas pois pela primeira vez pude ver os meus personagens interagindo entre sí e outros surpreendem com ox caminhos novos que tomaram. Muitos reclamam do modo história porque não é surpreendente ou bem elaborado como Mortal Kombat mas SF sempre teve uma trama mais simples que ele. E não tem nada de errado. Dragon Ball fez fama desse jeito. Quem conhece SF sabe qual a essência do jogo,da sua história e dos personagens. Sabe que Ryu sempre procura se tornar um lutador completo e não sucumbir pro seu mal interior, a busca de Akuma em transcender os céus como lutador perfeito, o drama de Cammy que visa libertar suas irmãs do controle de Bison. E fica satisfeito em ver Sagat superar a vingança entendendo a real essência de um lutador considerando Ryu um amigo agora. Ou z Sakura que após terminar os estudos não sabe o caminho que tomar,se ela quer um emprego normal ou ser uma lutadora. São esses pormenores que fazem a trama de SFV valer a pena fazendo você enxergar o todo e não apenas reviravoltas e plot twists.
O polemico netcode
Street Fighter V impalntou um sistema próprio de netcode baseado em rollback,a mais avançada tecnologia do gênero porém devido a falta de cuidado das empresas japonesas nesse elemento e de eles sempre fazerem jogos pensando no seu próprio país que é bem pequeno gerando poucos problemas o netcode de SFV sofre como outros netcodes.no caso dele muitas partidas podem sofrer atrasos nas informações fazendo surgir os famosos teleportes típicos do rollback mal implantado.Na minha experiência online eu tive poucos problemas com isso,tem partidas onde o famoso teleporte vem com força mas na maioria a conexão rola sem problemas enfrentando brasileiros ou estrangeiros da América do Sul.Minha internet é de empresa pequena e eu uso as melhores configurações de DNS,liberei as portas para o console e isso contribuiu muito pra eu ter uma experiência mas pode ser que pra muitos a experiência pode ser pior dependendo do seu provedor e configurações.A minha avaliação é que o online do SFV funciona ao contrário de muitos que dizem ser injogável pelas suas próprias experiências problemáticas projetando isso para com os outros.Se fosse verdade ninguém estaria jogando.Eu encontro oponentes com facilidade a todo momento e diria que o online funciona porém não é perfeito.A polêmica maior foi quando um hacker resolveu rapidamente o problema do netcode corrigindo um bug da versão PC o que deixou os ânimos dos jogadores exaltados pela Capcom que retirou o patch do hacker porque ele simplesmente só resolvia o problema da versão PC e jogadores de PS4 estavam em desvantagem.Não sabemos se o netcode do SFV é algo simples de resolver ou não,pode ser que qualquer movimento possa prejudicar o crossplay como a solução do hacker fez,De qualquer forma é lamentável a Capcom,uma empresa grande ter tanto problema com o online nesse jogo,uma vez que Marvel vs Capcom Infinite não tem esse problema.Porém as empresas japonesas parecem acordar pra necessidade de ter um bom online,antes tarde do que nunca.De qualquer jeito uma das coisas que mais elogio no online do SFV é sua estrutura que me faz sentir como nos tempos de Arcade e é impressionante como nenhuma copiou esse modelo.Nada de lobbys com avatares bonitinhos ou modos online separados,tudo aqui é integrado com o jogo então bata apertar Options e configurar suas partidas podendo ligar ranqueadas ou casuais e até jogar as duas simultaneamente algo que nenhum jogo de luta que eu vi tem,geralmente você escolhe ou um ou outro.Também dá pra escolher seu personagem,as músicas e cenários que deseja lutar.Aí em qualquer modo,até nos menus você é desafiado como se um jogador viesse e inserisse uma ficha,eu simplesmente adoro essa estrutura.Tekken 7 por exemplo infelizmente te obriga a entrar no online separadamente e ficar esperando num chatíssimo Pratice limitado até que alguém o desafie.você ainda pode criar salas ou encontrar outra mas pra mim nem precisava disso,mas melhor ter isso aqui também no jogo.
![image](https://64.media.tumblr.com/2281f51a261817e2b36eb568c78d7de5/3ec454e3141cc85e-47/s540x810/6d9f916481979269899a813deb6b1cef734aeb77.jpg)
A jogabilidade
sem sombra de dúvida esse é o ponto mais alto de SFV.Produtoras de jogos de luta perceberam com os anos a necessidade de tornar jogos mais acessíveis ao público e deixar menos assustadores a novatos que precisam de muita dedicação e treino somente pra acertar um mísero combo com grau de exigência absurda.A Capcom tentou criar um jogo amistoso a novatos e profundo o suficiente pra hardcores,de modo a não repetir o erro do SFIII que era bem exigente e amedrontador pra aprender a se aprofundar.Isso foi feito no SFIV porém não de um forma muito boa principalmente pelo fato dos FADCs não funcionarem bem com todos os personagens e os Ultra Combos terem problemas como ferramenta de comeback fácil pra principiantes..Fora que ele era ainda muito difícil de se aprender.SFV dessa vez tentou simplificar mais as coisa facilitando a execução e também com uma nova proposta de jogo que é mais agressiva e rápida que o antecessor.A execução foi facilitada,não existem mais links de 1 frame como em SFIV o que facilita combos,os comandos são menos exigentes e seus personagens se movimentam de forma mias suave e fluida beneficiados principalmente pelas animações novas feitas do zero.Não vejo isso como forma negativa e acho que jogos precisam ter um grau de aprendizado mas acima de tudo eles precisam ser divertidos.Teve um jogo que conseguiu até nota perfeita na Famitsu fazendo isso,o Soul Calibur,um jogo de fácil execução,qualquer esmagador de botão faz sequencias lindas porém o jogo tinha tantas mecânicas,recursos e técnicas que o fazia bem difícil.Ao contrário do que dizem por aí ainda exigem combos que exigem precisão e golpes com domínio total somente através de longo e intensivo treinamento,a curva pode ter reduzido mas é ainda alta. Não existem Ultra Combos ou Focus Attack.O Ultra Combo foi incorporado ao Super Combo comum e aqui ganhou o nome de Critical Arts com aquelas animações absurdamente lindas que abusam dos ângulos de câmera e arrancam alto dano,e ele é escalonado em 50% num combo .Quem é fã de KOF vai gostar muito e encontrar muitas semelhanças nessa nova proposta e não é coincidência,a Dimps que ajudou a Capcom a produzir o game possui vários funcionários da antiga SNK.Agora o jogo é bem mais veloz e possui muito mais possibilidade de combos agressivos que tiram muita energia então se prepare pra fazer ou levar grandes punições com combos absurdos,bonitos de se assistir.A individualidade dos personagens está maior,algo que vemos bastante similaridade com BlazBlue da Arc System Works onde cada personagem possuía peculiaridades e técnicas particulares que fazia cada um um indivíduo diferente em combate,graças ao novo sistema V-System que consiste de 4 elementos: V-Skill,V-Trigger,V-Reversal,V-Shift.Os dois últimos são mecânicas defensivas,são so dois primeiros que contribuem pra individualização dos personagens.A V-Skill é acionada com dois botões médios e cada personagem tem duas V-Skills pra selecionar igual era a Super Arts de SFIII ou Ultra Combos na IV.É um golpe único que varia de cada personagem.A V-Skill 1 de Ryu é um parry similar ao do SFIII,o do Ken é uma corrida que ajuda a estender combos e surprender o adversário.a do Sagat aumenta o dano do Tiger Uperccut e por aí vai.A vantagem da V-Skill é poder usar carregar sua barra de V-Trigger.O V-Trigger seria o Power-Up máximo do personagem,uma ferramenta pra ajudar no momento de aperto quase como num RPG,e também cada personagem possui dois deles.É acionado com dois botões fortes,e cada personagem usa todo o medidor de V-Trigger sendo que dependendo deste ele pode ter de 1(caso do Dan) dois ou três seguimentos,ou seja ter uma barra menor significa ativar mais rapidamente porém te dá menos V-Reversal ou V-Shift pra usar já que eles também gastam um seguimento da barra. O V-Trigger 1 de Ryu por exemplo dá a ele um Hadouken de choque elétrico e um Shoryuken de mesma propriedade e seu Shinkuu Hadouken se torna Dejin Hadouken.A da Chun-Li dobra seus ataques.Alguma habilitam novas técnicas pra usar em combos,outras deixam o personagem mais forte,outras possibilitam a ele cancelar seus golpes especiais em outros,outras potencializam algumas tecnicas,a variedade é enorme e você pode ativar o V-Trigger durante certos golpes normais,Unique Attacks e golpes especiais extendendo combos no melhor estilo KOF. É claro que por não ser um sistema uniiversal o balanceamento dos V-Triggers é algo complicado,existem uns extremante fortes e outros bem fracos igual acontecia com as Super Arts de SFV que apesar da variedade umas eram mais eficientes que outras,faz parte.Mas pra mim isso deixou o jogo mais divertido e variado,é legal estudar como lidar com o V-Skill e o Trigger de cada personagem.E esse sistema se tornou muito superior ao SF Alpha 3 que tinha a proposta de ser mais agressivo e ofensivo adicionando a barra de Guard o que quebrou o estilo SF de ser onde o equilíbrio entre defesa e ataque tem que existir,no Alpha 3 defender é complicado,especialmente que a barra diminui a cada vez que esvazia e no V eles fizeram um sistema mais agressivo sem precisar apelar para uma barra de Guard balanceando melhor e preservando o fator SF de ser.Assim como Blazblue alguns personagens possuem medidores próprios como a Ibuki que tem um medidor de kunai pra indicar quantas pode usar até recarregar,o que é muito legal,acho que era isso que faltava em SF,usar elementos das concorrentes pra potencializar seu próprio sistema de batalha sem perder suas características pois SFV continua sendo uma partida de xadrez onde você precisa de imensa leitura,reflexos e até adivinhação,os famosos jogos mentis,onde até pular no oponente tem de ser feito no momento certo,junte isso a famosa frame data e temos longos estudos do jogo.Os V-Reversal são similares aos Alpha Counters e servem pra afastar o adversário e recuperar o stun pois agora temos um medido de stun e cada golpe causa um determinado número na barra de stun que se encher te deixa tonto e vulnerável.é preciso usar o V-revesal com sabedoria pois ele tem a mesma propriedade de um ataque comum sendo vulnerável a arremessos,além do startup que pode fazer o oponente se defender e contra-atacar inclusive com o próprio V-Reversal se for usado com golpes inimigos de recuperação rápida.O V-Shift adicionado na Season 5 é a arma definitiva de defesa invencível desde o frame 1 a golpes especiais,normais e magia e capaz de esquivar de arremessos,ele é feito no neutro apertando Soco Forte e Chute médio.Se feito sem nada o personagem o personagem executa um backdash invencível com recuperação lenta.quando você consegue ativar durante um ataque vai se sentir o Goku com o Instinto Superior,a inspiração é inegável pois o personagem pisca o olho e ativa a câmera lenta e várias sombras podendo esquivar estando pronto pro contraataque.Ou ainda segurar os mesmos botôes pra executar um Shift Break uma espécie de V-Reversal com a mesma propriedade,assim evitando a forte ofensiva do jogo que pode te deixar em maus lençois e foi um problema durante a vida útil do jogo.Tem que usar com sabedoria pois existem formas de antecipar e bloquear o recurso tal como o V-Reversal dependendo da habilidade do jogador pois é bem difícil de usar.E quem gosta de tecnicas que aumentam o poder do meta e do jogo neutro a maioria das tecnicas de SFV retornam como Meat,Tik Throw,combos de link onde você espera a animação acabar e target combos que são combos pré programados que interrompem o ataque ao invés de esperar a recuperação como nos links e outras foram ajustadas como os Chains que não possibilitam spamar tanto como era na IV e agora cada ataque tem uma espécie de sistema de pedra papel e tesoura que define a prioridade sobre outros onde ataques de uma força vencem de outra e perdem de arremesso quando estes são feitos por você ou seu oponente.Golpes fortes causam dano branco na barra que é recuperável no estilo Darkstalkers,existem outros golpes que causam esse dano no seu life que regenera ao ficar sem tomar golpes por um tempo mas caso receba dano durante a recuperação o life branco é perdido.Golpes especiais não causam mais chip damage,apenas Critical Arts.Em SF IV havia uma só forma de levantar o que facilitava o chamado Vortex que eram setups(algo que você prepara antes e usa quando tal situação treinada ocorre,tipo derrubar alguém e usar o Shun Goku Satsu na CPU pra não dar tempo de reagir na Alpha 2) em loop e na última season adicionaram um Delay Wakeup.Agora na V temos 3 maneiras de levantar.Existe também o Crush Counter que é similar o Counter de SF Alpha 3 onde o personagem toma um counter mais forte deixando mais vulnerável a combos pesados,geralmente é causado com um ataque forte que varia de personagem a personagem.E tudo isso que eu falei por incrível que pareça nem é tudo que é possível de se fazer neste jogo,com o tempo você vai perceber quanta coisa ele tem,basta ver tutoriais que passam de 30 vídeos ensinando o sistema.Pra finalizar existe uma polêmica onde coisas como a retirada de links de 1 frame tenham deixado o jogo sem um estilo próprio do jogador,aqueles que conseguem fazer um combo que ninguém mais faz como na 4,uma falácia absurda,os jogadores competitivos sempre usam os melhores recursos,se fosse fácil qualquer um seria tão bom com Karin quanto o jogador Punk fazendo os mesmos combos que ele,o fator humano ainda existe e um personagem fazer um combo que ninguém faz não significa nada quando não obtém a vitória por causa disso,é apenas frescura.
![image](https://64.media.tumblr.com/87204eeb62c2d830ccef5580e831cd32/3ec454e3141cc85e-13/s540x810/3faed09855ba3751f590df110cc45fa65b4efe2a.jpg)
Elenco de personagens fantástico
Aqui SFV realmente brilha,e o melhor exemplo que dou é SFIII que apesar de ter um gameplay sólido e interessante pecava pelo elenco de personagens,sinceramente são poucos personagens que se salvavam e ainda assim sentíamos falta de personagens marcantes,por causa disso SFIV fez um balanço das séries II,III e Alpha e a mesma lógica se aplicou aqui,poré o ponto fraco eram os personagens novos,sinceramente nenhum deles era interessante e agora temos novos personagens inclusive estreantes na franquia enquanto muitos destes personagens de outros games como Final Fight assim como os personagens clássicos estão com visual renovado.Entre esses personagens estão Lúcia do Final Fight 3,com sua roupa de policial,Abgail,um dos vilões do Final Fight também,um cara IMENSO,e um que nunca apareceu nos jogos,na verdade ele aparece bem rápido em alguns finais do Guy mas é o mestre de Bushinryuu e do próprio Gu que é o ,Zeku, o primeiro Strider,uma verdadeira obra-prima do game design,ele tem duas versões,o jovem e o velho,e cada um tem seu próprio moveset ao estilo Gen.Os personagens novos são bem legais em sua maioria.Temos Kolin,a secretaria de Gill,e aqui conhecemos melhor sua personalidade e história que é bem triste,Ed,o protegido de Balrog que é um experimento da Shadaloo com Psycho Power e tem envelhecimento acelerado e sua parceira Falke que usa um bastão embuído com Psycho Power,a aprendiz da Rose,Menat com um gameplay repleto de armadilhas que prepara com suas orbs.Laura,a brasileira irmã de Sean mas totalmente voltada a agarrões,Rshid,o apelão das arábias,Necalli,a entidade devoradora de almas.Retornam nesse game Raibow Mika e Karin de Alpha 3 que estão bem fortes e com inúmeras novidades em suas mecânicas bem como Gill do SFIII,o Urien,um personagem muito forte,e temos a Akira Kazama de Rival Schools também,se juntando aos velhos Ken,Ryu,Chunli,Guile,Cammy e muitos outros,é meu elenco favorito de SF até hoje mesmo faltando um ou outro personagem.
![image](https://64.media.tumblr.com/04a61af05a7ff48400e528149c0063d6/3ec454e3141cc85e-65/s540x810/0797a5c5f114db6e2dcb9280327ba92305185482.jpg)
Competitividade
Com a Capcom Pro Tour e a Capcom Cup´ aliada a nova Street Fighter League que é um torneio de euipes com regras legais como banir um personagem,o competitivo do SF trouxe ótimas emoções e novatos poderosos no cenário como o polêmico e debochado Punk que já em poucos anos se tornou um dos melhores do mundo junto com Daigo e Tokido.Grandes rivalidades mantidas,novas estabelecidas e momentos marcantes como Tokido ser reconhecido como grande jogador pelo Daigo pós derrota-lo num torneio e sendo a pessoa que o inspira e admira,o que fez com que ele chorasse de emoção e todo mundo se emocionou junto pois era algo que ele buscou muito,esses dois inclusive foram protagonistas de inúmeras revanches na cena.As competições foram sempre acirradas e meu destaque foi um jogador anônimo de Ryu que entrou no torneio,venceu e doou o dinheiro do prêmio pra caridade desaparecendo sem deixar rastros,tal qual o próprio Ryu do jogo faria,a vida imitando a arte de forma emocionante e ainda tem gente que diz que a história do jogo é rasa.
![image](https://64.media.tumblr.com/97de8065caabe10f81ac906f18b9e7ff/3ec454e3141cc85e-92/s540x810/1deeaffaac69cbe6865fe12d13861da3bb6069b8.jpg)
Legado
sem dúvidas SFV é marcado por uma nova forma de trabalhar com um produto que foi copiado por todas as empresas.Agora você precisa apenas do SFV caso tenha comprado no lançamento,todo o conteúdo extra pra manter o interesse do público é lançado a cada ano com um set de personagens novos fora o balanceamento gratuito,adicionando até novas mecânicas enriquecendo as partidas,todas as empresas passaram a adotar isso e no SFV você pode usar o Fight Money,o dinheiro do jogo ganho em alguns modos como História individual.Mas você pra ter algo de graça precisa ralar pra ganhar FM pois esses modos te dão apenas da primeira vez que terminar,o resto você consegue cumprindo desafios diários e subindo de LV com seu personagem online,ou seja sua dedicação pode desbloquear gratuitamente e se não tiver tempo ou paciência pode usar grana real.O único contra é que não existe opção pro jogador casual compra personagens separadamente por dinheiro ao invés de FM,ele é obrigado a comprar os Season Pass se não quiser juntar FM.Outra coisa bacana mais que não foi copiada pelas empresas infelizmente é o incentivo aos player novos com versões trials pra testar gratuitamente e versões do jogo como Arcade e Champion tanto em disco quanto digital te dando códigos(na versão fisica) de personagens das Season gratuitamente por um preço relativamente baixo.Isso é muito bom pra quem chegou agora não ter que comprar um monte de Season pagando uma grana violenta pra ter tudo.Mas sem dúvida algo que foi herdado pra outros jogos é a simplificação do jogo pra atrair gente nova,sem perder a complexidade das mecânicas,algo que muitas empresas tem adotado,fazendo os footsies e o jogo neutro terem prioridade na execução de comandos,o Guilty Gear Strive é um jogo que adotou bem essa filosofia,antes era um tipo de jogo muito especifico e agora ele recompensa também player que sabem usar o cérebro mas não são tão bons em execução,o melhor jogo pra você entender como isso funciona é Samurai Shodow que possui sequências simples mas devido as suas mecânicas ele depende muito mais de leitura e raciocínio que qualquer outro jogo.
![image](https://64.media.tumblr.com/a9a4197a3dd4944727ae29ec1a8bfef7/3ec454e3141cc85e-54/s540x810/4fa8df3fe58972db1f7260a055729dc27921980f.jpg)
Finalizando
E fechando este longo review eu considero SFV o melhor SF.Sim existe uma discussão imensa e muitos tem o seu favorito por muitos motivos,o meu vai pro gameplay divertido,visual de tirar o fôlego,mecânicas individualistas e gameplay divertido e um elenco maravilhoso.A história também é ótima pra proposta simples de SF e muitas delas me cativaram e pude ver melhor a personalidade de muitos deles além de eu adorar sua estrutura online.Nenhum jogo é perfeito ou 100% equilibrado e quem pensa isso não sabe o que fala,existem jogos de alto equilíbrio,e eu considero SFV de alto equilíbrio,ainda existe coisas como matchups desfavoráveis e personagens fortes demais mas isso todo jogo de luta tem,SFV é de alto equilíbrio pois com mais de 40 personagens ter vários deles no Rank A e S é resultado de grande equilíbrio tem jogos que tem 1 ou 2 no Rank S por exemplo,muitos jogos exaltados a esmo por críticos do próprio SFV que não faz sentido.Pra ficar perfeito pra mim bastava um bom netcode de rollback como GG Strive tem.Eu espero que mesmo tendo o SF6 aí ele ainda seja jogado,mas sem dúvida o jogo me cativou durante esses 5 anos.
Comentários
Postar um comentário